Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (At 13,13-25)

Leitura dos Atos dos Apóstolos.

13Paulo e seus companheiros embarcaram em Pafos e chegaram a Perge da Panfília. João deixou-os e voltou para Jerusalém. 14Eles, porém, partindo de Perge, chegaram a Antioquia da Pisídia. E, entrando na sinagoga em dia de sábado, sentaram-se.

15Depois da leitura da Lei e dos Profetas, os chefes da sinagoga mandaram dizer-lhes: “Irmãos, se vós tendes alguma palavra para encorajar o povo, podeis falar”.

16Paulo levantou-se, fez um sinal com a mão e disse: “Israelitas e vós que temeis a Deus, escutai! 17O Deus deste povo de Israel escolheu os nossos antepassados e fez deles um grande povo quando moravam como estrangeiros no Egito; e de lá os tirou com braço poderoso. 18E, durante mais ou menos quarenta anos, cercou-os de cuidados no deserto. 19Destruiu sete nações na terra de Canaã e passou para eles a posse do seu território, 20por quatrocentos e cinquenta anos aproximadamente.

Depois disso, concedeu-lhes juízes, até o profeta Samuel. 21Em seguida, eles pediram um rei e Deus concedeu-lhes Saul, filho de Cis, da tribo de Benjamim, que reinou durante quarenta anos. 22Em seguida, Deus fez surgir Davi como rei e assim testemunhou a seu respeito: ‘Encontrei Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração, que vai fazer em tudo a minha vontade’.

23Conforme prometera, da descendência de Davi Deus fez surgir para Israel um Salvador, que é Jesus. 24Antes que ele chegasse, João pregou um batismo de conversão para todo o povo de Israel. 25Estando para terminar sua missão, João declarou: ‘Eu não sou aquele que pensais que eu seja! Mas vede: depois de mim vem aquele do qual nem mereço desamarrar as sandálias’”.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 88)

— Ó Senhor, eu cantarei eternamente o vosso amor.

— Ó Senhor, eu cantarei eternamente o vosso amor.

— Senhor, eu cantarei eternamente o vosso amor, de geração em geração eu cantarei vossa verdade! Porque dissestes: “O amor é garantido para sempre!” E a vossa lealdade é tão firme quanto os céus.

— Encontrei e escolhi a Davi, meu servidor, e o ungi, para ser rei, com meu óleo consagrado. Estará sempre com ele minha mão onipotente, e meu braço poderoso há de ser a sua força.

— Não será surpreendido pela força do inimigo, nem o filho da maldade poderá prejudicá-lo. Diante dele esmagarei seus inimigos e agressores, ferirei e abaterei todos aqueles que o odeiam.

— Minha verdade e meu amor estarão sempre com ele, sua força e seu poder por meu nome crescerão. Ele, então, me invocará: ‘Ó Senhor, vós sois meu Pai, sois meu Deus, sois meu Rochedo onde encontro a salvação!’

Evangelho (Jo 13,16-20)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor.

Depois de lavar os pés dos discípulos, Jesus lhes disse: 16“Em verdade, em verdade vos digo: o servo não está acima do seu senhor e o mensageiro não é maior que aquele que o enviou. 17Se sabeis isto, e o puserdes em prática, sereis felizes.

18Eu não falo de vós todos. Eu conheço aqueles que escolhi, mas é preciso que se realize o que está na Escritura: ‘Aquele que come o meu pão levantou contra mim o calcanhar’. 19Desde agora vos digo isto, antes de acontecer, a fim de que, quando acontecer, creiais que eu sou.

20Em verdade, em verdade vos digo, quem recebe aquele que eu enviar, recebe a mim; e quem me recebe, recebe aquele que me enviou”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Para ser feliz é preciso ser servo

O segredo para ser feliz é ser pequeno, é ser servo, é não ter aquela pretensão que invade o coração humano

“O servo não está acima do seu senhor, e o mensageiro não é maior que aquele que o enviou. Se sabeis isto, e o puserdes em prática, sereis felizes” (João 13,16-17).

Qual é a receita da felicidade? O caminho da felicidade e a direção que Deus está nos dando na Palavra que escutamos hoje? O servo não é maior do que o seu senhor. Ou seja, o servo não pode se esquecer que está abaixo do seu senhor. Por que temos que nos lembrar disso? Porque todos sabem que um servo está realmente abaixo daquele que é o seu chefe, daquele que manda.

Quando o servo assume seus sentimentos, o seu lugar de servo, ele não se exalta, não se exaspera, não assume pretensões maiores no seu coração. A referência que o Evangelho nos dá é, sobretudo, a relação de Jesus como nosso Mestre e Senhor. Não somos mais importantes do que Ele nem estamos acima d’Ele; somos Seus servos e temos de saber manter essa relação. Se deixarmos de lado aquela pretensão de ser mais do que Ele, as coisas d’Ele se realizam em nós.

Há, aqui, uma outra coisa mais importante: Ele está falando isso no contexto daquilo que faz como Mestre. Se Ele, como Mestre, foi humilde, o que eu posso querer como servo é ser mais humilde ainda, ser mais humilde do que Ele, fazer o que Ele fez. Se Jesus lavou os pés dos Seus, eu preciso aprender a fazer o que Ele fez. Se o meu Senhor faz, por que eu vou fazer diferente d’Ele?

O segredo para ser feliz é ser pequeno, é ser servo, é não ter a pretensão, o desejo que, muitas vezes, invade o coração humano de se vangloriar, de sentir-se melhor, colocar-se acima dos outros.

O segredo para ser feliz é não se deixar guiar pelo egoísmo de querer as coisas do nosso jeito, da nossa maneira, da nossa forma única de querer fazer as coisas. Para ser feliz é preciso aprender a ser servo, não querer ser mais do que os outros, não querer estar acima deles nem pisar neles; assumir os sentimentos que os outros, muitas vezes, estão vivendo, a felicidade de ser servidor e seguidor de Jesus, de ter os sentimentos d’Ele e seguir Suas orientações.

Jesus foi submisso ao Pai. “Submissão” é uma palavra que, muitas vezes, não queremos viver, porque não queremos ser submissos a ninguém. Queremos mandar e ser mais, estar acima dos outros. O casamento desanda quando ninguém é submisso a ninguém; relações entre pai e filho acabam quando o filho não quer ser submisso ao pai.

A nossa relação com Deus acaba totalmente quando não nos fazemos submissos e servos d’Ele, não aprendemos o caminho da vida.

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. Contato: mailto:padrerogercn@gmail.com – Facebook

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.