Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (Is 40,25-31)

Leitura do Livro do Profeta Isaías.

25“Com quem haveis de me comparar, e a quem seria eu igual?” – fala o Santo. 26Levantai os olhos para o alto e vede: Quem criou tudo isto? – Aquele que expressa em números o exército das estrelas e a cada uma chama pelo nome: tal é a grandeza e força e poder de Deus que nenhuma delas falta à chamada. 27Então, por que dizes, Jacó, e por que falas, Israel: “Minha vida ocultou-se da vista do Senhor e meu julgamento escapa ao do meu Deus?” 28Acaso ignoras, ou não ouviste? O Senhor é o Deus eterno que criou os confins da terra; ele não falha nem se cansa, insondável é sua sabedoria; 29ele dá coragem ao desvalido e aumenta o vigor do mais fraco. 30Cansam-se as crianças e param, os jovens tropeçam e caem, 31mas os que esperam no Senhor renovam suas forças, criam asas como as águias, correm sem se cansar, caminham sem parar.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 102)

— Bendize, ó minha alma, ao Senhor.

— Bendize, ó minha alma, ao Senhor.

— Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e todo o meu ser, o seu santo nome! Bendize, ó minha alma, ao Senhor, não te esqueças de nenhum de seus favores!

— Pois ele te perdoa toda culpa e cura toda a tua enfermidade; da sepultura ele salva a tua vida e te cerca de carinho e compaixão;

— O Senhor é indulgente, é favorável, é paciente, é bondoso e compassivo, não nos trata como exigem nossas faltas, nem nos pune em proporção às nossas culpas.

Evangelho (Mt 11,28-30)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, tomou Jesus a palavra e disse: 28“Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso. 29Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e vós encontrareis descanso. 30Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Em Deus encontramos descanso e cura para nosso coração

Quanto mais formos dóceis a Deus e humildes de alma, mais encontraremos descanso e cura para nosso coração e nossas aflições

“Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso” (Mateus 11,28).

Jesus está nos convidando, está olhando no mais fundo dos nossos olhos e dizendo a cada um de nós: “Não se deixe oprimir pelo cansaço, pelas fadigas da vida, nem se deixe sucumbir pelo peso do fardo. Mas vinde a mim, ao meu coração, vinde aos meus braços, vinde estar diante de mim apresentando o vosso cansaço, a vossa fadiga e o fardo que leva sobre si!”.

Sabe, meus irmãos, escutamos tantas vezes alguém dizer: “Como estou cansado! Eu não aguento mais! Que vida dura! Que vida difícil! A minha vida está um fardo de dar dó e ter misericórdia!”.

Deus tem dó, misericórdia e compaixão. Ele sabe aquilo que nos oprime e nos cansa; Ele quer carregar os nossos fardos. Não é que não teremos mais responsabilidades ou compromissos, não é que não passaremos mais por dificuldades, não é que não sentiremos mais cansaço ou não ficaremos mais enfadonhos com a vida. Mas não podemos carregar sozinhos o tamanho do peso que cai sobre os nossos ombros.

É Jesus quem está dizendo: ‘Vinde ao meu coração, tomai sobre vos o meu julgo, aprendei de mim o remédio para curar tamanha dor, aflição, fadiga’.

O remédio do coração de Jesus é a mansidão e a humildade! Quanto mais nos submetermos em ser mansos, dóceis a Deus, humildes de alma, mais encontraremos descanso e cura para o nosso coração e nossas aflições.

Aprendamos que em Deus o julgo se torna suave e o fardo leve, desde que a cada dia saibamos ser dóceis e obedientes a Deus. E não deixemos o orgulho tornar enfadonho demais a vida de cada um de nós.
Que a soberba saia da nossa frente e a humildade divina conduza os nossos passos!

Deus abençoe você!

(Canção Nova)

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.