Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (Is 65,17-21)

Leitura do Livro do Profeta Isaías.
Assim fala o Senhor: 17Eis que eu criarei novos céus e nova terra, coisas passadas serão esquecidas, não voltarão mais à memória. 18Ao contrário, haverá alegria e exultação sem fim em razão das coisas que eu vou criar;
farei de Jerusalém a cidade da exultação e um povo cheio de alegria. 19Eu também exulto com Jerusalém e alegro-me com o meu povo; ali nunca mais se ouvirá a voz do pranto e o grito de dor.
20Ali não haverá crianças condenadas a poucos dias de vida nem anciãos que não completem seus dias. Será considerado jovem quem morrer aos cem anos; e quem não alcançar cem anos, passará por maldito. 21Construirão casas para nelas morar, plantarão vinhas para comer seus frutos.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 29)

— Eu vos exalto, ó Senhor, pois me livrastes!

— Eu vos exalto, ó Senhor, pois me livrastes!

— Eu vos exalto, ó Senhor, pois me livrastes, e não deixastes rir de mim meus inimigos! Vós tirastes minha alma dos abismos e me salvastes, quando estava já morrendo!

— Cantai salmos ao Senhor, povo fiel, dai-lhe graças e invocai seu santo nome! Pois sua ira dura apenas um momento, mas sua bondade permanece a vida inteira; se à tarde vem o pranto visitar-nos, de manhã vem saudar-nos a alegria.

— Escutai-me, Senhor Deus, tende piedade! Sede, Senhor, o meu abrigo protetor! Transformastes o meu pranto em uma festa, Senhor meu Deus, eternamente hei de louvar-vos!


Evangelho (Jo 4,43-54)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 43Jesus partiu da Samaria para a Galileia. 44O próprio Jesus tinha declarado, que um profeta não é honrado na sua própria terra. 45Quando então chegou à Galileia, os galileus receberam-no bem, porque tinham visto tudo o que Jesus havia feito em Jerusalém, durante a festa. Pois também eles tinham ido à festa.

46Assim, Jesus voltou para Caná da Galileia, onde havia transformado a água em vinho.

Havia em Cafarnaum um funcionário do rei que tinha um filho doente. 47Ouviu dizer que Jesus tinha vindo da Judeia para a Galileia. Ele saiu ao seu encontro e pediu-lhe que fosse a Cafarnaum curar seu filho, que estava morrendo. 48Jesus disse-lhe: 'Se não virdes sinais e prodígios, não acreditais.' 49O funcionário do rei disse: 'Senhor, desce, antes que meu filho morra!' 50Jesus lhe disse: 'Podes ir, teu filho está vivo.' O homem acreditou na palavra de Jesus e foi embora.

51Enquanto descia para Cafarnaum, seus empregados foram ao seu encontro, dizendo que o seu filho estava vivo. 52O funcionário perguntou a que horas o menino tinha melhorado. Eles responderam: 'A febre desapareceu, ontem, pela uma da tarde'.

53O pai verificou que tinha sido exatamente na mesma hora em que Jesus lhe havia dito: 'Teu filho está vivo'. Então, ele abraçou a fé, juntamente com toda a sua família. 54Esse foi o segundo sinal de Jesus. Realizou-o quando voltou da Judeia para a Galileia.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Seja a fé o elemento fundamental na sua família

A fé seja o elemento fundamental na sua casa e na sua família nesta jornada da vida

“’Teu filho está vivo’. Então, ele abraçou a fé, juntamente com toda a sua família” (São João 4, 53).

Em Cafarnaum, um funcionário do rei tinha um filho que estava bastante doente e ele sabia que Jesus podia fazer algo por ele, podia curá-lo. O Senhor podia restituir-lhe a vida, e é por isso que ele vai de forma insistente atrás de Jesus.

Permita-me dizer, ele não era um judeu, mas um pagão que demonstrou toda sua fé e confiança em Jesus. Ele precisava de um sinal do céu, pois estava com a alma desolada, triste, buscava em Cristo a vida de que seu filho precisa, a vida perdida, que foi jogada fora pela enfermidade. Aquele homem precisava que Jesus tocasse seu filho. Mesmo sem ir onde estava o enfermo, Jesus proclamou a cura dele e o menino foi curado.

Eu fico pensando em tantos pais e mães necessitados de que Jesus faça algo por seus filhos. Sobretudo, que os tire do caminho da morte, do caminho que não leva à vida. Muitas vezes, quando os filhos se desencaminham, é o pai ou a mãe que precisa ir buscar a vida em Jesus, em favor dos seus filhos.

Eu quero unir-me ao coração de cada mãe, de cada pai que está suplicando ao Senhor: “Vinde tocar minha filha, vinde tocar meu filho!”. Mas, ao mesmo tempo, preciso dizer para cada mãe, para cada pai: “Não se desespere, confie, porque Jesus quer dar a vida ao seu filho. Jesus quer o seu filho vivo!”.

Eu sei que, por outro lado, há o coração de tantos pais desolados, tristes, porque a violência, as drogas, seja o que for, ceifaram a vida de tantos dos nossos filhos. Mas não deixe de confiar, não deixe de ser consolado pela misericórdia divina, mesmo para aqueles que já partiram. Encontre em Deus o seu consolo; encontre na Mãe querida o seu refúgio, pois é o Senhor o bálsamo de que seu coração precisa. O mais importante é que você faça como esse pagão da Palavra, que abrace a fé com toda sua família e se deixe ser abraçado, envolvido pela fé!

Deixe que a fé mova seus passos, conduza sua vida, ilumine seus caminhos. Deixe que ela dê uma direção à sua vida. Não perca a fé nem se perca por falta de fé. Que ela seja o elemento fundamental na sua casa e na sua família nesta jornada da vida.

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo  - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.