Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (Ml 3,13-20a)

Leitura da Profecia de Malaquias.

13“Vossas palavras são duras contra mim, diz o Senhor, e ainda perguntais: 14‘Que dissemos contra ti?’ Vós estais dizendo: ‘É coisa inútil servir a Deus; que vantagem tivemos em observar seus preceitos e em levar uma vida severa na presença do Senhor dos exércitos?

15Portanto, hoje os felizardos são os soberbos, pois consolidaram-se, praticando o mal, e, mesmo provocando a Deus, estão impunes’. 16Vieram, entretanto, a falar uns com os outros, os tementes a Deus. O Senhor prestou atenção e ouviu-os; em sua presença foi escrito um livro de feitos notáveis, aberto aos que temem o Senhor e têm seu nome no pensamento.

17Serão para mim o tesouro, diz o Senhor dos exércitos, para o dia que eu me reservar; hei de favorecê-los, como o pai ao filho que o serve. 18De novo vereis a distância que há entre o justo e o ímpio, entre o que serve a Deus e o que não o serve.

19Eis que virá o dia, abrasador como fornalha, em que todos os soberbos e ímpios serão como palha; e esse dia vindouro haverá de queimá-los, diz o Senhor dos exércitos, tal que não lhes deixará raiz nem ramo. 20aPara vós, que temeis o meu nome, nascerá o sol da justiça, trazendo salvação em suas asas”.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 1)

— É feliz quem a Deus se confia!

— É feliz quem a Deus se confia!

— Feliz é todo aquele que não anda conforme os conselhos dos perversos; que não entra no caminho dos malvados, nem junto aos zombadores vai sentar-se; mas encontra seu prazer na lei de Deus e a medita, dia e noite, sem cessar.

— Eis que ele é semelhante a uma árvore que à beira da torrente está plantada; ela sempre dá seus frutos a seu tempo, e jamais as suas folhas vão murchar. Eis que tudo o que ele faz vai prosperar.

— Mas bem outra é a sorte dos perversos. Ao contrário, são iguais à palha seca espalhada e dispersada pelo vento. Pois Deus vigia o caminho dos eleitos, mas a estrada dos malvados leva à morte.

Evangelho (Lc 11,5-13)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 5“Se um de vós tiver um amigo e for procurá-lo à meia-noite e lhe disser: ‘Amigo, empresta-me três pães, 6porque um amigo meu chegou de viagem e nada tenho para lhe oferecer’, 7e se o outro responder lá de dentro: ‘Não me incomodes! Já tranquei a porta, e meus filhos e eu já estamos deitados; não me posso levantar para te dar os pães’; 8eu vos declaro: mesmo que o outro não se levante para dá-los porque é seu amigo, vai levantar-se ao menos por causa da impertinência dele e lhe dará quanto for necessário. 9Portanto, eu vos digo: pedi e recebereis; procurai e encontrareis; batei e vos será aberto. 10Pois quem pede recebe; quem procura encontra; e, para quem bate, se abrirá.

11Será que algum de vós que é pai, se o filho pedir um peixe, lhe dará uma cobra? 12Ou ainda, se pedir um ovo, lhe dará um escorpião? 13Ora, se vós que sois maus, sabeis dar coisas boas aos vossos filhos, quanto mais o Pai do céu dará o Espírito Santo aos que o pedirem!”

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Ouça a Homilia

O Espírito Santo faz em nós a obra de Deus

 “Ora, se vós que sois maus, sabeis dar coisas boas aos vossos filhos, quanto mais o Pai do céu dará o Espírito Santo aos que o pedirem!” (Lucas 11,13).

A verdade é essa, por mais que não sejamos as melhores pessoas, não costumamos dar o mal aos outros, a não ser que seja uma pessoa muito má. Um pai, por exemplo, nunca vai dar um escorpião para um filho que lhe pede um ovo ou um alimento. Pode ser que nem dê o ovo que ele precise, pode ser que não faça bem ele comer, mas vai dar o que vai ser melhor para ele, vai lhe dar atenção, amor e até outra coisa que seja mais importante do que aquilo que o filho tenha pedido.

Se somos assim, imagina o Pai que não deixará de dar o Espírito Santo àqueles que O pedem! Se eu pudesse dizer uma coisa ao seu coração, eu lhe diria com muita sinceridade: não tem graça maior, necessidade maior para a nossa vida e para a nossa alma do que a graça do Espírito Santo em nós, o Espírito dos sete dons, o Consolador, que faz em nós a obra de Deus, o Espírito de sabedoria, inteligência, conselho, fortaleza, ciência e piedade. O Espírito do santo temor do Senhor.

Essa é a graça maior, a dádiva maior, a necessidade que mais temos no nosso interior: sermos homens e mulheres do Espírito

Aquilo que Maria disse em Medjugorje: “Quem tem o Espírito Santo tem tudo”. Muitas vezes, estamos pedindo coisas materiais, estamos pedindo isso e aquilo, mas a nossa grande súplica de cada dia é: “Vinde, Espírito Santo. Senhor, dê-nos o Seu Espírito, dê-nos a graça de sermos homens embriagados e cheios do Espírito, dê-nos a graça para que a nossa família seja tomada e direcionada pelo Espírito Santo, dê-nos a graça de, a cada dia, nos rendermos ao Espírito Santo no silêncio, na meditação, na contemplação, mas conduzidos por ele. 

Essa é a graça maior, a dádiva maior, a necessidade que mais temos no nosso interior: sermos homens e mulheres do Espírito.

Quanto mais crescemos na vida do Espírito, mais percebemos que a nossa vida assume outro sabor, outra direção e o quanto a bênção de Deus só cresce em nós.

Supliquemos ardentemente a cada dia: “Dai-nos, Senhor, o seu Espírito Santo, para que sejamos conduzidos por vós, pela sua sabedoria, sua direção e sua luz. Vinde, Espírito Santo, morar em nós, porque precisamos da sua graça.

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo  - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. Contato: padrerogercn@gmail.com – Facebook

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.