Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (Dt 30,15-20)

Leitura do Livro do Deuteronômio.

Moisés falou ao povo dizendo: 15“Vê que eu hoje te proponho a vida e a felicidade, a morte e a desgraça. 16Se obedeceres aos preceitos do Senhor teu Deus, que eu hoje te ordeno, amando ao Senhor teu Deus, seguindo seus caminhos e guardando seus mandamentos, suas leis e seus decretos, viverás e te multiplicarás, e o Senhor teu Deus te abençoará na terra em que vais entrar, para possuí-la.

17Se, porém, o teu coração se desviar e não quiseres escutar, e se, deixando-te levar pelo erro, adorares deuses estranhos e os servires, 18eu vos anuncio hoje que certamente perecereis. Não vivereis muito tempo na terra onde ides entrar, depois de atravessar o Jordão, para ocupá-la.

19Tomo hoje o céu e a terra como testemunhas contra vós, de que vos propus a vida e a morte, a bênção e a maldição. Escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e teus descendentes, 20amando ao Senhor teu Deus, obedecendo à sua voz e apegando-te a ele — pois ele é a tua vida e prolonga os teus dias —, a fim de que habites na terra que o Senhor jurou dar a teus pais Abraão, Isaac e Jacó”.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 1)

— É feliz quem a Deus se confia!

— É feliz quem a Deus se confia!

— Feliz é todo aquele que não anda conforme os conselhos dos perversos; que não entra no caminho dos malvados, nem junto aos zombadores vai sentar-se; mas encontra seu prazer na lei de Deus e a medita, dia e noite, sem cessar.

— Eis que ele é semelhante a uma árvore, que à beira da torrente está plantada; ela sempre dá seus frutos a seu tempo, e jamais as suas folhas vão murchar. Eis que tudo o que ele faz vai prosperar.

— Mas bem outra é a sorte dos perversos. Ao contrário, são iguais à palha seca espalhada e dispersada pelo vento. Pois Deus vigia o caminho dos eleitos, mas a estrada dos malvados leva à morte.

Evangelho (Lc 9,22-25)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 22“O Filho do Homem deve sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da Lei, deve ser morto e ressuscitar no terceiro dia”.

23Depois Jesus disse a todos: “Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz cada dia e siga-me. 24Pois quem quiser salvar a sua vida, vai perdê-la; e quem perder a sua vida por causa de mim, esse a salvará.

25Com efeito, de que adianta a um homem ganhar o mundo inteiro, se se perde e se destrói a si mesmo?”

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

O Cristo que seguimos é o Crucificado

Seguimos o Cristo crucificado, mas que está vivo no meio de nós

“Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz cada dia e siga-me” (Lucas 9, 23).

Para seguir Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo é preciso tê-Lo diante dos nossos olhos; e tê-Lo diante de nós é ter o Crucificado diante do nosso coração, mente e visão.

É bom que você tenha sempre viva, na parede da sua casa, no seu quarto, no carro, no trabalho, onde quer que você vive ou esteja, a imagem do Cristo Jesus crucificado. Não simplesmente para se recordar que Ele morreu na cruz, que deu Sua vida por nós, mas para ter a convicção de que o Cristo que nós seguimos é o Crucificado.

Ele não está mais pregado na cruz, Ele está vivo no meio de nós. Mas o Cristo vivo é o Crucificado, é Aquele que passou, nesta vida, carregando a cruz do sofrimento, da dor, da existência humana, levando sobre Seus ombros e Seu coração todos os dramas existenciais, os dramas do fato de estarmos vivos. Cristo abraçou tudo de todos e carregou sobre si as nossas dores. Quem quiser segui-Lo, primeiro precisa renunciar a si mesmo.

Sabe, irmãos, somos muito cheios de gostos e vontades, não queremos ser contrariados. Mas não vamos conseguir seguir Jesus se formos cheios de “gostinhos” e exigências, querendo que as coisas sejam do nosso jeito. É preciso saber contrariar-se, sofrer as contrariedades; no caminho da vida, é preciso saber ceder para que a vida aconteça.

Só quem renuncia a si mesmo pode pegar sua cruz de cada dia e ir atrás de Jesus. Às vezes, algumas pessoas dizem: “Vou seguir Deus, vou deixar tudo para trás!”. Mas o que é deixar tudo? É abandonar os compromissos, as responsabilidades e obrigações, ignorar que temos de resolver isso ou aquilo? Não! Abrace sua cruz, abrace as situações difíceis e o Senhor as estará abraçando junto com você.

Há cruzes menores ou maiores, mas toda cruz abraçada com amor é árvore da vida; toda cruz abraçada com o coração frutifica, produz mais vida. Abracemos a nossa cruz de cada dia, porque nela está a vida que Deus há de nos dar nova a cada dia.

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.