Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (Os 14,2-10)

Leitura da Profecia de Oseias.

Assim fala o Senhor: 2Volta, Israel, para o Senhor, teu Deus, porque estavas caído em teu pecado. 3Vós todos, encontrai palavras e voltai para o Senhor; dizei-lhe: “Livra-nos de todo o mal e aceita este bem que oferecemos; o fruto de nossos lábios.

4A Assíria não nos salvará; não queremos montar nossos cavalos, não chamaremos mais ‘Deuses nossos’ a produtos de nossas mãos; em ti encontrará o órfão misericórdia”. 5“Hei de curar sua perversidade e me será fácil amá-los, deles afastou-se a minha cólera. 6Serei como orvalho para Israel; ele florescerá como o lírio e lançará raízes como plantas do Líbano.

7Seus ramos hão de estender-se; será seu esplendor como o da oliveira, e seu perfume como o do Líbano.8Voltarão a sentar-se à minha sombra e a cultivar o trigo, e florescerão com a videira, cuja fama se iguala à do vinho do Líbano. 9Que tem ainda Efraim a ver com ídolos? Sou eu que o atendo e que olho por ele. Sou como o cipreste sempre verde: de mim procede o teu fruto. 10Compreenda estas palavras o homem sábio, reflita sobre elas o bom entendedor! São retos os caminhos do Senhor e, por eles, andarão os justos, enquanto os maus ali tropeçam e caem”.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 50)

— Minha boca anunciará o vosso louvor!

— Minha boca anunciará o vosso louvor!

— Tende piedade, ó meu Deus, misericórdia! Na imensidão de vosso amor, purificai-me! Lavai-me todo inteiro do pecado, e apagai completamente a minha culpa!

— Mas vós amais os corações que são sinceros, na intimidade me ensinais sabedoria. Aspergi-me e serei puro do pecado, e mais branco do que a neve ficarei.

— Criai em mim um coração que seja puro, dai-me de novo um espírito decidido. Ó Senhor, não me afasteis de vossa face, nem retireis de mim o vosso Santo Espírito!

— Dai-me de novo a alegria de ser salvo e confirmai-me com espírito generoso! Abri meus lábios, ó Senhor, para cantar, e minha boca anunciará vosso louvor!

Evangelho (Mt 10,16-23)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 16“Eis que eu vos envio como ovelhas no meio de lobos. Sede, portanto, prudentes como as serpentes e simples como as pombas. 17Cuidado com os homens, porque eles vos entregarão aos tribunais e vos açoitarão nas suas sinagogas.

18Vós sereis levados diante de governadores e reis, por minha causa, para dar testemunho diante deles e das nações. 19Quando vos entregarem, não fiqueis preocupados como falar ou o que dizer. Então naquele momento vos será indicado o que deveis dizer. 20Com efeito, não sereis vós que havereis de falar, mas sim o Espírito do vosso Pai é que falará através de vós.

21O irmão entregará à morte o próprio irmão; o pai entregará o filho; os filhos se levantarão contra seus pais, e os matarão. 22Vós sereis odiados por todos, por causa de meu nome. Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo. 23Quando vos perseguirem numa cidade, fugi para outra. Em verdade vos digo, vós não acabareis de percorrer as cidades de Israel, antes que venha o Filho do Homem.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Peçamos a Deus a prudência necessária

É preciso ter a prudência necessária, a mansidão de um bom discípulo que não sai julgando nem condenando todo mundo

“Eis que eu vos envio como ovelhas no meio de lobos. Sede, portanto, prudentes como as serpentes e simples como as pombas” (Mateus 10,16).

Amados irmãos e irmãs, não podemos ser ingênuos, pois o mundo em que estamos é um “mundo de ovelhas”, e as ovelhas de Jesus estão por aí. Todos nós precisamos ser boas ovelhas, mas não podemos nos enganar, porque vivemos num mundo cercados de lobos ferozes. Hoje, existe muita maldade, coisas erradas e enganosas; até mesmo coisas que parecem boas, mas, na verdade, são ilusórias, enganam-nos, prendem-nos e nos tiram de Deus.

Achamos que podemos ir em todos os lugares, que para ir em tais ambientes é importante ter uma cabeça boa, mas não podemos negar que existem ambientes que corrompem as melhores cabeças.

Não posso deixar de dizer a você que existem filosofias, conversas e pessoas que são boas de lábia, que nos iludem e enganam. Com todo respeito aos vendedores, existem vendedores bons, mas também aqueles que nos enganam, que batem à nossa porta e nos vendem produtos que prometem resolver nossa vida; no fim, só levam nosso dinheiro e nós, de forma ingênua, caímos.

Até quando diz respeito à religião, quando dizem aquela expressão: “Toda religião é boa! O que importa é falar de Deus!”, nós precisamos, primeiro, conhecer de onde ela veio, o que falam e ensinam. Podemos e devemos conviver com todas as pessoas? É claro! Devemos promover a paz, o diálogo, mas não podemos ser bobos nem ingênuos!

Não podemos negar que, no meio de nós, há muitos que usam da religião para enriquecer e fazer dela uma fábrica de dinheiro. Não precisamos apontar o dedo para a religião de ninguém; pelo contrário, precisamos olhar para a nossa própria religião e para a nossa fé e ver quando alguém vive a religião de forma diferente daquela que é própria do Evangelho de Cristo.

Não basta falar de Deus, dizer que é d’Ele, é preciso ter a prudência necessária, a mansidão de um bom discípulo que não sai julgando nem condenando todo mundo. Precisamos da sensatez que nos leva a discernir, analisar e perceber que esses frutos que parecem bons são enganosos.

Peçamos a Deus que nos dê a graça da perseverança na fidelidade, a sã doutrina, a verdadeira e única doutrina que nos salva, Jesus Cristo Nosso Senhor e Salvador, e a riqueza de Seu Evangelho como a Igreja nos ensina.

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova - https://www.facebook.com/rogeraraujo.cn

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.