Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (1Rs 17,7-16)

Leitura do Primeiro Livro dos Reis.

Naqueles dias, 7secou a torrente do lugar onde Elias estava escondido, porque não tinha chovido no país. 8Então a palavra do Senhor foi-lhe dirigida nestes termos: 9“Levanta-te e vai a Sarepta dos sidônios, e fica morando lá, pois ordenei a uma viúva desse lugar que te dê sustento”.

10Elias pôs-se a caminho e foi para Sarepta. Ao chegar à porta da cidade, viu uma viúva apanhando lenha. Ele chamou-a e disse: “Por favor, traze-me um pouco de água numa vasilha para eu beber”. 11Quando ela ia buscar água, Elias gritou-lhe: “Por favor, traze-me também um pedaço de pão em tua mão!”

12Ela respondeu: “Pela vida do Senhor, teu Deus, não tenho pão. Só tenho um punhado de farinha numa vasilha e um pouco de azeite na jarra. Eu estava apanhando dois pedaços de lenha, a fim de preparar esse resto para mim e meu filho, para comermos e depois esperar a morte”.

13Elias replicou-lhe: “Não te preocupes! Vai e faze como disseste. Mas, primeiro, prepara-me com isso um pãozinho, e traze-o. Depois farás o mesmo para ti e teu filho. 14Porque assim fala o Senhor, Deus de Israel: ‘A vasilha de farinha não acabará e a jarra de azeite não diminuirá, até o dia em que o Senhor enviar a chuva sobre a face da terra’”.

15A mulher foi e fez como Elias lhe tinha dito. E comeram, ele e ela e sua casa, durante muito tempo. 16A farinha da vasilha não acabou nem diminuiu o óleo da jarra, conforme o que o Senhor tinha dito por intermédio de Elias.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 4)

— Sobre nós fazei brilhar o esplendor da vossa face!

— Sobre nós fazei brilhar o esplendor da vossa face!

— Quando eu chamo, respondei-me, ó meu Deus, minha justiça! Vós que soubestes aliviar-me nos momentos de aflição, atendei-me por piedade e escutai minha oração! Filhos dos homens, até quando fechareis o coração? Por que amais a ilusão e procurais a falsidade?

— Compreendei que nosso Deus faz maravilhas por seu servo, e que o Senhor me ouvirá quando lhe faço a minha prece! Se ficardes revoltados, não pequeis por vossa ira; meditai nos vossos leitos e calai o coração!

— Muitos há que se perguntam: “Quem nos dá felicidade?” Sobre nós fazei brilhar o esplendor de vossa face! Vós me destes, ó Senhor, mais alegria ao coração, do que a outros na fartura do seu trigo e vinho novo.

Evangelho (Mt 5,13-16)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 13“Vós sois o sal da terra. Ora, se o sal se tornar insosso, com que salgaremos? Ele não servirá para mais nada, senão para ser jogado fora e ser pisado pelos homens.

14Vós sois a luz do mundo. Não pode ficar escondida uma cidade construída sobre um monte. 15Ninguém acende uma lâmpada e a coloca debaixo de uma vasilha, mas sim num candeeiro, onde ela brilha para todos os que estão em casa. 16Assim também brilhe a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e louvem o vosso Pai que está nos céus”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Ouça a Homilia

Você é destinado a ser sal da terra e luz do mundo

 “Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: ‘Vós sois o sal da terra. Ora, se o sal se tornar insosso, com que salgaremos? Ele não servirá para mais nada, senão para ser jogado fora e ser pisado pelos homens’. Vós sois a luz do mundo. Não pode ficar escondida uma cidade construída sobre um monte” (Mateus 5,13-14).

Veja, meus irmãos e minhas irmãs, o que nós devemos ser no mundo. Jesus utiliza-se de duas imagens: o sal e a luz. O sal porque, na verdade, existe uma realidade aqui comum, tanto ao sal como à luz. É a invisibilidade. Porque, por exemplo, o sal depois que faz a sua função de temperar, de salgar, ele desaparece, e a luz justamente faz funcionar tudo, mas não a vemos.

Essa é uma coisa interessante para a vida de cada cristão: realizar a sua vocação, fazer aquilo para a qual foi destinado mas, ao mesmo tempo, desaparecer para que Cristo apareça, para que a vida de Cristo seja mais evidente.

O cristão deve fazer funcionar como a luz (a energia) a engrenagem da vida neste mundo

A fé é significativa quando toca o ser humano, assim como o sal. Por isso, o sal — como transforma o sabor dos alimentos — a fé também precisa transformar o ser humano, precisa transformar o coração do homem, dar sabor à sua vida, dar sentido. E a experiência com Cristo precisa dar sentido aos nossos dias, à nossa vida; o cristão precisa transformar tudo aquilo que está à sua volta, ele deve fazer funcionar como a luz (a energia) a engrenagem da vida neste mundo e depois desaparecer. Porque é Cristo quem tem que aparecer, é a vida de Cristo que precisa ficar evidente.

Papa Bento XVI, em um dos seus ensinamentos, lembrava-nos que o cristianismo cresce por atração e não por proselitismo — proselitismo é como se fosse uma propaganda ou marketing. O cristianismo cresce por atração, ou seja, quando as pessoas veem em mim e em você as ações de Cristo, os sentimentos de Cristo, um comportamento de Cristo, a vida de Cristo. Por isso, o cristianismo cresce porque aquela pessoa vê aquela atitude, vê Cristo naquela pessoa e começa também a ter o desejo de viver aquela experiência.

Somos destinados a ser sal da terra e luz do mundo, viver a nossa vocação profundamente, tocar as realidades do mundo, transformar as realidades do mundo, fazer com que as realidades do mundo funcionem, segundo o projeto de Deus, e, depois, desaparecer para que Cristo apareça e seja glorificado.

Sobre todos vós, a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Padre Donizete Ferreira  Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.