Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (Os 11,1-4.8c-9)

Leitura da Profecia de Oseias.

Assim fala o Senhor: 1“Quando Israel era criança, eu já o amava, e desde o Egito chamei meu filho. 2Quanto mais eu os chamava tanto mais eles se afastavam de mim; imolavam aos Baals e sacrificavam aos ídolos.

3Ensinei Efraim a dar os primeiros passos, tomei-o em meus braços, mas eles não reconheceram que eu cuidava deles. 4Eu os atraía com laços de humanidade, com laços de amor; era para eles como quem leva uma criança ao colo, e rebaixava-me a dar-lhes de comer. 8cMeu coração comove-se no íntimo e arde de compaixão. 9Não darei largas à minha ira, não voltarei a destruir Efraim, eu sou Deus, e não homem; o santo no meio de vós, e não me servirei do terror”.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 79)

— Sobre nós iluminai a vossa face e, então, seremos salvos, ó Senhor!

— Sobre nós iluminai a vossa face e, então, seremos salvos, ó Senhor!

— Ó Pastor de Israel, prestai ouvidos. Vós, que sobre os querubins vos assentais, despertai vosso poder, ó nosso Deus, e vinde logo nos trazer a salvação!

— Voltai-vos para nós, Deus do universo! Olhai dos altos céus e observai. Visitai a vossa vinha e protegei-a! Foi a vossa mão direita que a plantou; protegei-a, e ao rebento que firmastes!

Evangelho (Mt 10,7-15)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 7“Em vosso caminho, anunciai: ‘O Reino dos Céus está próximo’. 8Curai os doentes, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demônios. De graça recebestes, de graça deveis dar!

9Não leveis ouro nem prata nem dinheiro nos vossos cintos; 10nem sacola para o caminho, nem duas túnicas nem sandálias nem bastão, porque o operário tem direito a seu sustento. 11Em qualquer cidade ou povoado onde entrardes, informai-vos para saber quem ali seja digno. Hospedai-vos com ele até a vossa partida.

12Ao entrardes numa casa, saudai-a. 13Se a casa for digna, desça sobre ela a vossa paz. 14Se alguém não vos receber, nem escutar vossa palavra, saí daquela casa ou daquela cidade, e sacudi a poeira dos vossos pés.15Em verdade vos digo, as cidades de Sodoma e Gomorra serão tratadas com menos dureza do que aquela cidade, no dia do juízo.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Façamos o Reino de Deus acontecer entre nós

Se tomarmos posse de que o Reino de Deus está no meio de nós, poderemos levar essa graça de Deus a todos os cantos 

“’O Reino dos Céus está próximo’. Curai os doentes, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demônios. De graça recebestes, de graça deveis dar!” (Mateus 10, 7-8).

A verdade que precisamos assumir e proclamar é que o Reino de Deus está próximo. Mas onde ele está? Está entre nós. E se algo está próximo, mas não chegamos, é porque precisamos dar passos.

O Reino de Deus já veio até nós. Agora, nós é que precisamos ir até ele. Você tem algo perto de você? Se isso ainda não está com você, é porque você ainda não foi abraçado. O Reino de Deus é assim, e graças a Deus já está entre nós.

Eu sei que tudo aquilo que escutamos nos noticiários, as notícias do mundo, não falam desse Reino de Deus. A notícia para o mundo é o reino das trevas, as destruições, guerras, conflitos e assassinatos, é na verdade tudo aquilo que é anti o Reino de Deus.

Não estamos ignorando essas coisas; pelo contrário, estamos sabendo que as coisas negativas estão acontecendo e estamos dizendo: “Precisamos levar o Reino de Deus a esses lugares, ao nosso meio, porque o Reino está próximo!”. Acontece que alguns não tomam posse do Reino de Deus e outros o destroem. Como destroem? A grande destruição, primeiro, é pela indiferença para com a Palavra de Deus, para com as nossas igrejas, pela presença de Cristo no meio de nós.

É uma indiferença terrível ter uma bíblia em sua casa e esta não ser aberta, não ser usada, não ser manuseada e ninguém se alimentar dela. É um desperdício vermos terços pendurados nos carros, vermos terços para tudo quanto é canto de nossa casa e ninguém rezar. É um desperdício ver nossas igrejas, muitas vezes, vazias. As pessoas vão para lá e para cá e não entram nelas. E perguntam: “Meu Deus, o que vamos fazer deste mundo?”.

Precisamos tomar posse desse Reino e fazê-lo acontecer. Não basta julgar o mundo, porque até nós que nos dizemos ser de Deus, muitas vezes, deixamos de promover o Reino d’Ele. Não há nada mais nocivo do que nós que conhecemos o Senhor simplesmente nos calarmos, não vivenciarmos a força que este Reino tem no meio de nós.

Quantas vidas transformadas, quantas pessoas curadas, quantos homens e mulheres estão sendo renovados dia e noite por causa do Reino de Deus! Podemos ir mais longe, fazer muito mais, podemos levar essa graça de Deus a todos os cantos, se tomarmos posse que o Reino de Deus está no meio de nós.

Queria olhar para sua casa, para suas redes sociais, para suas conversas e para o seu ambiente de trabalho e dizer: “O Reino de Deus está próximo, está no meio de nós!”. E que ali você cuidasse dos doentes, ressuscitasse quem está morto para este mundo, que os leprosos fossem purificados e que, acima de tudo, os demônios que nos atormentam fossem expulsos do meio de nós.

Irmãos e irmãs, é hora de fazer o Reino de Deus acontecer!

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova - https://www.facebook.com/rogeraraujo.cn

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.