Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (Is 40,25-31)

Leitura do Livro do Profeta Isaías.

25“Com quem haveis de me comparar, e a quem seria eu igual?” – fala o Santo. 26Levantai os olhos para o alto e vede: Quem criou tudo isto? – Aquele que expressa em números o exército das estrelas e a cada uma chama pelo nome: tal é a grandeza e força e poder de Deus que nenhuma delas falta à chamada. 27Então, por que dizes, Jacó, e por que falas, Israel: “Minha vida ocultou-se da vista do Senhor e meu julgamento escapa ao do meu Deus?” 28Acaso ignoras, ou não ouviste? O Senhor é o Deus eterno que criou os confins da terra; ele não falha nem se cansa, insondável é sua sabedoria; 29ele dá coragem ao desvalido e aumenta o vigor do mais fraco. 30Cansam-se as crianças e param, os jovens tropeçam e caem, 31mas os que esperam no Senhor renovam suas forças, criam asas como as águias, correm sem se cansar, caminham sem parar.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Salmo Responsorial (Sl 102)

— Bendize, ó minha alma, ao Senhor.

— Bendize, ó minha alma, ao Senhor.

— Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e todo o meu ser, seu santo nome! Bendize, ó minha alma, ao Senhor, não te esqueças de nenhum de seus favores!

— Pois ele te perdoa toda culpa e cura toda a tua enfermidade; da sepultura ele salva a tua vida e te cerca de carinho e compaixão.

— O Senhor é indulgente, é favorável, é paciente, é bondoso e compassivo. Não nos trata como exigem nossas faltas, nem nos pune em proporção às nossas culpas.

Evangelho (Mt 11,28-30)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, tomou Jesus a palavra e disse: 28“Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso. 29Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e vós encontrareis descanso. 30Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Ouça a Homilia

Refugiemos o nosso coração em Jesus

 “Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso” (Mateus 11,28).

Jesus está olhando para mim e para você, dizendo: “Vinde a mim”. Vir até Jesus é ir, de fato, ao encontro do Senhor. E por que precisamos ir ao encontro do Senhor? Porque todos nós estamos cansados, fatigados, todos nós estamos carregando pesos nesta vida, e precisamos de descanso.

Sabe, nós, muitas vezes, não damos valor ao descanso ou o entendemos de forma errada. Achamos que descansar é deixar o que estamos fazendo simplesmente para nos distrair, para fazer algo diferente. É importante, é o descanso social, é o descanso das obrigações, mas existe um descanso muito mais profundo e necessário: o descanso da alma, do espírito, do coração, é o descanso mental que nós pouquíssimas vezes concedemos a nós mesmos.

Sempre chamo as pessoas a dizerem: descanse a mente, não pense em nada, não deixe a mente sobrecarregada, pesada, porque a vida se torna muito mais pesada, tornamo-nos muito mais doentes e desgastados porque deixamos a mente sempre sobrecarregada.

Jesus quer o nosso coração curado, transformado e descansado

A pessoa está ali sentada no banco da igreja para rezar, e a mente está ali voando, a mente está preocupada e tensionada pelas inquietações da vida. Até na hora de dormir, que é a hora do descanso inteiro da pessoa, não é descanso só do corpo não: “Vou descansar meu corpo”, mas vou descansar meu ser. Como é importante dormir em Deus, como é importante mergulhar em Deus, porque quando descansamos n’Ele somos refeitos, restaurados, curados e libertos.

Precisamos nos refugiar no coração de Jesus para que Ele possa nos curar com a Sua mansidão e humildade, porque somos muito agitados, orgulhosos, teimosos e vaidosos. E todos esses ingredientes fazem de nós pessoas cansadas e fatigadas. Estamos disputando, brigando, questionando, colocando-nos uns contra os outros, estamos nos decepcionando facilmente com as realidades e, por causa disso, a alma se cansa; e então experimentamos a decepção, a frustração, a falta de animação. Mas em Deus encontramos a restauração.

Coloque hoje em Jesus o seu coração. Ele quer o nosso coração curado, transformado e descansado.

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. Contato: padrerogercn@gmail.com – Facebook

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.