Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (Gn 17,3-9)

Leitura do Livro do Gênesis.

Naqueles dias, 3Abrão prostrou-se com o rosto por terra. 4E Deus lhe disse: “Eis a minha aliança contigo: tu serás pai de uma multidão de nações. 5Já não te chamarás Abrão, mas o teu nome será Abraão, porque farei de ti o pai de uma multidão de nações.

6Farei crescer tua descendência infinitamente. Farei nascer de ti nações, e reis sairão de ti. 7Estabelecerei minha aliança entre mim e ti e teus descendentes para sempre; uma aliança eterna, para que eu seja teu Deus e o Deus de teus descendentes. 8A ti e aos teus descendentes darei a terra em que vives como estrangeiro, todo o país de Canaã como propriedade para sempre. E eu serei o Deus dos teus descendentes”. 9Deus disse a Abraão: “Guarda a minha aliança, tu e a tua descendência para sempre”.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 104,4-9)

— O Senhor se lembra sempre da Aliança!

— O Senhor se lembra sempre da Aliança!

— Procurai o Senhor Deus e seu poder, buscai constantemente a sua face! Lembrai as maravilhas que ele fez, seus prodígios e as palavras de seus lábios!

— Descendentes de Abraão, seu servidor, e filhos de Jacó, seu escolhido, ele mesmo, o Senhor, é nosso Deus, vigoram suas leis em toda a terra.

— Ele sempre se recorda da Aliança, promulgada a incontáveis gerações; da Aliança que ele fez com Abraão, e do seu santo juramento a Isaac.

Evangelho (Jo 8,51-59)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos judeus: 51“Em verdade, em verdade vos digo: se alguém guardar a minha palavra, jamais verá a morte”. 52Disseram então os judeus: “Agora sabemos que tens um demônio. Abraão morreu e os profetas também, e tu dizes: ‘Se alguém guardar a minha palavra jamais verá a morte’. 53Acaso és maior do que nosso pai Abraão, que morreu, como também os profetas? Quem pretendes ser?”

54Jesus respondeu: “Se me glorifico a mim mesmo, minha glória não vale nada. Quem me glorifica é o meu Pai, aquele que vós dizeis ser o vosso Deus. 55No entanto, não o conheceis. Mas eu o conheço e, se dissesse que não o conheço, seria um mentiroso, como vós! Mas eu o conheço e guardo a sua palavra. 56Vosso pai Abraão exultou, por ver o meu dia; ele o viu, e alegrou-se”. 57Os judeus disseram-lhe então: “Nem sequer cinquenta anos tens, e viste Abraão!” 58Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade vos digo, antes que Abraão existisse, eu sou”. 59Então eles pegaram em pedras para apedrejar Jesus, mas ele escondeu-se e saiu do Templo.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Ouça a Homilia

Acredite: com Jesus, a morte não é o fim!

 “Naquele tempo, disse Jesus aos judeus: ‘Em verdade, em verdade vos digo: se alguém guardar a minha palavra, jamais verá a morte’. Disseram então os judeus: ‘Agora sabemos que tens um demônio. Abraão morreu e os profetas também, e tu dizes: ‘Se alguém guardar a minha palavra jamais verá a morte’. Acaso és maior do que nosso pai Abraão, que morreu, como também os profetas? Quem pretendes ser?’” (João 8,51-52).

Ele é maior que Abraão, Ele é maior que todos os profetas! Quem Jesus pretender ser? Jesus nunca pretendeu ser nada, pois Jesus é! Jesus é o Filho de Deus, Jesus é Deus. Infelizmente, os corações endurecidos, os concidadãos de Jesus, não podiam ver essa verdade, não podiam aderir à Verdade, pela dureza de coração, e não simplesmente pela limitação de compreensão (porque muitos aderiram, pois abriram os seus corações e permitiram que Jesus revelasse o Seu verdadeiro rosto). 

Então, hoje, essa Palavra também interpela o nosso coração. A discussão está cada vez mais calorosa, pois estamos nos aproximando do julgamento, da prisão e morte de Jesus, ou seja, o Mistério de sua Paixão e Morte. E Jesus diz: “Quem guarda a minha Palavra não verá a morte”. Vejam a novidade que Jesus apresenta: a superação da própria morte. Aqui, a Ressurreição já é um elemento presente nos discursos de Jesus e, certamente, provocou (como vimos aqui) uma reação enérgica, forte, por parte dos fariseus e dos Mestres da Lei. Jesus não é apenas um Mestre de vida, e sim o Filho de Deus, que é capaz de vencer até a morte.

Com Jesus, a morte não tem a palavra fim, porque a morte é só Páscoa, é só uma etapa neste caminho, nesta direção ao Pai do Céu!

Meus irmãos e minhas irmãs, Jesus não veio simplesmente nos ensinar algumas verdades, Ele veio para nos trazer a Vida. A Vida que é capaz de vencer a morte. Com Jesus, a morte não tem a palavra fim, ela não existe, porque, com Jesus, ela é só Páscoa, a morte é só uma passagem, é só uma etapa neste caminho, nesta direção ao Pai do Céu! 

E aqui eu falo certamente com muito respeito a todos aqueles que já perderam um ente querido, ou você que esteja passando por uma experiência assim, deixe esta Palavra da Vida tocar o seu coração: nem a morte é capaz de separar você dessa pessoa. Porque, se estamos em Cristo, Ele é a Vida e vence a morte! 

Até Abraão era desta forma: a morte era o fim. Porém, em Jesus, não. Pois Ele é a superação disso, Jesus vai muito mais além. Existe alguém muito maior de que Abraão, maior de que todos os outros profetas, Jesus Cristo, o Senhor! Por isso, essa experiência de Páscoa (e nós nos aproximamos dela) vai ser para nós uma experiência de cura da nossa ideia errada sobre a morte.

Talvez, você tenha dentro de você uma ideia equivocada sobre a morte; e, talvez, nesta Páscoa, seja a experiência de você se curar definitivamente dessa ideia errada. Se você aderir a Jesus Cristo, o autor da vida, se você abrir o seu coração e permitir que Cristo seja o centro da sua vida, até mesmo a experiência de morte será totalmente diferente na sua vida: você enxergará que ela é somente Páscoa, é só passagem para uma vida plena, para uma vida definitivamente em união com Deus, com o Pai do Céu. Eu desejo isso para mim e desejo isso para o seu coração!    

Sobre todos vós, a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. 

Amém!

Padre Donizete Ferreira Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.