Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (Is 49,8-15)

Leitura do Livro do Profeta Isaías.

8Isto diz o Senhor: 'Eu atendo teus pedidos com favores e te ajudo na obra de salvação; preservei-te para seres elo de aliança entre os povos, para restaurar a terra, para distribuir a herança dispersa; 9para dizer aos que estão presos: 'Saí!` e aos que estão nas trevas: 'Mostrai-vos'. E todos se alimentam pelas estradas e até nas colinas estéreis se abastecem; 10não sentem fome nem sede, não os castiga nem o calor nem o sol, porque o seu protetor toma conta deles e os conduz às fontes d'água. 11Farei de todos os montes uma estrada e os meus caminhos serão nivelados. 12Eis que estão vindo de longe, uns chegam do Norte e do lado do mar, e outros, da terra de Sinim'. 13Louvai, ó céus, alegra-te, terra; montanhas, fazei ressoar o louvor, porque o Senhor consola o seu povo e se compadece dos pobres. 14Disse Sião: 'O Senhor abandonou-me, o Senhor esqueceu-se de mim!' 15Acaso pode a mulher esquecer-se do filho pequeno, a ponto de não ter pena do fruto de seu ventre? Se ela se esquecer, eu, porém, não me esquecerei de ti.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 144)

— Misericórdia e piedade é o Senhor.
— Misericórdia e piedade é o Senhor.

— Misericórdia e piedade é o Senhor, ele é amor, é paciência, é compaixão. O Senhor é muito bom para com todos, sua ternura abraça toda criatura.— O Senhor é amor fiel em sua palavra, é santidade em toda obra que ele faz. Ele sustenta todo aquele que vacila e levanta todo aquele que tombou.
— É justo o Senhor em seus caminhos, é santo em toda obra que ele faz. Ele está perto da pessoa que o invoca, de todo aquele que o invoca lealmente.

Evangelho (Jo 5,17-30)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 17Jesus respondeu aos judeus: 'Meu Pai trabalha sempre, portanto também eu trabalho'. 18Então, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque, além de violar o sábado, chamava Deus o seu Pai, fazendo-se, assim, igual a Deus.
19Tomando a palavra, Jesus disse aos judeus:'Em verdade, em verdade vos digo, o Filho não pode fazer nada por si mesmo; ele faz apenas o que vê o Pai fazer. O que o Pai faz, o Filho o faz também. 20O Pai ama o Filho e lhe mostra tudo o que ele mesmo faz. E lhe mostrará obras maiores ainda, de modo que ficareis admirados.
21Assim como o Pai ressuscita os mortos e lhes dá a vida, o Filho também dá a vida a quem ele quer.

22De fato, o Pai não julga ninguém, mas ele deu ao Filho o poder de julgar, 23para que todos honrem o Filho, assim como honram o Pai. Quem não honra o Filho, também não honra o Pai que o enviou.
24Em verdade, em verdade vos digo, quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou, possui a vida eterna. Não será condenado, pois já passou da morte para a vida. 25Em verdade, em verdade, eu vos digo: está chegando a hora, e já chegou, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus e os que a ouvirem, viverão. 26Porque, assim como o Pai possui a vida em si mesmo, do mesmo modo concedeu ao Filho possuir a vida em si mesmo. 27Além disso, deu-lhe o poder de julgar, pois ele é o Filho do Homem. 28Não fiqueis admirados com isso, porque vai chegar a hora, em que todos os que estão nos túmulos ouvirão a voz do Filho e sairão: 29aqueles que fizeram o bem, ressuscitarão para a vida; e aqueles que praticaram o mal, para a condenação.
30Eu não posso fazer nada por mim mesmo. Eu julgo conforme o que escuto, e meu julgamento é justo, porque não procuro fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Estendamos nossas mãos para ajudar o próximo

Sejamos as mãos de Jesus para quem precisa d’Ele, para quem tenta chegar até o coração de Deus, mas sozinho não consegue

“O doente respondeu: ‘Senhor, não tenho ninguém que me leve à piscina quando a água é agitada. Quando estou chegando, outro entra na minha frente’” (João 5,7).

Esse homem da Palavra encontrava-se enfermo há 38 anos e ninguém fazia nada por ele, ninguém dava atenção à sua enfermidade, não lhe davam vez nem oportunidade.

Ele até ia ao encontro daquela água que tinha a graça de purificá-lo, lavá-lo e curá-lo, mas ninguém o ajudava. Cada um pensava em si, na sua cura, no seu resgate, naquilo de que necessitavam, mas ninguém se preocupava com aquele homem. Afinal, há 38 anos ele tentava ser curado, ajudado, tentava chegar à fonte de água para nela ser purificado.

Amados irmãos, em nossa caminhada de fé vamos em busca de Deus, das Suas graças, da Sua bênção, mas não podemos ir sozinhos, precisamos levar os outros conosco e, mais ainda, ser uma mão estendida para ajudar aqueles que não têm ajuda, para socorrer aqueles que não podem e não conseguem chegar até Jesus. Muitas vezes, deixamos para trás quem não consegue caminhar de acordo com nosso passo, não tem a agilidade que nós temos.

Não podemos ter uma fé egoísta nem pensarmos somente em nós. A fé anda de mãos juntas com a caridade, não é possível ter a maior fé do mundo se a caridade não caminhar junto dela. Por isso, a fé que temos em Deus eleva os nossos sentimentos de amor e caridade, de cuidado e responsabilidade, de solidariedade para com a dor, o sofrimento e a necessidade que o irmão tem.

Estenda a sua mão e vá ao encontro de quem precisa dela. Não viva sua fé de forma egoísta, pois quando vivida de forma egoísta, nunca será saciada, satisfeita e realizada. A fé que não nos transforma em pessoas caridosas, humanas, em pessoas solidárias com o próximo, é egoísta e engessada. A fé que recebemos de Deus nos leva a cuidar uns dos outros!

Que ninguém fique para trás, que ninguém se sinta pisoteado e esquecido, porque os que estão à frente deixaram alguns para trás. O bom Jesus é aquele que veio buscar não os que estão à frente e, sim, aqueles que estão lá trás precisando de socorro, auxílio e de uma mão amiga!

Sejamos as mãos de Jesus para quem precisa d’Ele, para alguém que tenta chegar até o coração de Deus, mas sozinho não consegue!

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova - https://www.facebook.com/rogeraraujo.cn

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.