Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (Jn 4,1-11)

Leitura da Profecia de Jonas.

1Este desfecho causou em Jonas profunda mágoa e irritação; 2orou então ao Senhor, dizendo: “Peço-te me ouças, Senhor: não era isto que eu receava, quando ainda estava em minha terra? Por isso, antecipei-me, fugindo para Társis. Sabia que és um Deus benigno e misericordioso, paciente e cheio de bondade, e que facilmente perdoas a punição. 3E agora, Senhor, peço que me tires a minha vida, para mim é melhor morrer do que viver”. 4Disse o Senhor: “Achas que tens boas razões para irar-te?” 5Jonas saiu da cidade e estabeleceu-se na parte oriental e ali fez para si uma cabana, onde repousava à sombra, a ver o que ia acontecer à cidade.

6O Senhor Deus fez nascer uma hera, que cresceu sobre a cabana, para dar sombra à cabeça de Jonas e abrandar seu aborrecimento. E Jonas alegrou-se grandemente por causa da hera. 7Mas, ao raiar do dia seguinte, Deus determinou que um verme atacasse a hera, e ela secou.

8Quando o sol se levantou, mandou Deus do oriente um vento quente; e o sol bateu forte sobre a cabeça de Jonas, que se sentiu desfalecer; teve vontade de morrer, e disse: “Para mim é melhor morrer do que viver”. 9Disse Deus a Jonas: “Achas que tens boas razões para irar-te por esta hera?”

“Sim”, respondeu ele, “tenho razão até para morrer de raiva”. 10O Senhor replicou-lhe: “Tu sofres por causa desta planta, que não te custou trabalho e não fizeste crescer, que nasceu numa noite e na outra morreu. 11E eu não haveria de salvar esta grande cidade de Nínive, em que vivem cento e vinte mil seres humanos, que não sabem distinguir a mão direita da esquerda, e um grande número de animais?”

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 85)

— Ó Senhor, sois amor, paciência e perdão.

— Ó Senhor, sois amor, paciência e perdão.

— Piedade de mim, ó Senhor, porque clamo por vós todo o dia! Animai e alegrai vosso servo, pois a vós eu elevo a minh’alma.

— Ó Senhor, vós sois bom e clemente, sois perdão para quem vos invoca. Escutai, ó Senhor, minha prece, o lamento da minha oração!

— As nações que criastes virão adorar e louvar vosso nome. Sois tão grande e fazeis maravilhas: vós somente sois Deus e Senhor!

Evangelho (Lc 11,1-4)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor.

1Um dia, Jesus estava rezando num certo lugar. Quando terminou, um de seus discípulos pediu-lhe: “Senhor, ensina-nos a rezar, como também João ensinou a seus discípulos”. 2Jesus respondeu: “Quando rezardes, dizei: ‘Pai, santificado seja o teu nome. Venha o teu Reino. 3Dá-nos a cada dia o pão de que precisamos,4e perdoa-nos os nossos pecados, pois nós também perdoamos a todos os nossos devedores; e não nos deixes cair em tentação’”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Ouça a Homilia

A oração é a grande graça da nossa vida

 “Quando terminou, um de seus discípulos pediu-lhe: ‘Senhor, ensina-nos a rezar, como também João ensinou a seus discípulos’” (Lucas 11,1).

A prece, a súplica muito sincera desse discípulo deve ser também a nossa prece, a nossa súplica e o anseio da nossa alma. Até queremos rezar, mas não sabemos, e só quem pode nos ensinar é Aquele que é o modelo da nossa oração.

Jesus, um homem orante, colocava-se na presença do Pai,  dia e noite, para viver essa comunhão de fé, de amor e comunhão intrínseca entre o Pai e o Filho. Já que Ele nos tornou filhos de Deus por adoção, que Jesus também nos ensine a viver a comunhão que viveu com seu Pai, porque, se não vivemos a comunhão com Deus, nos perdemos no meio do mundo, das agitações, das tribulações e de todas as ocupações que temos.

Precisamos aprender a ter comunhão com Deus, e quem pode nos ensinar é Jesus. Precisamos querer rezar, porque a oração é a atitude de alma, do coração, é, inclusive, uma atitude corporal. É decisão de vida querer orar.

Quando decidimos orar, Jesus nos dá o Espírito orante, o Espírito Santo, o Espírito que ora em nós até quando não sabemos orar. Por isso, toda oração é dirigida ao nosso Pai, aquele que é o Pai de cada um de nós.

A oração é atitude de alma, de coração, é, inclusive, atitude corporal. É decisão de vida querer orar

Não podemos deixar de nos colocar nos braços de Deus, no colo do Pai, pois temos essa relação afetiva, filial, amorosa e terna com o nosso Pai. É tudo que precisamos, termos uma relação verdadeiramente amorosa com o nosso Pai.

Engrandecer, santificar, exaltar o nome d’Aquele que é o Senhor Nosso Deus, pedir que o seu Reino esteja entre nós, suplicar, sobretudo, que, a cada dia, possamos viver o perdão, a misericórdia e a reconciliação. Pedir a esse Pai que nos dê o pão necessário, mas esse pão que pedimos ao Pai que não é nosso, não é somente para mim ou para os meus, mas para todos nós.

O Pai nos ensina a partilhar e a perdoar. É esse Pai que nos dará forças para não cairmos e sucumbirmos na tentação que temos na vida.

Supliquemos o dom da oração ao Senhor Nosso Deus. Jesus pede ao Pai por nós. Jesus, dê-nos do Pai um espírito orante, para que façamos da oração a grande graça da nossa vida.

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. Contato: padrerogercn@gmail.com – Facebook

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.