Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Leitura da Profecia de Joel.

Assim fala o Senhor: 12“Levantem-se e ponham-se em marcha os povos, rumo ao Vale de Josafá; ali me sentarei como juiz para julgar todas as nações em redor.

13Tomai a foice, pois a colheita está madura; vinde calcar, que o lagar está cheio: as tinas transbordam, porque grande é a sua malícia. 14Povos e mais povos no Vale da Decisão: o dia do Senhor está próximo no Vale da Decisão.

15Escureceram o sol e a lua e as estrelas perderam o brilho. 16Desde Sião rugirá o Senhor, fará ouvir sua voz desde Jerusalém; tremerão céus e terra, mas o Senhor será refúgio para o seu povo, será a fortaleza dos filhos de Israel.

17Sabereis, então, que eu sou o Senhor, vosso Deus, que habito em Sião, meu santo monte; Jerusalém será lugar sagrado, por onde não mais passarão estranhos.

18Acontecerá naquele dia que os montes farão correr vinho, e as colinas manarão leite; aos regatos de Judá não há de faltar água, e da casa do Senhor brotará uma fonte, que irá alimentar a corrente de Setim.

19O Egito será devastado, e a Iduméia, devastada e deserta, por causa de suas atrocidades contra os filhos de Judá, derramando sangue inocente em suas terras.

20Judá será habitada para sempre, e Jerusalém, por todos os séculos. 21Vingarei meu sangue, não o deixarei sem castigo. O Senhor está habitando em Sião.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 96)

— Ó justos, alegrai-vos no Senhor.

— Ó justos, alegrai-vos no Senhor.

— Deus é Rei! Exulte a terra de alegria, e as ilhas numerosas rejubilem! Treva e nuvem o rodeiam no seu trono, que se apoia na justiça e no direito.

— As montanhas se derretem como cera ante a face do Senhor de toda a terra; e assim proclama o céu sua justiça, todos os povos podem ver a sua glória.

— Uma luz já se levanta para os justos, e a alegria, para os retos corações. Homens justos, alegrai-vos no Senhor, celebrai e bendizei seu santo nome!

Evangelho (Lc 11,27-28)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 27enquanto Jesus falava, uma mulher levantou a voz no meio da multidão e lhe disse: “Feliz o ventre que te trouxe e os seios que te amamentaram”. 28Jesus respondeu: “Muito mais felizes são aqueles que ouvem a palavra de Deus e a põem em prática”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Feliz é aquele que ouve a Palavra e a coloca em prática

Se você busca felicidade e um sentido para sua vida, o Senhor da Vida está dizendo que a felicidade se encontra em ouvir a Sua Palavra e ter a graça de colocá-la em prática

“Muito mais felizes são aqueles que ouvem a palavra de Deus e a põem em prática.” (Lucas 11, 28)

Quando olhamos para Maria, a mãe de Jesus, imaginamos que a grande felicidade dela foi ter gerado Jesus, por tê-Lo trazido para perto de nós. E digo que a felicidade dela foi imensa, a responsabilidade maior ainda, de ser a portadora do Filho de Deus para nós.

Mas, a felicidade plena que Maria experimentou foi de, primeiro, ouvir seu filho, ouvir a Palavra de Deus encarnada. E uma vez que ouvia, colocava em prática a Palavra de Deus; a Palavra ensinada era também a Palavra por ela vivida.

Não existe graça ou felicidade maior do que essas duas realidades. A primeira delas é a graça de ouvir a Palavra de Deus. Ela [a Palavra de Deus] preenche o nosso coração, alimenta a nossa alma, traz contentamento ao nosso ser, porque o próprio Deus está falando conosco.

Sinta-se feliz, um privilegiado, um agraciado por Deus, porque você pode ouvir a Sua Palavra. Muitos desejaram no passado, muitos desejam no presente, muitos têm anseio de escutar uma palavra de vida, uma palavra de salvação, uma palavra de restauração, uma palavra que traz vida nova. Mas, veja que esta palavra não chega a todos. Uma vez que ela chega ao seu coração, sinta-se feliz, um privilegiado, porque a Palavra eterna de Deus chegou até você.

Mas, aquilo que é causa de felicidade, de alegria para nós é, ao mesmo tempo, responsabilidade, porque quem ouve tem a missão de colocar em prática. Aqueles que não ouvem precisam colocar em prática a partir do entendimento e da pouca ou muita compreensão que tenham; se esforçarem para viver uma moral que tem dentro do coração, o bom senso e assim por diante.

Quem ouve a Palavra de Deus tem responsabilidade dobrada, triplicada, porque tem o próprio Deus falando ao seu coração. Se há felicidade em ouvir a Palavra de Deus, esta só se torna plena quando colocamos a Palavra em prática.

Não sejamos meros ouvintes, mas dediquemos tempo, aplicação, para revermos a Palavra que escutamos, para revermos nossos atos, nossas atitudes, nossas disposições interiores e colocarmos em prática a Palavra de Deus ouvida.

Se você busca felicidade e um sentido para sua vida, o Senhor da Vida está dizendo que a felicidade se encontra em ouvir a Sua Palavra e ter a graça de colocá-la em prática. Maria foi a primeira, ela recebeu em si a Palavra e fez dela a sua vida. Que coloquemos em prática a Palavra eterna de Deus!

Que o Pai do Céu abençoe você!
Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.