Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (Jl 4,12-21)

Leitura da Profecia de Joel.

Assim fala o Senhor: 12“Levantem-se e ponham-se em marcha os povos, rumo ao Vale de Josafá; ali me sentarei como juiz para julgar todas as nações em redor.

13Tomai a foice, pois a colheita está madura; vinde calcar, que o lagar está cheio: as tinas transbordam, porque grande é a sua malícia. 14Povos e mais povos no Vale da Decisão: o dia do Senhor está próximo no Vale da Decisão.

15Escureceram o sol e a lua e as estrelas perderam o brilho. 16Desde Sião rugirá o Senhor, fará ouvir sua voz desde Jerusalém; tremerão céus e terra, mas o Senhor será refúgio para o seu povo, será a fortaleza dos filhos de Israel.

17Sabereis, então, que eu sou o Senhor, vosso Deus, que habito em Sião, meu santo monte; Jerusalém será lugar sagrado, por onde não mais passarão estranhos.

18Acontecerá naquele dia que os montes farão correr vinho, e as colinas manarão leite; aos regatos de Judá não há de faltar água, e da casa do Senhor brotará uma fonte, que irá alimentar a corrente de Setim.

19O Egito será devastado, e a Iduméia, devastada e deserta, por causa de suas atrocidades contra os filhos de Judá, derramando sangue inocente em suas terras.

20Judá será habitada para sempre, e Jerusalém, por todos os séculos. 21Vingarei meu sangue, não o deixarei sem castigo. O Senhor está habitando em Sião.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 96)— Ó justos, alegrai-vos no Senhor.

— Ó justos, alegrai-vos no Senhor.

— Deus é Rei! Exulte a terra de alegria, e as ilhas numerosas rejubilem! Treva e nuvem o rodeiam no seu trono, que se apoia na justiça e no direito.

— As montanhas se derretem como cera ante a face do Senhor de toda a terra; e assim proclama o céu sua justiça, todos os povos podem ver a sua glória.

— Uma luz já se levanta para os justos, e a alegria, para os retos corações. Homens justos, alegrai-vos no Senhor, celebrai e bendizei seu santo nome!

Evangelho (Lc 11,27-28)— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 27enquanto Jesus falava, uma mulher levantou a voz no meio da multidão e lhe disse: “Feliz o ventre que te trouxe e os seios que te amamentaram”. 28Jesus respondeu: “Muito mais felizes são aqueles que ouvem a palavra de Deus e a põem em prática”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Ouça a Homilia (Pe. Alex Nogueira)

Ouçamos e pratiquemos a Palavra de Deus em nossa vida

 “Muito mais felizes são aqueles que ouvem a palavra de Deus e a põem em prática” (Lucas 11,28).

Enquanto aquela mulher, em alta voz, exaltava o ventre que trouxe Jesus e os seios que O amamentaram, proclamando essa feliz bem-aventurança, porque, de fato, bendita seja Ela, a Virgem Maria, como a própria Isabel a assaltou: “Feliz és tu que trouxeste para mim a mãe do meu salvador”. Então, Maria é feliz, é bendita, Bem-aventurada, é agraciada porque nos trouxe Jesus, mas Ela é muito mais ainda Bem-aventurada e muito mais feliz porque não só trouxe Jesus, mas foi a primeira que escutou Jesus, que viveu e praticou a Palavra d’Ele.

Escutar a Palavra é escutar Deus, é deixar ser guiado, iluminado e direcionado por Deus

Você pode, talvez, dizer assim: “Não tive a graça que Ela teve, porque só ela pode gerar Jesus”, mas todos nós podemos nos tornar tão discípulos de Jesus como Ela. O mérito que é d’Ela é d’Ela, só Ela pode ser a Mãe de Jesus, o Salvador, mas todos nós podemos ser discípulos, escutar a Palavra do Senhor e praticá-la.

A Palavra de Deus vem ao encontro de todos nós, a Palavra de Deus habita no meio de nós, está em nós, o que nós precisamos é acolher e ouvir. Não basta ser cristão, não basta ser um homem religioso, uma mulher religiosa, porque, muitos na época de Jesus também eram religiosos, mas não ouviram, não acolheram e não praticaram a Palavra.

Nós, hoje, podemos, talvez, nos gloriar porque “eu sou cristão”, porque “eu sou discípulo de Jesus”. Isso não é motivo de vanglória, o que é motivo da glória de Deus (porque a glória é toda d’Ele), é quando escutamos a Sua Palavra. Por isso, não conheço exercício espiritual, prática de fé mais importante do que a prática da escuta, na escuta da Palavra, porque, escutar a Palavra é escutar Deus, é deixar ser guiado, iluminado e direcionado por Deus, e, quando nós escutamos, meditamos e ouvimos a Palavra, nós a praticamos, somos de verdade felizes e bem-aventurados discípulos de Jesus.

Que a graça de Deus nos ilumine a cada dia para ouvirmos a Sua Palavra e a praticarmos em nossa vida!

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. Contato: padrerogercn@gmail.com – Facebook

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.