Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (Mq 5,1-4a)

Leitura do Livro do Profeta Miqueias.

Assim diz o Senhor: 1“Tu, Belém de Éfrata, pequenina entre os mil povoados de Judá, de ti há de sair aquele que dominará em Israel; sua origem vem de tempos remotos, desde os dias da eternidade. 2Deus deixará seu povo ao abandono, até ao tempo em que uma mãe der à luz; e o resto de seus irmãos se voltará para os filhos de Israel. 3Ele não recuará, apascentará com a força do Senhor e com a majestade do nome do Senhor seu Deus; os homens viverão em paz, pois ele agora estenderá o poder até aos confins da terra, 4ae ele mesmo será a Paz”.

— Palavra do Senhor.

— Graças a Deus.

Responsório (Sl 70)

— Exulto de alegria no Senhor.

— Exulto de alegria no Senhor.

— Sois meu apoio desde antes que eu nascesse, desde o seio maternal, o meu amparo: para vós o meu louvor eternamente!

— Uma vez que confiei no vosso amor, meu coração, por vosso auxílio, rejubile, e que eu vos cante pelo bem que me fizestes!

Evangelho (Mt 1,18-23)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor.

18A origem de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, e, antes de viverem juntos, ela ficou grávida pela ação do Espírito Santo.

19José, seu marido, era justo e, não querendo denunciá-la, resolveu abandonar Maria, em segredo. 20Enquanto José pensava nisso, eis que o anjo do Senhor apareceu-lhe, em sonho, e lhe disse: “José, Filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo. 21Ela dará à luz um filho, e tu lhe darás o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados”.

22Tudo isso aconteceu para se cumprir o que o Senhor havia dito pelo profeta: 23“Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho. Ele será chamado pelo nome de Emanuel, que significa: Deus está conosco”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Como Maria, nos abramos para a graça de Deus

Maria é companheira, é modelo e escola de serviço e entrega a Deus, ao Seu Reino. Ela é modelo de solicitude para com o próximo e suas necessidades.

“José, Filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo” (Mateus 1, 20).

A alegria que a Igreja nos dá, hoje, é de celebrarmos a Natividade de Nossa Senhora, o dia em que Maria veio ao mundo. Maria, como a aurora resplandecente, veio para resplandecer o amor divino no seu filho que seria gerado. É para nós um sinal do amor de Deus, da escolha amorosa que o Senhor fez por cada um de nós!

Quando exaltamos Maria pensamos que só exaltamos a figura, a pessoa dela, mas o que exaltamos, na verdade, é aquilo que Deus fez e realizou na pessoa dela, a correspondência que ela mesmo teve com a graça de Deus.

Por isso, hoje, celebrar o aniversário, o nascimento da Bem-aventurada Virgem Maria é celebrar a vida daquela que correspondeu à graça de Deus, que nela habitou.

O dia do nosso nascimento é muito importante porque, marca e inaugura a nossa vida neste mundo. O mais importante é celebrar a vida como um todo, não importa em que pé está a nossa vida, mas hoje somos convidados a olhar para a Virgem Maria como luz resplandecente onde a graça de Deus se faz presente. E dizer: ‘Maria, assim como tu, eu também quero fazer resplandecer na minha vida a graça divina!’. Não importa o tamanho da graça que recebemos de Deus; Maria recebeu muito e também correspondeu muito.

Pode ser que fomos chamados não com a mesma intensidade do compromisso e responsabilidade de Maria, mas o pouco compromisso é muito para nós, o importante é corresponder àquilo que Deus nos chamou!

Maria é companheira, é modelo e escola de serviço e entrega a Deus, ao Seu Reino. Ela é modelo de solicitude para com o próximo e suas necessidades. Hoje, queremos olhar para ela e pedir: ‘Mãe de Deus nos ajude, com sua vida, com seu exemplo, a crescermos na escola de Jesus!’.

A primeira coisa: ouvir seu filho. É a mãe quem escuta o filho, seu filho Jesus. É a mãe quem se abre para a graça de Deus. E à medida em que se abre, a graça se torna mais transbordante, excedente de bênçãos e excelência divina. Porque, ela [Maria] se abriu e a graça transbordou em sua vida.

Vamos nos abrir para a graça de Deus, não vamos nos fechar, não vamos diminuir essa graça que Deus quer derramar em nossas vidas. Permitamos que a graça e o amor de Deus sejam transbordantes em nossa vida!

Que Maria, Mãe e Senhora Nossa, nos ensine a viver a dinâmica do Reino de Deus!

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.