Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (1Jo 5,14-21)

Leitura da Primeira Carta de São João.

Caríssimos, 14esta é a confiança que temos no Filho de Deus: se lhe pedimos alguma coisa de acordo com a sua vontade, ele nos ouve. 15E se sabemos que ele nos ouve em tudo o que lhe pedimos, sabemos que possuímos o que havíamos pedido.

16Se alguém vê seu irmão cometer um pecado que não conduz à morte, que ele reze, e Deus lhe dará a vida; isto, se, de fato, o pecado cometido não conduz à morte. Existe um pecado que conduz à morte, mas não é a respeito deste que eu digo que se deve rezar.

17Toda iniquidade é pecado, mas existe pecado que não conduz à morte. 18Sabemos que todo aquele que nasceu de Deus não peca. Aquele que é gerado por Deus o guarda, e o Maligno não o pode atingir.

19Nós sabemos que somos de Deus, ao passo que o mundo inteiro está sob o poder do Maligno. 20Nós sabemos que veio o Filho de Deus e nos deu inteligência para conhecermos aquele que é o Verdadeiro. E nós estamos com o Verdadeiro, no seu Filho Jesus Cristo. Este é o Deus verdadeiro e a Vida eterna. 21Filhinhos, guardai-vos dos ídolos.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Salmo Responsorial (Sl 149)

— O Senhor ama seu povo, de verdade.

— O Senhor ama seu povo, de verdade.

— Cantai ao Senhor Deus um canto novo, e o seu louvor na assembleia dos fiéis! Alegre-se Israel em quem o fez, e Sião se rejubile no seu Rei!

— Com danças glorifiquem o seu nome, toquem harpa e tambor em sua honra! Porque, de fato, o Senhor ama seu povo e coroa com vitória os seus humildes.

— Exultem os fiéis por sua glória, e cantando se levantem de seus leitos, com louvores do Senhor em sua boca. Eis a glória para todos os seus santos.

Evangelho (Jo 3,22-30)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 22Jesus foi com seus discípulos para a região da Judeia. Permaneceu aí com eles e batizava. 23Também João estava batizando, em Enon, perto de Salim, onde havia muita água. Aí chegavam as pessoas e eram batizadas.

24João ainda não tinha sido posto no cárcere. 25Alguns discípulos de João estavam discutindo com um judeu a respeito da purificação. 26Foram a João e disseram: “Rabi, aquele que estava contigo além do Jordão e do qual tu deste testemunho, agora está batizando e todos vão a ele”.

27João respondeu: “Ninguém pode receber alguma coisa, se não lhe for dada do céu. 28Vós mesmos sois testemunhas daquilo que eu disse: ‘Eu não sou o Messias, mas fui enviado na frente dele’. 29É o noivo que recebe a noiva, mas o amigo, que está presente e o escuta, enche-se de alegria ao ouvir a voz do noivo. Esta é a minha alegria, e ela é completa. 30É necessário que ele cresça e eu diminua”. 

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Ouça a Homilia

O amor de Deus é maior do que a força do mal

 “Sabemos que todo aquele que nasceu de Deus não peca. Aquele que é gerado por Deus o guarda, e o Maligno não o pode atingir” (1Jo 5,18).

Esta é a verdade mais maravilhosa da nossa vida: aquele que nasceu de Deus não peca. E por que ainda continuamos pecando? É porque precisamos mergulhar mais ainda em Deus, precisamos renascer d’Ele de forma mais profunda.

Muitas coisas na vida fazemos de forma superficial, experimentamos apenas o lado superficial das coisas e, às vezes, a nossa experiência com Deus acaba sendo assim porque não temos forças, e mais do isso porque a força vem de Deus, não temos determinação para combater a tentação, o pecado e o mal na nossa vida.

Alguém diz: “O pecado é mais forte do que eu”, pode até ser, mas ele só não é mais forte do que Deus. É por isso que: se Deus está em nós e estamos n’Ele, somos gerados em Deus, então, vencemos o pecado.

Muitas vezes, pode vir um mau pensamento na cabeça até forte, vamos vencer esse mau pensamento, vamos vencer esse mau sentimento, vamos vencer essa vontade grande que temos de nos virarmos uns contra os outros. Como fazemos isso? Deixando que os pensamentos sejam mergulhados em Deus.

É bonito e importante sabermos que não nascemos de Deus somente quando fomos batizados ou passamos por uma experiência mística de encontro com Deus, quando fazemos um encontro na Igreja ou passamos por uma experiência bonita, tudo isso são oportunidades marcantes na nossa vida, porém, todas as vezes que o pecado vem com força para cima de nós e resistimos a ele, dizendo não a ele e invocando o nome do Senhor, nos colocamos sob a proteção d’Ele, renascemos e estamos repelindo o mal porque o que está em nós é maior: Deus, a força, a graça e o amor d’Ele. 

Estamos repelindo o mal porque o que está em nós é maior: Deus, a força, a graça e o amor d’Ele

A verdade, como diz a Palavra, é que o mundo já é do maligno, o mundo está realmente sob o poder do mal, porém, aquele que nasceu de Deus recebe o discernimento para reconhecer o que é verdadeiro, autêntico daquilo que é falso, mundano e enganador.

Aquele que nasce de Deus busca a Sua sabedoria para distinguir o que é d’Ele daquilo que não é. Tomemos muito cuidado porque, muitas vezes, nos iludimos, nos enganamos e estamos entorpecidos pelos sentimentos do mundo, pelo pensamento do mundo, pela mentalidade mundana… Estamos nos enganando e nos iludindo, mas não nos deixemos enganar!

O Espírito que d’Ele recebemos nos dá o discernimento para combater o mal. Às vezes, o mal é explícito e, outras vezes, está escondido na malícia de alguém, na má vontade de alguém ou numa intenção que é má e está escondida e, muitas vezes, falta-nos o discernimento. É por isso que sempre devemos estar mergulhados em Deus para que possamos discernir o bem do mal.

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. Contato: padrerogercn@gmail.com – Facebook

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.