Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (Gn 41,55-57;42,5-7a.17-24a)

Leitura do Livro do Gênesis.

41,55Naqueles dias, todo o Egito começou a sentir fome, e o povo clamou ao Faraó, pedindo alimento. E ele respondeu-lhe: “Dirigi-vos a José e fazei o que ele vos disser”.

56Quando a fome se estendeu a todo o país, José abriu os celeiros e vendeu trigo aos egípcios, porque a fome também os oprimia. 57De todas as nações vinham ao Egito comprar alimento, pois a fome era dura em toda a terra.

42,5Os filhos de Israel entraram na terra do Egito com outros que também iam comprar trigo, pois havia fome em Canaã. 6José era governador na terra do Egito e, conforme a sua vontade, se vendia trigo à população.

Chegando os irmãos de José, prostraram-se diante dele com o rosto em terra. 7aAo ver seus irmãos, José os reconheceu. 17E mandou metê-los na prisão durante três dias. 18E, no terceiro dia, disse-lhes: “Fazei o que já vos disse e vivereis, pois eu temo a Deus. 19Se sois sinceros, fique um dos irmãos preso aqui no cárcere, e vós outros ide levar para vossas casas o trigo que comprastes. 20Mas trazei-me o vosso irmão mais novo, para que eu possa provar a verdade de vossas palavras, e não morrerdes”.

Eles fizeram como José lhes tinha dito. 21E diziam uns aos outros: “Sofremos justamente estas coisas, porque pecamos contra o nosso irmão: vimos a sua angústia quando nos pedia compaixão, e não o atendemos. É por isso que nos veio esta tribulação”.

22Rúben disse-lhes: “Não vos adverti dizendo: ‘Não pequeis contra o menino?’ E vós não me escutastes. E agora nos pedem conta do seu sangue”. 23Ora, eles não sabiam que José os entendia, pois lhes falava por meio de intérprete. 24aEntão, José afastou-se deles e chorou.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 32)

— Sobre nós venha, Senhor, a vossa graça, da mesma forma que em vós nós esperamos!

— Sobre nós venha, Senhor, a vossa graça, da mesma forma que em vós nós esperamos!

— Dai graças ao Senhor ao som da harpa, na lira de dez cordas celebrai-o! Cantai para o Senhor um canto novo, com arte sustentai a louvação!

— O Senhor desfaz os planos das nações e os projetos que os povos se propõem. Mas os desígnios do Senhor são para sempre, e os pensamentos que ele traz no coração, de geração em geração, vão perdurar.

— Mas o Senhor pousa o olhar sobre os que o temem, e que confiam esperando em seu amor, para da morte libertar as suas vidas e alimentá-los quando é tempo de penúria.

Evangelho (Mt 10,1-7)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 1Jesus chamou os doze discípulos e deu-lhes poder de expulsar os espíritos maus e de curar todo tipo de doença e enfermidade. 2Estes são os nomes dos doze apóstolos: primeiro, Simão chamado Pedro, e André, seu irmão; Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João; 3Filipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o cobrador de impostos; Tiago, filho de Alfeu, e Tadeu; 4Simão, o Zelota, e Judas Iscariotes, que foi o traidor de Jesus.

5Jesus enviou estes Doze, com as seguintes recomendações: “Não deveis ir aonde moram os pagãos, nem entrar nas cidades dos samaritanos! 6Ide, antes, às ovelhas perdidas da casa de Israel! 7Em vosso caminho, anunciai: ‘O Reino dos Céus está próximo’”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Sejamos apóstolos de Cristo entre os nossos

Sejamos apóstolos de Cristo entre os nossos. Precisamos levar sorrisos, alegria, paz, serenidade, os frutos do Espírito, uma boa conversa, ânimo e disposição

“Jesus chamou os doze discípulos e deu-lhes poder de expulsar os espíritos maus e de curar todo tipo de doença e enfermidade” (Mateus 10, 1).

Jesus envia os Seus, os quais chama para perto de si, Seus apóstolos. E o bonito é que Ele chama a cada um pelo nome e designa cada um, em Seu nome, a cumprir sua missão, ou melhor: a missão do próprio Jesus no meio de nós.

Permita-me dizer a você: nós somos apóstolos de Jesus, precisamos exercer o nosso apostolado e levar a presença de Jesus no meio em que estamos! Você pode estar no seu trabalho, na sua escola, na sua casa em meio a sua família: seja apóstolo de Jesus para os seus! Saia da sua cadeira, levante-se de sua cama, abra a porta da sua casa, vá ao lado, mais à frente, siga mais adiante e exerça o apostolado de Jesus no mundo em que vivemos.

Desculpe-me, mas no mundo de hoje há pessoas para nos ensinar muitas coisas, as quais batem à nossa porta dia e noite e invadem nossas casas pela internet e pela televisão para desviar os nossos do bom caminho. E onde estão os apóstolos de Jesus? Os enviados do Senhor dispostos a ensinar o caminho da verdade e o caminho da salvação?

E uma vez que estamos tão contaminados pela presença de coisas tão negativas, erradas e ilusórias desta vida, nós nos ficamos enfermos, deprimidos, machucados e, muitas vezes, possuídos por sentimentos e espíritos que não são de Deus.

O apóstolo de Jesus é revestido do poder do alto e da graça do Espírito Santo e, onde ele se faz presente em nome de Jesus, expulsa os espíritos malignos. Sabe aquele espírito negativo, mau e pesado, que, muitas vezes, tem oprimido nossa vivência e nossas reuniões e invadido nossas casas, nossos lares, nossos trabalhos? Precisamos expulsá-lo, exorcizá-lo e tirá-lo do nosso meio. Precisamos levar aos demais sorrisos, alegria, paz, serenidade, os frutos do Espírito, uma boa conversa, ânimo e disposição. Não podemos deixar que ninguém se entregue à tristeza!

Onde o apóstolo do Senhor chega, ele leva alegria, que é a nossa força! Essa força, que vem do Senhor, cura e dá ânimo à nossa alma, ao nosso espírito e à nossa vontade.

Em nome de Jesus e na autoridade do Seu nome, levemos às nossas praças, às nossas reuniões, às nossas escolas e aos nossos trabalhos a cura, a bênção e a libertação que Jesus nos envia a levar!

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.