Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (1Jo 5,5-13)

Leitura da Primeira Carta de São João.

Caríssimos, 5quem é o vencedor do mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus? 6Este é o que veio pela água e pelo sangue: Jesus Cristo. (Não veio somente com a água, mas com a água e o sangue.) E o Espírito é que dá testemunho, porque o Espírito é a Verdade. 7Assim, são três que dão testemunho: 8o Espírito, a água e o sangue; e os três são unânimes.

9Se aceitamos o testemunho dos homens, o testemunho de Deus é maior. Este é o testemunho de Deus, pois ele deu testemunho a respeito de seu Filho. 10Aquele que crê no Filho de Deus tem este testemunho dentro de si. Aquele que não crê em Deus faz dele um mentiroso, porque não crê no testemunho que Deus deu a respeito de seu Filho. 11E o testemunho é este: Deus nos deu a vida eterna, e esta vida está em seu Filho. 12Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho não tem a vida.

13Eu vos escrevo estas coisas a vós que acreditastes no nome do Filho de Deus, para que saibais que possuís a vida eterna.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 147)

— Glorifica o Senhor, Jerusalém!

— Glorifica o Senhor, Jerusalém!

— Glorifica o Senhor, Jerusalém! Ó Sião, canta louvores ao teu Deus! Pois reforçou com segurança as tuas portas, e os teus filhos em teu seio abençoou.

— A paz em teus limites garantiu e te dá como alimento a flor do trigo. Ele envia suas ordens para a terra, e a palavra que ele diz corre veloz.

— Anuncia a Jacó sua palavra, seus preceitos, suas leis a Israel. Nenhum povo recebeu tanto carinho, a nenhum outro revelou os seus preceitos.

Evangelho (Lc 5,12-16)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor.

12Aconteceu que Jesus estava numa cidade, e havia aí um homem leproso. Vendo Jesus, o homem caiu a seus pés, e pediu: “Senhor, se queres, tu tens o poder de me purificar”. 13Jesus estendeu a mão, tocou nele, e disse: “Eu quero, fica purificado”. E imediatamente, a lepra o deixou. 14E Jesus recomendou-lhe: “Não digas nada a ninguém. Vai mostrar-te ao sacerdote e oferece pela purificação o prescrito por Moisés como prova de tua cura”.

15Não obstante, sua fama ia crescendo, e numerosas multidões acorriam para ouvi-lo e serem curadas de suas enfermidades. 16Ele, porém, se retirava para lugares solitários e se entregava à oração.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

O Senhor retira da nossa alma toda sujeira

Não deixemos que as sujeiras tomem conta da nossa alma, que as coisas asquerosas do mundo nos tornem impuros

“Senhor, se queres, tu tens o poder de me purificar” (Lucas 5, 12).

Hoje, estamos contemplando Jesus passando por uma cidade. Um leproso se aproxima d’Ele e suplica do fundo do seu coração: “Senhor, lava-me, purifica-me, renova-me!”. Ele se joga aos pés de Jesus, porque sabe que sua carne está asquerosa.

A carne de um leproso, naquela época, era fedida, e ninguém se aproximava dele; ninguém se aproximava de pessoas que continham lepra, até mesmo porque elas viviam afastadas, marginalizadas, colocadas à parte, e ninguém suportava estar perto delas. No entanto, elas queriam estar perto de outras pessoas e ser como elas.

Nenhum de nós gosta de viver marginalizado, discriminado ou deixado à parte. Pode ser que ninguém nos discrimine nem nos rejeite, e até tenhamos um convívio social, uma família, mas há uma realidade muito dura que vai nos afastando de Deus, das pessoas, da nossa própria essência, sem que, num primeiro momento, percebamos.

O pecado é uma realidade muito dura, que vai nos isolando, primeiro, da nossa essência, depois, da nossa relação com Deus. Sem que percebamos, também vamos nos afastando das pessoas, porque o pecado faz de nós pessoas avarentas, orgulhosas, soberbas e egoístas; e a mais dura realidade do pecado é que ele deixa em nós as impurezas, as sujeiras, as maldades que ele próprio faz na alma e no coração.

Pode parecer que somos pessoas limpas, bem cuidadas e cheirosas, mas não percebemos as impurezas que se acercam da nossa alma e do nosso coração. Vamos ficando sujos, de modo que chega um momento em que não nos aguentamos mais. Precisamos, todos os dias, do banho da purificação.

Creio que você não suporta passar um dia sem tomar banho, sem sentir aquela renovação do seu corpo lavado por completo. Às vezes, pode ser até mesmo um banho corrido, mas ninguém passa, pelo menos uma semana, sem aquele banho de se lavar por inteiro, pegando a esponja que tira todas as impurezas que se acumulam em nossa pele, em todo o nosso corpo.

Amados irmãos e irmãs, não deixemos que as sujeiras tomem conta da nossa alma nem que as coisas asquerosas do mundo nos tornem impuros. Uma vez que as sujeiras entram em nós e vivemos no mundo com tantas coisas sujas e porcas, que tocam em nossa alma, nós temos quem pode nos curar, lavar e purificar-nos.

Como o leproso do Evangelho, que possamos dizer: “Senhor, se queres, tu tens o poder de me purificar!”. Com humildade e contrição, com o espírito prostrado por terra, humilhemo-nos sobre a mão poderosa do Senhor que há de nos lavar, purificar e renovar-nos até das sujeiras da alma que não percebemos.

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. https://www.facebook.com/rogeraraujo.cn

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.