Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (Mq 5,1-4a)

Leitura do Livro do Profeta Miqueias.

Assim diz o Senhor: 1“Tu, Belém de Éfrata, pequenina entre os mil povoados de Judá, de ti há de sair aquele que dominará em Israel; sua origem vem de tempos remotos, desde os dias da eternidade. 2Deus deixará seu povo ao abandono, até ao tempo em que uma mãe der à luz; e o resto de seus irmãos se voltará para os filhos de Israel. 3Ele não recuará, apascentará com a força do Senhor e com a majestade do nome do Senhor seu Deus; os homens viverão em paz, pois ele agora estenderá o poder até aos confins da terra, 4ae ele mesmo será a Paz”.

— Palavra do Senhor.

— Graças a Deus.

Responsório (Sl 70)

— Exulto de alegria no Senhor.

— Exulto de alegria no Senhor.

— Sois meu apoio desde antes que eu nascesse, desde o seio maternal, o meu amparo: para vós o meu louvor eternamente!

— Uma vez que confiei no vosso amor, meu coração, por vosso auxílio, rejubile, e que eu vos cante pelo bem que me fizestes!

Evangelho (Mt 1,1-16.18-23)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor.
1Livro da origem de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão. 2Abraão gerou Isaac; Isaac gerou Jacó; Jacó gerou Judá e seus irmãos. 3Judá gerou Farés e Zara, cuja mãe era Tamar. Farés gerou Esrom; Esrom gerou Aram; 4Aram gerou Aminadab; Aminadab gerou Naasson; Naasson Gerou Salmon; 5Salmon gerou Booz, cuja mãe era Raab. Booz gerou Obed, cuja mãe era Rute. Obed gerou Jessé. 6Jessé gerou o rei Davi. Davi gerou Salomão, daquela que tinha sido a mulher de Urias. 7Salomão gerou Roboão; Roboão gerou Abias; Abias gerou Asa; 8Asa gerou Josafá; Josafá gerou Jorão; Jorão gerou Ozias; 9Ozias gerou Jotão; Jotão gerou Acaz; Acaz gerou Ezequias; 10Ezequias gerou Manassés; Manassés gerou Amon; Amon gerou Josias. 11Josias gerou Jeconias e seus irmãos, no tempo do exílio na Babilônia. 12Depois do exílio na Babilônia, Jeconias gerou Salatiel; Salatiel gerou Zorobabel; 13Zorobabel gerou Abiud; Abiud gerou Eliaquim; Eliaquim gerou Azor; 14Azor gerou Sadoc; Sadoc gerou Aquim; Aquim gerou Eliud; 15Eliud gerou Eleazar; Eleazar gerou Mató; Mató gerou Jacó. 16Jacó gerou José, o esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado o Cristo. 18A origem de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, e, antes de viverem juntos, ela ficou grávida pela ação do Espírito Santo. 19José, seu marido, era justo e, não querendo denunciá-la, resolveu abandonar Maria, em segredo. 20Enquanto José pensava nisso, eis que o anjo do Senhor apareceu-lhe, em sonho, e lhe disse: "José, Filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo. 21Ela dará à luz um filho, e tu lhe darás o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados". 22Tudo isso aconteceu para se cumprir o que o Senhor havia dito pelo profeta: 23"Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho. Ele será chamado pelo nome de Emanuel, que significa: Deus está conosco".

— Palavra da Salvação.                       

— Glória a vós, Senhor.

Ouça a Homilia

Aprendamos com Maria a corresponder à graça de Deus

 “Jacó gerou José, o esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado o Cristo” (Mateus 1,16).

Hoje, temos a graça de celebrar a Natividade de Nossa Senhora, o dia que a Virgem Maria nasceu. A filha de Ana e Joaquim, a filha de Jessé, filha de Davi, a filha de Deus; aquela que o próprio Deus escolheu para ser a mãe do Filho Seu. Hoje, celebramos o nascimento daquela que, ainda concebida no ventre de sua mãe, foi livre da mancha do pecado original. Celebramos, hoje, o nascimento d’Aquela que gerou no seu ventre o Salvador de toda a humanidade, por isso, celebramos com louvores o dia em que nasceu a Virgem Maria.

Gostamos tanto de celebrar o nosso aniversário; e celebrar o aniversário significa celebrar a vida; o significado e a importância que a nossa vida tem. Celebrar o dia do nosso nascimento é celebrar a nossa missão no mundo, a responsabilidade que temos no mundo onde estamos. Por isso, celebrando hoje o nascimento da Virgem Maria, estamos nos voltando para o significado daquilo que foi sua vida, uma vida rica de graça, de dádiva divina, mas uma vida rica de correspondência à graça dada.

Maria não teve uma vida fácil, não teve uma vida simples, pelo contrário, a vida foi muito exigente com Ela, desde o momento em que foi escolhida e designada por Deus para ser a Mãe de Jesus. Os tormentos bateram à sua porta; e, a todos eles, Ela respondeu com a graça que a acompanha, desde o momento de sua concepção.

Peçamos a Maria que nos dê também a graça de correspondemos às graças que Deus nos concede nessa vida

Maria foi portadora da graça, foi Aquela que correspondeu à graça que de Deus recebeu. Quando nós a saudamos “cheia de graça”, como o anjo Gabriel a saudou, a cumprimentou, estamos realmente olhando a graça de Deus que está atuando na vida d’Ela, do mérito de ser a Mãe de Jesus, ao mérito de se tornar a primeira discípula de Jesus, ao mérito de ser Aquela que ouvia a Palavra de Deus e a colocou em prática na sua vida. Não são méritos humanos, aqui é uma vida que corresponde aos méritos divinos, é a mulher sábia que sabe multiplicar a graça, é a mulher sábia que corresponde à graça.

Deus agraciou você, por isso, olhemos hoje para a Virgem Maria e peçamos a Ela que nos dê também a graça de correspondemos às graças que Deus nos concede nesta vida, para que a nossa vida seja uma eterna ação de graças ao Senhor da vida.

Bendito seja Deus que nos deu a Virgem Maria! Bendito seja Deus que nos dá Maria como Mãe, a Senhora e medianeira de todas as graças.

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. Contato: padrerogercn@gmail.com – Faceboo

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.