Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (Ez 37,21-28)

Leitura da Profecia de Ezequiel.

21Assim diz o Senhor Deus: “Eu mesmo vou tomar os israelitas do meio das nações para onde foram, vou recolhê-los de toda a parte e reconduzi-los para a sua terra.

22Farei deles uma nação única no país, nos montes de Israel, e apenas um rei reinará sobre todos eles. Nunca mais formarão duas nações, nem tornarão a dividir-se em dois reinos. 23Não se mancharão mais com os seus ídolos e nunca mais cometerão infames abominações. Eu os libertarei de todo o pecado que cometeram em sua infidelidade, e os purificarei. Eles serão o meu povo e eu serei o seu Deus.

24Meu servo Davi reinará sobre eles, e haverá para todos eles um único pastor. Viverão segundo meus preceitos e guardarão minhas leis, pondo-as em prática. 25Habitarão no país que dei a meu servo Jacó, onde moraram vossos pais; ali habitarão para sempre, também eles, com seus filhos e netos, e o meu servo Davi será o seu príncipe para sempre.

26Farei com eles uma aliança de paz, será uma aliança eterna. Eu os estabelecerei e multiplicarei, e no meio deles colocarei meu santuário para sempre. 27Minha morada estará junto deles. Eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo. 28Assim as nações saberão que eu, o Senhor, santifico Israel, por estar o meu santuário no meio deles para sempre”.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Jr 31,10-13)

— O Senhor nos guardará qual pastor a seu rebanho.

— O Senhor nos guardará qual pastor a seu rebanho.

— Ouvi, nações, a palavra do Senhor e anunciai-a nas ilhas mais distantes: “Quem dispersou Israel, vai congregá-lo, e o guardará qual pastor a seu rebanho!”

— Pois, na verdade, o Senhor remiu Jacó e o libertou do poder do prepotente. Voltarão para o monte de Sião, entre brados e cantos de alegria afluirão para as bênçãos do Senhor:

— Então a virgem dançará alegremente, também o jovem e o velho exultarão; mudarei em alegria o seu luto, serei consolo e conforto após a guerra.

Evangelho (Jo 11,45-56)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 45muitos dos judeus que tinham ido à casa de Maria e viram o que Jesus fizera, creram nele. 46Alguns, porém, foram ter com os fariseus e contaram o que Jesus tinha feito. 47Então os sumos sacerdotes e os fariseus reuniram o Conselho e disseram: “Que faremos? Este homem realiza muitos sinais. 48Se deixamos que ele continue assim, todos vão acreditar nele, e virão os romanos e destruirão o nosso Lugar Santo e a nossa nação”.

49Um deles, chamado Caifás, sumo sacerdote em função naquele ano, disse: “Vós não entendeis nada. 50Não percebeis que é melhor um só morrer pelo povo do que perecer a nação inteira?” 51Caifás não falou isso por si mesmo. Sendo sumo sacerdote em função naquele ano, profetizou que Jesus iria morrer pela nação. 52E não só pela nação, mas também para reunir os filhos de Deus dispersos. 53A partir desse dia, as autoridades judaicas tomaram a decisão de matar Jesus.

54Por isso, Jesus não andava mais em público no meio dos judeus. Retirou-se para uma região perto do deserto, para a cidade chamada Efraim. Ali permaneceu com os seus discípulos. 55A Páscoa dos judeus estava próxima. Muita gente do campo tinha subido a Jerusalém para se purificar antes da Páscoa. 56Procuravam Jesus e, ao reunirem-se no Templo, comentavam entre si: “Que vos parece? Será que ele não vem para a festa?”

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Ouça a Homilia

A santidade vem de Deus e toca o coração do ser humano

 “Naquele tempo, os sumos sacerdotes e os fariseus reuniram o Conselho e disseram: ‘Que faremos? Este homem realiza muitos sinais. Se deixamos que Ele continue assim, todos vão acreditar n’Ele, e virão os romanos e destruirão o nosso Lugar Santo e a nossa nação’. Um deles, chamado Caifás, sumo sacerdote em função naquele ano, disse: ‘Vós não entendeis nada. Não percebeis que é melhor um só morrer pelo povo do que perecer a nação inteira?’” (João 11, 47-50).

https://youtu.be/8MYt8crAEQc

Vejam, meus irmãos e minhas irmãs, nós estamos neste tempo de preparação para a Páscoa do Senhor que se aproxima. E Jesus está cada vez mais sendo encurralado: a vida de Jesus vai, pouco a pouco, se afunilando até aquele momento crucial, a sua morte na Cruz.

E esses fariseus, esses Mestres da Lei dizem: “O que faremos?”. A perturbação no interior dessas pessoas que, infelizmente, não aderem à Palavra de Cristo; não entram na dinâmica do Reino de Deus. Eles se assustam e dizem: “Os romanos vão destruir o nosso Lugar Santo”. Vejam, eles têm uma concepção um pouco equivocada sobre o Lugar Santo, pois o lugar é santo porque ali as pessoas estão; ali estão os filhos de Deus.

A santidade está nas pedras, nas construções? A santidade precisa residir nos nossos corações

A santidade está nas pedras, nas construções? A santidade vem de Deus e toca o coração do ser humano. É óbvio que: uma capela; uma igreja; uma catedral; uma basílica; um santuário é um recorte do céu; é um lugar de experiência de fé, isso nós já entendemos; mas a santidade precisa residir nos nossos corações. A presença de Deus, em primeiro lugar, precisa ser acolhida aqui dentro da casa dos nossos corações.

E aqueles homens têm o Lugar Santo, que é o templo, com um temor de que ele venha a ser destruído (e, depois, ele foi) mas justamente por não acolher a pessoa de Jesus e, na pessoa de Jesus, a presença de Deus — vamos tomar um pouco de cuidado porque, muitas vezes, nós podemos nos distrair com as construções e esquecer que a construção mais importante é o coração do ser humano; que o mais importante é a pessoa. E, certamente, o lugar tem de estar associado diretamente a Deus. Se é um belo santuário, onde eu me coloco em oração, o meu coração também precisa ser esse belo santuário, para que os meus irmãos possam morar também nele. E essas pessoas, que estão com Jesus, acabam justificando o mal e o transformando em um bem: ”Então, é melhor que um morra para que não aconteça nada com o nosso Lugar Santo”. A estratégia que eles usam, a do medo, para justificar o mal praticado, isso é muito sério; é muito grave! E, muitas vezes, nós precisamos nos libertar disso.

Então, aparece a figura do sumo sacerdote, Caifás. Ele faz um pronunciamento absurdo! E olha que foi um pronunciamento oficial, pois ele era o sumo sacerdote naquele ano. Vejam a responsabilidade que esse homem perdeu naquele momento, a responsabilidade que ele tinha perante o povo, e ele acabou sendo ali um porta-voz da sentença de Jesus. E tenhamos cuidado com a responsabilidade por aquilo que nós dizemos; a responsabilidade por aquilo nós fazemos, porque nós também somos responsáveis pela edificação dos nossos irmãos.

Porém, o mais bonito é que Jesus pode dar significado até ao maior erro da história. Vejam o pronunciamento que esse sumo sacerdote faz, mas ali estava também a vida de Jesus; porque Jesus morreu para salvar a todos. Na verdade, aquele pronunciamento absurdo se tornou a profecia na vida de Jesus, o Cordeiro de Deus. O que era absurdo: “Mataram o Filho de Deus!”, se tornou redenção para toda a humanidade.

Sobre todos vós, a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. 

Amém!

Padre Donizete Ferreira - Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.