Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (1Rs 19,9a.11-16)

Leitura do Primeiro Livro dos Reis.

Naqueles dias, ao chegar a Horeb, o monte de Deus, 9ao profeta Elias entrou numa gruta, onde passou a noite. E eis que a palavra do Senhor lhe foi dirigida nestes termos: 11“Sai e permanece sobre o monte diante do Senhor, porque o Senhor vai passar”. Antes do Senhor, porém, veio um vento impetuoso e forte, que desfazia as montanhas e quebrava os rochedos. Mas o Senhor não estava no vento. Depois do vento houve um terremoto. Mas o Senhor não estava no terremoto.

12Passado o terremoto, veio um fogo. Mas o Senhor não estava no fogo. E depois do fogo ouviu-se um murmúrio de uma leve brisa. 13Ouvindo isto, Elias cobriu o rosto com o manto, saiu e pôs-se à entrada da gruta. Ouviu, então, uma voz que dizia: “Que fazes aqui, Elias?” 14Ele respondeu: “Estou ardendo de zelo pelo Senhor, Deus todo-poderoso, porque os filhos de Israel abandonaram tua aliança, demoliram teus altares e mataram à espada teus profetas. Só eu escapei. Mas, agora, também querem matar-me”.

15O Senhor disse-lhe: “Vai e toma o teu caminho de volta, na direção do deserto de Damasco. Chegando lá, ungirás Hazael como rei da Síria. 16Unge também a Jeú, filho de Namsi, como rei de Israel, e a Eliseu, filho de Safat, de Abel-Meula, como profeta em teu lugar.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 26)

— Senhor, é vossa face que eu procuro!

— Senhor, é vossa face que eu procuro!
— Senhor, ouvi a voz do meu apelo, atendei por compaixão! Meu coração fala convosco confiante, é vossa face que eu procuro.

— Não afasteis em vossa ira o vosso servo, sois vós o meu auxílio! Não me esqueçais nem me deixeis abandonado, meu Deus e Salvador!

— Sei que a bondade do Senhor eu hei de ver na terra dos viventes. Espera no Senhor e tem coragem, espera no Senhor!

Evangelho (Mt 5,27-32)
— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 27“Ouvistes o que foi dito: ‘Não cometerás adultério’. 28Eu, porém, vos digo: Todo aquele que olhar para uma mulher, com desejo de possuí-la, já cometeu adultério com ela no seu coração. 29Se o teu olho direito é para ti ocasião de pecado, arranca-o e joga-o para longe de ti! De fato, é melhor perder um de teus membros, do que todo o teu corpo ser jogado no inferno.

30Se a tua mão direita é para ti ocasião de pecado, corta-a e joga-a para longe de ti! De fato, é melhor perder um dos teus membros, do que todo o teu corpo ir para o inferno.

31Foi dito também: ‘Quem se divorciar de sua mulher, dê-lhe uma certidão de divórcio’. 32Eu, porém, vos digo: Todo aquele que se divorcia de sua mulher, a não ser por motivo de união irregular, faz com que ela se torne adúltera; e quem se casa com a mulher divorciada comete adultério”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Ouça a Homilia

Deus conhece todas as intenções do seu coração

 “Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: ‘Ouvistes o que foi dito: Não cometerás adultério. Eu, porém, vos digo: Todo aquele que olhar para uma mulher, com desejo de possuí-la, já cometeu adultério com ela no seu coração’” (Mateus 5,27-28).

Veja, meus irmãos e minhas irmãs, a Palavra do Senhor, neste Evangelho de hoje, quer nos ajudar a educar as intenções do coração. Que tarefa difícil é educar as intenções do coração, justamente aquelas coisas mais interiores, aquelas coisas mais profundas que escondemos, que só nós sabemos e só Deus sabe.

Muitas vezes, o exterior diz uma coisa, mas o interior vive outra completamente diferente. Então, a Palavra de Deus quer nos educar nas intenções do nosso coração, porque, diante de Deus, o que conta é aquilo que não se vê. Por quê? Porque Deus vê o coração, Deus sabe das nossas intenções, Ele sabe dos nossos sentimentos mais secretos, Ele sabe daquilo que está escondido lá dentro, e só nós temos conhecimento.

Por isso a Deus interessa mais o que está dentro de você, o que está dentro de mim, do meu coração. E, hoje, pela força da Sua Palavra, Ele quer educar essas intenções do nosso coração, por isso a necessidade de reconciliar o externo com o interno, aquilo que nós expressamos com aquilo que está dentro de nós; reconciliar essas duas coisas. É aquele antigo drama do sentir e do consentir.

A Palavra do Senhor, neste Evangelho de hoje, quer nos ajudar a educar as intenções do coração

O primeiro não é o pecado, porque não temos a capacidade de lidar com o que nós sentimos, mas o segundo sim, porque é o consentimento. Quando aplico a minha vontade, quando livremente posso escolher aderir ou não àquele sentimento, por isso esse drama, essa luta, muitas vezes, está dentro de nós.

Ser assaltado por pensamentos e sentimentos não é pecado, mas agora assaltar os outros através de pensamentos e sentimentos, isso sim é pecado. E precisamos corrigir isso em nós, precisamos pedir a graça de Deus. Que a nossa vida não seja realmente vivida nesse ambiente, nesse drama. Por isso essa batalha espiritual que precisamos travar dentro de cada um de nós; a necessidade da vigilância interior, vigiar os nossos sentimentos e pensamentos para que a vontade sempre prevaleça e nós possamos externar aquilo que está dentro de nós, toda a bondade e toda a graça de Deus presente nos nossos corações.

Sobre todos vós, a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Padre Donizete Ferreira  - Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.