Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (Nm 13,1-2.25-14,1.26-30.34-35)

Leitura do Livro dos Números.

Naqueles dias, 13,1o Senhor falou a Moisés, no deserto de Faran, dizendo: 2“Envia alguns homens para explorar a terra de Canaã, que vou dar aos filhos de Israel. Enviarás um homem de cada tribo, e que todos sejam chefes”. 25Ao fim de quarenta dias, eles voltaram do reconhecimento do país, 26e apresentaram-se a Moisés, a Aarão e a toda a comunidade dos filhos de Israel, em Cades, no deserto de Faran. E, falando a eles e a toda a comunidade, mostraram os frutos da terra 27e fizeram a sua narração, dizendo: “Entramos no país, ao qual nos enviastes, que de fato é uma terra onde corre leite e mel, como se pode reconhecer por estes frutos. 28Porém, os habitantes são fortíssimos, e as cidades grandes e fortificadas. Vimos lá descendentes de Enac; 29os amalecitas vivem no deserto do Negueb; os hititas, jebuseus e amorreus, nas montanhas; mas os cananeus, na costa marítima e ao longo do Jordão”. 30Entretanto Caleb, para acalmar o povo revoltado, que se levantava contra Moisés, disse: “Subamos e conquistemos a terra, pois somos capazes de fazê-lo”. 31Mas os homens que tinham ido com ele disseram: “Não podemos enfrentar esse povo, porque é mais forte do que nós”. 32E, diante dos filhos de Israel, começaram a difamar a terra que haviam explorado, dizendo: “A terra que fomos explorar é uma terra que devora os seus habitantes: o povo que aí vimos é de estatura extraordinária. 33Lá vimos gigantes, filhos de Enac, da raça dos gigantes; comparados com eles parecíamos gafanhotos”. 14,1Então, toda a comunidade começou a gritar, e passou aquela noite chorando. 26O Senhor falou a Moisés e Aarão, e disse: 27“Até quando vai murmurar contra mim esta comunidade perversa? Eu ouvi as queixas dos filhos de Israel. 28Dize-lhes, pois: ‘Por minha vida, diz o Senhor, juro que vos farei assim como vos ouvi dizer! 29Neste deserto ficarão estendidos os vossos cadáveres. Todos vós que fostes recenseados, da idade de vinte anos para cima, e que murmurastes contra mim, 30não entrareis na terra na qual jurei, com mão levantada, fazer-vos habitar, exceto Caleb, filho de Jefoné, e Josué, filho de Num. 34Carregareis vossa culpa durante quarenta anos, que correspondem aos quarenta dias em que explorastes a terra, isto é, um ano para cada dia; e experimentareis a minha vingança’. 35Eu, o Senhor, assim como disse, assim o farei com toda essa comunidade perversa, que se insurgiu contra mim: nesta solidão será consumida e morrerá”.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 105,6-23)

— Lembrai-vos de nós, ó Senhor, segundo o amor para com vosso povo!

— Lembrai-vos de nós, ó Senhor, segundo o amor para com vosso povo!

— Pecamos como outrora nossos pais, praticamos a maldade e fomos ímpios; no Egito nossos pais não se importaram com os vossos admiráveis grandes feitos.

— Mas bem depressa esqueceram suas obras, não confiaram nos projetos do Senhor. No deserto deram largas à cobiça, na solidão eles tentaram o Senhor.

— Esqueceram-se do Deus que os salvara, que fizera maravilhas no Egito; no país de Cam fez tantas obras admiráveis, no Mar Vermelho, tantas coisas assombrosas.

— Até pensava em acabar com sua raça, não se tivesse Moisés, o seu eleito, interposto, intercedendo junto a ele, para impedir que sua ira os destruísse.

 Evangelho (Mt 15,21-28)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 21Jesus retirou-se para a região de Tiro e Sidônia. 22Eis que uma mulher cananeia, vindo daquela região, pôs-se a gritar: “Senhor, filho de Davi, tem piedade de mim: minha filha está cruelmente atormentada por um demônio!” 23Mas, Jesus não lhe respondeu palavra alguma. Então seus discípulos aproximaram-se e lhe pediram: “Manda embora essa mulher, pois ela vem gritando atrás de nós”. 24Jesus respondeu: “Eu fui enviado somente às ovelhas perdidas da casa de Israel”. 25Mas, a mulher, aproximando-se, prostrou-se diante de Jesus, e começou a implorar: “Senhor, socorre-me!” 26Jesus lhe disse: “Não fica bem tirar o pão dos filhos para jogá-lo aos cachorrinhos”. 27A mulher insistiu: “É verdade, Senhor; mas os cachorrinhos também comem as migalhas que caem da mesa de seus donos!” 28Diante disso, Jesus lhe disse: “Mulher, grande é a tua fé! Seja feito como tu queres!” E desde aquele momento sua filha ficou curada.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Ouça a Homilia

Jesus escuta o clamor do coração de cada mãe

 “Eis que uma mulher cananeia, vindo daquela região, pôs-se a gritar: ‘Senhor, filho de Davi, tem piedade de mim: minha filha está cruelmente atormentada por um demônio!’” (Mateus 15,22).

O grito dessa mãe cananeia é o grito e o clamor de todas as mães, em todos os tempos e lugares da história humana, que estão reclamando “socorro” ao coração de Deus diante da realidade dos seus filhos.

Quando eu olho para o coração de cada mãe, eu vejo um semblante divino, e dentro desse semblante divino sempre um ar de cuidado, amor e preocupação para com seus filhos.

Cada mãe carrega, no coração, na bolsa que leva de um lado para outro, aquilo que tem de preocupação com seus filhos. Não é outra coisa que uma mãe deseja a não ser o bem de seus filhos.

Jesus escuta a sua prece e o seu clamor, e, junto com você, Ele quer socorrer e cuidar dos seus filhos mais do que nunca

É verdade que, no tempo em que nós estamos, não é simples, não é fácil criar os filhos. Eles são a maior bênção que Deus pode conceder a um casal, a um pai e uma mãe, mas é verdade que o mundo rouba os nossos filhos, tira-os de nós, tira os filhos de suas mães de diversos modos.

Às vezes, o próprio mundo entra com tanta facilidade dentro de casa! E os excessos que têm acontecido no uso de televisões e smartphones. O uso de mecanismos do mundo tem tirado os nossos filhos da nossa presença e os tem levado para o mundo.

À medida que vão crescendo, vão se deslumbrando com o mundo.

Nenhum pai, nenhuma mãe desejam perder seus filhos. O grito dessa mãe é para que o demônio pare de influenciar a sua filha, pare de atormentá-la, pare de tirá-la da sua família, porque aquilo é muito angustiante e triste para o coração daquela mãe. Ela chega a um ponto de desespero de não saber mais o que fazer.

Hoje, uno-me a todas as mães que rezam, pedem, suplicam e gritam ao coração de Deus em favor de seus filhos.

Mãe, Deus contigo. Ele está do seu lado. Ele sofre e alegra-se com você, mas o seu coração de mãe precisa escutar Deus todos os dias. Você precisa levar seus filhos para Deus, não importa a idade que eles estejam. Não podemos deixar que os demônios do mundo, ora de forma explícita, mas, muitas vezes, de forma implícita nos roube da presença do Senhor.

Quando você leva seus filhos para a igreja, não é para eles brincarem, mas para esterem na presença de Deus. Precisamos orar pelos nossos filhos, estar com eles. Deus escuta o clamor do seu coração de mãe, mas escute o clamor do coração de Deus, desde o ventre que você concebeu o seu filho, não deixe de consagrá-lo um dia sequer ao amor divino.

Jesus escuta a sua prece e o seu clamor, e junto com você quer, mais do que nunca, socorrer e cuidar dos seus filhos.

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. Contato: padrerogercn@gmail.com – Facebook

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.