Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (1Sm 1,1-8)

Início do Primeiro Livro de Samuel.

1Havia um homem sufita, oriundo de Ramá, no monte Efraim, que se chamava Elcana, filho de Joroam, filho de Eliú, filho de Tou, filho de Suf, efraimita.

2Elcana tinha duas mulheres; uma chamava-se Ana e a outra Fenena. Fenena tinha filhos; Ana, porém, não tinha. 3Todos os anos, esse homem subia da sua cidade para adorar e oferecer sacrifícios ao Senhor todo-poderoso, em Silo.

Os dois filhos de Heli, Ofni e Fineias, eram sacerdotes do Senhor naquele santuário. 4Quando oferecia sacrifício, Elcana dava à sua mulher Fenena e a todos os seus filhos e filhas as porções que lhes cabiam. 5A Ana, embora a amasse, dava apenas uma porção escolhida, pois o Senhor a tinha deixado estéril.

6Sua rival também a magoava e atormentava, humilhando-a pelo fato de o Senhor a ter tornado estéril. 7E isso acontecia todos os anos. Sempre que subiam à casa do Senhor, ela a provocava do mesmo modo. E Ana chorava e não comia.

8Então, Elcana, seu marido, lhe disse: “Ana, por que estás chorando e não te alimentas? E por que se aflige o teu coração? Acaso não sou eu melhor para ti do que dez filhos?”

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 115)

— Oferto ao Senhor um sacrifício de louvor.

— Oferto ao Senhor um sacrifício de louvor.

— Que poderei retribuir ao Senhor Deus por tudo aquilo que ele fez em meu favor? Elevo o cálice da minha salvação, invocando o nome santo do Senhor.

— Vou cumprir minhas promessas ao Senhor na presença de seu povo reunido. Por isso oferto um sacrifício de louvor, invocando o nome santo do Senhor.

— Vou cumprir minhas promessas ao Senhor na presença de seu povo reunido; nos átrios da casa do Senhor, em teu meio, ó cidade de Sião!

Evangelho (Mc 1,14-20)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.

— Glória a vós, Senhor.

14Depois que João Batista foi preso, Jesus foi para a Galileia, pregando o Evangelho de Deus e dizendo: 15“O tempo já se completou e o Reino de Deus está próximo. Convertei-vos, e crede no Evangelho!”

16E, passando à beira do mar da Galileia, viu Simão e André, seu irmão, que lançavam a rede ao mar, pois eram pescadores. 17Jesus lhes disse: “Segui-me e eu farei de vós pescadores de homens”. 18E eles, deixando imediatamente as redes, seguiram a Jesus.

19Caminhando mais um pouco, viu também Tiago e João, filhos de Zebedeu. Estavam na barca, consertando as redes; 20e logo os chamou. Eles deixaram seu pai Zebedeu na barca com os empregados, e partiram, seguindo Jesus.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Busquemos no Evangelho de Cristo a conversão

Precisamos crer no Evangelho, crer em Jesus e em Suas Palavras, nos Seus ensinamentos e deixarmo-nos moldar por ele

“O tempo já se completou e o Reino de Deus está próximo. Convertei-vos, e crede no Evangelho!” (Marcos 1, 15).

O tempo é a grande graça que recebemos de Deus! Ele age no tempo e nos deu o tempo para que a nossa vida se realizasse dentro dele. O tempo não para, nós até podemos parar no tempo, vivermos paralisados para revê-lo, mas o tempo avança, o tempo corre.

Deus está nos dizendo que o tempo já se completou, já se realizou e nós não precisamos ficar esperando que Ele cumpra isso ou faça aquilo. Tudo o que Deus tinha para nos revelar, já revelou na pessoa do Seu filho Jesus.

As pessoas do Antigo Testamento viviam esperando algo a mais do tempo, viviam esperando que o Messias viesse, e as pessoas do tempo de Jesus que não se conformaram ou não acolheram o tempo da graça deixaram o tempo passar e morreram sem conhecerem a graça.

O fato é que ainda nos dias de hoje, muitas pessoas estão alheias ao tempo da graça; estão inércias, perdidas e não são capazes de reconhecer que o tempo já se completou e se manifestou. Deixe-me dizer ao seu coração, não fique parado no tempo, deixando-o passar e esperando algo cair do céu.

O que o céu tinha de melhor, já nos enviou e está no meio de nós! O céu se faz presente no meio de nós, na pessoa de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Ele está no meio de nós, é um de nós, se faz presente entre nós. Precisamos abraçá-Lo, nos unir a Ele, nos converter e entregar a Ele a nossa vida.

Por isso Ele diz que o Reino d’Ele está próximo. “Próximo”, quer dizer “está aqui”, está na nossa frente, precisamos abraçá-Lo, trazê-lo para dentro, para perto de nós.

Como o Reino de Deus vem para dentro de nós? Como vai acontecer em nós? A palavra-chave é “conversão”; precisamos crer no Evangelho, crer em Jesus e em Suas Palavras, nos Seus ensinamentos e deixarmo-nos moldar por ele.

Estamos, muitas vezes, procurando livros, fórmulas mágicas, filosofias, orientações, coisas poderosas; podem até nos ajudar, mas só quem nos converte de verdade é o Evangelho de Jesus Cristo! Se queremos conversão, ela passa pela submissão de Jesus Cristo e Sua Palavra!

Neste ano que se começa, o ano da graça do Senhor, é preciso abraçar este tempo de Deus que chegou até nós, é preciso abraçar o Reino de Deus no meio de nós. Jesus está entre nós e precisamos nos converter a Ele!

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. - https://www.facebook.com/rogeraraujo.cn

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.