Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (Est 4,17n.p-r.aa-bb.gg-hh)

Leitura do Livro de Ester.

Naqueles dias, 17na rainha Ester, temendo o perigo de morte que se aproximava, buscou refúgio no Senhor. 17pProstrou-se por terra desde a manhã até o anoitecer, juntamente com suas servas, e disse: 17q“Deus de Abraão, Deus de Isaac e Deus de Jacó, tu és bendito. Vem em meu socorro, pois estou só e não tenho outro defensor fora de ti, Senhor, 17rpois eu mesma me expus ao perigo. 17aaSenhor, eu ouvi, dos livros de meus antepassados, que tu libertas, Senhor, até o fim, todos os que te são caros.

17bbAgora, pois, ajuda-me, a mim que estou sozinha e não tenho mais ninguém senão a ti, Senhor meu Deus. 17ggVem, pois, em auxílio de minha orfandade. Põe em meus lábios um discurso atraente, quando eu estiver diante do leão, e muda o seu coração para que odeie aquele que nos ataca, para que este pereça com todos os seus cúmplices. 17hhE livra-nos da mão de nossos inimigos. Transforma nosso luto em alegria e nossas dores em bem-estar”.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 137)

— Naquele dia em que gritei, vós me escutastes, ó Senhor!

— Naquele dia em que gritei, vós me escutastes, ó Senhor!

— Ó Senhor, de coração eu vos dou graças, porque ouvistes as palavras dos meus lábios! Perante os vossos anjos vou cantar-vos e ante o vosso templo vou prostrar-me.

— Eu agradeço vosso amor, vossa verdade, porque fizestes muito mais que prometestes; naquele dia em que gritei, vós me escutastes e aumentastes o vigor da minha alma.

— Estendereis o vosso braço em meu auxílio e havereis de me salvar com vossa destra. Completai em mim a obra começada; ó Senhor, vossa bondade é para sempre! Eu vos peço: não deixeis inacabada esta obra que fizeram vossas mãos!

Evangelho (Mt 7,7-12)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Pedi e vos será dado! Procurai e achareis! Batei e a porta vos será aberta! 8Pois todo aquele que pede recebe; quem procura encontra; e a quem bate a porta será aberta.

9Quem de vós dá ao filho uma pedra, quando ele pede um pão? 10Ou lhe dá uma cobra, quando ele pede um peixe? 11Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar coisas boas a vossos filhos, quanto mais vosso Pai que está nos céus dará coisas boas aos que lhe pedirem! 12Tudo quanto quereis que os outros vos façam, fazei também a eles. Nisto consiste a Lei e os Profetas”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Abramos a porta do nosso coração para Jesus

Abramos a porta para que Ele entre, faça morada e permaneça conosco

“Pedi e vos será dado! Procurai e achareis! Batei e a porta vos será aberta!” (Mateus 7, 7).

Estamos sempre procurando algo para nos preencher, para satisfazer as nossas insatisfações com a vida, com as coisas, com o mundo. Mas, infelizmente, o motivo de nossas insatisfações, tristezas e infelicidades é porque estamos batendo em portas erradas, procurando no lugar errado; estamos procurando felicidade onde não há felicidade, estamos atrás de fantasias.

A Quaresma vem logo após o carnaval, e veja que o carnaval acabou sendo a “festa das fantasias”, as fantasias mais luxuosas possíveis! A palavra “fantasia” nos remete, justamente, àquilo que é enganoso, aquilo que ilude, que provoca um deslumbramento nos olhos e parece bonito, porque a pessoa nem tira os olhos daquilo.

Referindo-me às fantasias dos carnavais da vida, refiro-me a tantas outras fantasias que nos iludem. Passamos boa parte da nossa vida nos iludindo, buscando soluções em lugares que só complicam a nossa vida, buscando sentido em coisas que, na verdade, só tiram o sentido da nossa vida. É por isso que Jesus está nos dizendo: “Pedi e vos será dado!”. Nós, no entanto, temos de saber o que pedir. Desculpe-me, mas se os nossos pedidos não são atendidos, é porque não sabemos primeiro o que devemos pedir.

Precisamos ter consciência daquilo que nós realmente precisamos. Eu não vou pedir para Jesus um carro, vou pedir primeiro juízo para dirigir e saber usar o carro, porque muitos pais deram carros para seus filhos e, depois, esses se tornaram um desastre na vida desses meninos. Nem vou comentar aqui tamanhas tragédias!

O que um pai tem de pedir primeiro é para Deus dar juízo a seus filhos e para si mesmo também. Pedimos primeiro os dons e as graças espirituais, para pensar como vamos usar as coisas materiais. Há casais ou famílias que foram só pedindo coisas materiais, encheram-se de coisas materiais, e essas coisas depois quebraram o elo maior de amor que havia no coração dessa família, desse casal.

Temos que pedir, buscar, bater à porta, mas precisamos também saber em que porta batemos, o que pedimos e buscamos. Porque aquilo que nossa alma, nosso coração e nossa vida precisam, Deus tem para nos dar!

Bata à porta certa, bata à porta do coração de Jesus! Quando você for bater àquela porta, ela já estará aberta, esperando há tanto tempo! Agora é preciso bater e entrar. Não dá para entrar no coração de Jesus e bater em outros corações, porque o coração que nos salva é o d’Ele. O Senhor está escancarado, está aberto para mim e para você, para que entremos em Seu coração e o nosso próprio coração seja curado, restabelecido com saúde, com rigor e sabedoria, a fim de caminharmos nas estradas da vida.

Por isso, é tão importante lembrarmos que, antes de batermos à porta do coração de Deus, Ele já está batendo à porta do nosso coração há muito tempo! Abramos a porta para que Ele entre, faça morada e permaneça conosco!

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção - ova.

https://www.facebook.com/pe.rogeraraujo/?fref=ts

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.