Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (Gn 3,9-15.20)

Leitura do Livro do Gênesis:

9O Senhor chamou Adão, dizendo: “Onde estás?” 10E ele respondeu: “Ouvi tua voz no jardim, e fiquei com medo porque estava nu; e me escondi”.

11Disse-lhe o Senhor Deus: “E quem te disse que estavas nu? Então comeste da árvore, de cujo fruto te proibi comer?”

12Adão disse: “A mulher que tu me deste por companheira, foi ela que me deu do fruto da árvore, e eu comi”.

13Disse o Senhor Deus à mulher: “Por que fizeste isso?” E a mulher respondeu: “A serpente enganou-me e eu comi”.

14Então o Senhor Deus disse à serpente: “Porque fizeste isso, serás maldita entre todos os animais domésticos e todos os animais selvagens! Rastejarás sobre o ventre e comerás pó todos os dias de tua vida! 15Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a dela. Esta te ferirá a cabeça e tu lhe ferirás o calcanhar”. 20E Adão chamou à sua mulher “Eva”, porque ela é a mãe de todos os viventes.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 97)

— Cantai ao Senhor Deus um canto novo,/ porque ele fez prodígios!

— Cantai ao Senhor Deus um canto novo,/ porque ele fez prodígios!

— Cantai ao Senhor Deus um canto novo,/ porque ele fez prodígios!/ Sua mão e o seu braço forte e santo/ alcançaram-lhe a vitória.

— O Senhor fez conhecer a salvação,/ e às nações, sua justiça;/ recordou o seu amor sempre fiel/ pela casa de Israel.

— Os confins do universo contemplaram/ a salvação do nosso Deus./ Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira,/ alegrai-vos e exultai!

Segunda Leitura (Ef 1,3-6.11-12)

Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios:

3Bendito seja Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo. Ele nos abençoou com toda a bênção do seu Espírito em virtude de nossa união com Cristo, no céu.

4Em Cristo, ele nos escolheu, antes da fundação do mundo, para que sejamos santos e irrepreensíveis sob o seu olhar, no amor.

5Ele nos predestinou para sermos seus filhos adotivos por intermédio de Jesus Cristo, conforme a decisão de sua vontade, 6para o louvor da sua glória e da graça com que ele nos cumulou no seu Bem-amado.

11Nele também nós recebemos a nossa parte. Segundo o projeto daquele que conduz tudo conforme a decisão de sua vontade, nós fomos predestinados 12a sermos, para o louvor de sua glória, os que de antemão colocaram sua esperança em Cristo.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Anúncio do Evangelho (Lc 1,26-38)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós!

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, 26no sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, 27a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi e o nome da Virgem era Maria.

28O anjo entrou onde ela estava e disse: “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!”

29Maria ficou perturbada com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação.

30O anjo, então, disse-lhe: “Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. 31Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. 32Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. 33Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim”.

34Maria perguntou ao anjo: “Como acontecerá isso, se eu não conheço homem algum?”

35O anjo respondeu: “O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus. 36Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril, 37porque para Deus nada é impossível”.

38Maria, então, disse: “Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!” E o anjo retirou-se.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

A exemplo de Maria, trilhemos o caminho da graça

A exemplo de Maria, procuremos, por toda a nossa vida, trilhar o caminho da graça, da mulher nova e da vida nova

“Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!” (Lucas 1,28).

Solenemente, a Igreja celebra, em todo o mundo, a Imaculada Conceição de Maria. Quando proclamamos e exclamamos que ela [Maria] é a Imaculada Conceição, estamos entendendo aquilo que Deus fez nela desde o momento em que foi concebida no ventre da sua mãe. Uma vez que para Deus nada é impossível e a Sua graça realiza realmente o impossível na vida humana, Ele quis que a Mãe do Seu Filho fosse santa, sem pecado desde o momento da sua concepção.

Mistério profundo, belo, admirável, mas que, ao mesmo tempo, mostra-nos o tamanho da responsabilidade que Deus concedeu a ela. Maria, na verdade, é a nova Eva, assim como Cristo é o novo Adão, e a Igreja um novo paraíso no qual os homens são salvos.

Maria representa para nós aquilo que Deus desejou, ansiou para a primeira mulher, apenas que Eva não soube corresponder à graça recebida, ao dom que lhe foi dado do alto. Ela [Eva] nasceu e veio de Deus sem pecado, mas diante da tentação e do tentador sucumbiu. Não basta nascer sem nenhum pecado, o mais importante é perseverar, preservar-se e manter-se longe do pecado.

Maria foi forte, empenhada, foi toda a vida voltada para essa graça recebida. Quando o anjo a cumprimentou, ao mesmo tempo revelou o que ela é: plena de graça. A plenitude da graça está nela, porque não se encontrou nesta mulher espaço algum para o pecado e desobediência a Deus.

Amados irmãos e irmãs, olhemos hoje para o exemplo da bem-aventurada, sempre Virgem Maria; olhemos para seus passos, para sua vida, entrega, consagração e fidelidade. Que a sua Imaculada Conceição seja para nós sinal de esperança, purificação e renovação interior.

Que Deus liberte a nossa vida dos caminhos do pecado, que desvie nossa vida daquilo que macula a nossa alma e nos dê, a exemplo da Virgem Maria, a convicção de que não precisamos ser como Eva e trilharmos o caminho do pecado. A exemplo de Maria, procuremos, por toda a nossa vida, trilhar o caminho da graça, da mulher nova e da vida nova!

Maria, que a sua Imaculada Conceição brilhe sobre nós!

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.