Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (Os 11,1-4.8c-9)

Leitura da Profecia de Oseias.

Assim fala o Senhor: 1“Quando Israel era criança, eu já o amava, e desde o Egito chamei meu filho. 2Quanto mais eu os chamava tanto mais eles se afastavam de mim; imolavam aos Baals e sacrificavam aos ídolos.

3Ensinei Efraim a dar os primeiros passos, tomei-o em meus braços, mas eles não reconheceram que eu cuidava deles. 4Eu os atraía com laços de humanidade, com laços de amor; era para eles como quem leva uma criança ao colo, e rebaixava-me a dar-lhes de comer. 8cMeu coração comove-se no íntimo e arde de compaixão. 9Não darei largas à minha ira, não voltarei a destruir Efraim, eu sou Deus, e não homem; o santo no meio de vós, e não me servirei do terror”.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 79)

— Sobre nós iluminai a vossa face e, então, seremos salvos, ó Senhor!

— Sobre nós iluminai a vossa face e, então, seremos salvos, ó Senhor!

— Ó Pastor de Israel, prestai ouvidos. Vós, que sobre os querubins vos assentais, despertai vosso poder, ó nosso Deus, e vinde logo nos trazer a salvação!

— Voltai-vos para nós, Deus do universo! Olhai dos altos céus e observai. Visitai a vossa vinha e protegei-a! Foi a vossa mão direita que a plantou; protegei-a, e ao rebento que firmastes!

Evangelho (Mt 10,7-15)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 7“Em vosso caminho, anunciai: ‘O Reino dos Céus está próximo’. 8Curai os doentes, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demônios. De graça recebestes, de graça deveis dar!

9Não leveis ouro nem prata nem dinheiro nos vossos cintos; 10nem sacola para o caminho, nem duas túnicas nem sandálias nem bastão, porque o operário tem direito a seu sustento. 11Em qualquer cidade ou povoado onde entrardes, informai-vos para saber quem ali seja digno. Hospedai-vos com ele até a vossa partida.

12Ao entrardes numa casa, saudai-a. 13Se a casa for digna, desça sobre ela a vossa paz. 14Se alguém não vos receber, nem escutar vossa palavra, saí daquela casa ou daquela cidade, e sacudi a poeira dos vossos pés. 15Em verdade vos digo, as cidades de Sodoma e Gomorra serão tratadas com menos dureza do que aquela cidade, no dia do juízo.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Ouça a Homilia

Doe ao próximo o amor que você recebeu de Deus

 “Curai os doentes, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demônios. De graça recebestes, de graça deveis dar!” (Mateus 10,8).

Meus irmãos, quantas graças, quantas bênçãos recebemos de Deus? Inúmeras! Não dá nem para contarmos, não é? Recebemos muito de Deus e somos chamados a dar também; a dar-nos, a doar-nos pelo Reino de Deus.

O Senhor instruiu e enviou os apóstolos e envia-nos também a anunciar que o Reino de Deus está próximo, mas também a levar Ele (a boa notícia), Ele (a cura), Ele (a libertação) aos nossos.

“Curai os doentes.” Quantos doentes no corpo e na alma nós conhecemos! “Ressuscitai os mortos. Quantos vivos nós conhecemos que estão mortos por causa da situação da vida, por causa de uma depressão, por causa de uma doença, por causa de um relacionamento rompido, pela desilusão. Quantas pessoas vivas, mas mortas precisando de uma palavra, precisando do Cristo que está em mim e que está em você!

“Purificai os leprosos.” Quantas pessoas necessitadas de purificação na alma, da Água Viva que é Nosso Senhor! E que nós possamos apresentar a Água Viva, que é Nosso Senhor, a esses nossos irmãos.

O amor que recebemos de Cristo não para em nós, mas deve ser dado e doado também aos nossos

“Expulsai os demônios.” Quantas pessoas com uma mentalidade não de Deus, mas uma mentalidade demoníaca! E não estou dizendo aqui de pessoas possuídas – o caso de possessão é raro, mas existe, é claro –, mas de pessoas com ideias demoníacas, ideias que não convém a um filho de Deus, a uma filha de Deus precisando que esses demônios sejam expulsos. O demônio da indiferença, o demônio da falta de amor, o demônio da falta de partilha… São vários os demônios que precisam ser expulsos também de nosso meio.

Que possamos dar a esses nossos irmãos a liberdade que recebemos um dia. A liberdade não para em nós, o amor que recebemos de Cristo não para em nós, mas deve ser dado e doado também aos nossos, pois de graça recebemos de Deus.

Meus irmãos, temos uma enorme dívida com Nosso Senhor, porque Ele morreu na cruz por nós, Ele se doou a nós. O que ninguém teve coragem de fazer, Jesus fez: morrer na cruz por mim e por você. Vamos tentar retribuir? Vamos retribuir o amor de Deus, doando-nos também, sendo Seus instrumentos, sendo apóstolos da misericórdia, sendo apóstolos para estes que estão doentes, que estão endemoniados?

Que o Senhor nos use como instrumentos em Suas mãos. Recebemos de graça, vamos dar de graça a bênção que recebemos de Deus. Seja uma bênção!

A bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Padre Márcio Prado  Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.