Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (Gn 49,29-32;50,15-26a)

Leitura do Livro do Gênesis.

Naqueles dias, Jacó transmitiu as suas ordens a seus filhos, dizendo: 49,29“Eu vou juntar-me ao meu povo; sepultai-me com meus pais na gruta de Macpela, que está no campo de Efron, o hitita, 30defronte de Mambré, no país de Canaã. É a gruta que Abraão comprou a Efron, o hitita, junto com o campo, como propriedade funerária. 31Lá foram sepultados Abraão e Sara, sua mulher, ali se sepultaram também Isaac e sua mulher Rebeca; e foi lá que sepultei Lia”.

32Quando Jacó acabou de dar suas instruções aos filhos, recolheu os pés sobre a cama e morreu; e foi reunido aos seus. 50,15Ao verem que seu pai tinha morrido, os irmãos de José disseram entre si: “Não aconteça que José se lembre da injúria que padeceu, e nos faça pagar todo o mal que lhe fizemos”.

16E mandaram dizer-lhe: “Teu pai, antes de morrer, ordenou-nos 17que te disséssemos estas palavras: ‘Peço-te que esqueças o crime de teus irmãos, e o pecado e a maldade que usaram contra ti’. Nós pedimos, pois, que perdoes o crime dos servos do Deus de teu pai”.

Ouvindo isto, José pôs-se a chorar. 18Vieram seus irmãos e prostraram-se diante dele, dizendo: “Somos teus servos”. 19Ele respondeu: “Não tenhais medo. Sou eu, porventura, Deus? 20Vós pensastes fazer mal contra mim. Deus, porém, converteu-o em bem, para dar vida a um povo numeroso, como vedes presentemente. 21Não temais: eu vos sustentarei e a vossos filhos”.

E assim os consolou, falando-lhes com doçura e mansidão. 22E José ficou morando no Egito, com toda a família de seu pai, e viveu cento e dez anos. 23José viu os filhos de Efraim até a terceira geração, e os filhos de Maquir, filho de Manassés, que José também recebeu sobre seus joelhos.

24José disse a seus irmãos: “Eu vou morrer. Deus vos visitará e vos fará subir deste país para a terra que ele jurou dar a Abraão, Isaac e Jacó”. 25Depois de tê-los feito jurar e de ter dito: ‘Quando Deus vos visitar, levai daqui os meus ossos convosco’, 26aJosé morreu, completando cento e dez anos de vida.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 104,1-7)

— Humildes, procurai o Senhor Deus, e o vosso coração reviverá.

— Humildes, procurai o Senhor Deus, e o vosso coração reviverá.

— Dai graças ao Senhor, gritai seu nome, anunciai entre as nações seus grandes feitos. Cantai, entoai salmos para ele, publicai todas as suas maravilhas.

— Gloriai-vos em seu nome que é santo, exulte o coração que busca a Deus. Procurai o Senhor Deus e seu poder, buscai constantemente a sua face.

— Descendentes de Abraão, seu servidor, e filhos de Jacó, seu escolhido, ele mesmo, o Senhor, é nosso Deus, vigoram suas leis em toda a terra.

Evangelho (Mt 10,24-33)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 24“O discípulo não está acima do mestre, nem o servo acima do seu senhor. 25Para o discípulo, basta ser como o seu mestre, e para o servo, ser como o seu senhor. Se ao dono da casa eles chamaram de Belzebu, quanto mais aos seus familiares!

26Não tenhais medo deles, pois nada há de encoberto que não seja revelado, e nada há de escondido que não seja conhecido. 27O que vos digo na escuridão, dizei-o à luz do dia; o que escutais ao pé do ouvido, proclamai-o sobre os telhados! 28Não tenhais medo daqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma! Pelo contrário, temei aquele que pode destruir a alma e o corpo no inferno!

29Não se vendem dois pardais por algumas moedas? No entanto, nenhum deles cai no chão sem o consentimento do vosso Pai. 30Quanto a vós, até os cabelos da cabeça estão todos contados. 31Não tenhais medo! Vós valeis mais do que muitos pardais.

32Portanto, todo aquele que se declarar a meu favor diante dos homens, também eu me declararei em favor dele diante do meu Pai que está nos céus. 33Aquele, porém, que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante do meu Pai que está nos céus.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Nosso único referencial é Jesus Cristo

Nosso único referencial é Jesus Cristo. Longe d’Ele, o orgulho, a autossuficiência e a soberba tomam conta de nosso coração e perdemos a meta e o referencial.

“O discípulo não está acima do mestre, nem o servo acima do seu senhor” (Mateus 10, 24).

Algumas vezes, nós não entendemos por que a nossa vida é cheia de espinhos, de sofrimentos e tormentos e temos a impressão de que Deus não está conosco, ao nosso lado. O que nós precisamos é ter o referencial e não perder a referência, porque, se a perdermos, tudo o mais ficará confuso dentro de nós.

A Palavra de Deus nos diz isto: “O discípulo não está acima do mestre, basta ser como o seu mestre” (Mateus 10, 25). Então o referencial do discípulo é sempre o seu mestre, ele não tira o olhar deste, não quer ficar abaixo, não pode ser menos que seu mestre, mas também não passa por cima dele para ser mais do que o mestre e aparecer mais que este, porque, senão, ele se perde pela estrada. E, assim, o orgulho, a autossuficiência e a soberba tomam conta de seu coração e ele vai perdendo a meta e o referencial.

Deixe-me dizer uma coisa ao seu coração: mantenha seus olhos fixos em Jesus, não tire d’Ele o seu olhar e o seu coração. Quando olhamos para a vida do Senhor e nos iluminamos por Suas palavras, a nossa vida se torna mais iluminada!

Num primeiro momento, em nossa caminhada, nós nos colocamos abaixo do Mestre porque queremos aprender com Ele, que nos conquista e nos puxa para sermos d’Ele. E desse modo nós vamos aprendendo com Ele e chega a um ponto em que queremos ser como Ele, viver a vida d’Ele em nós e clamar e viver como São Paulo: “Já não sou eu; é Cristo que vive em mim” (Gálatas 2, 20).

Contudo, depois de um tempo, achamos que já aprendemos muito, que já vivemos tudo e, sem que percebamos, vamos deixando o orgulho espiritual crescer em nós e nos tornando arredios à Palavra de Deus, porque já a conhecemos e nos achamos capazes de nos virar, de viver sozinhos, porque cremos que já aprendemos tudo de Deus.

No entanto, o conhecimento de Deus nunca nos basta, d’Ele nunca aprenderemos tudo; do Senhor seremos sempre devedores e sedentos de aprender muito mais! Por isso o discípulo deve ficar aos pés do seu Mestre para aprender a ser como Ele e nunca ser mais do que Ele. Estar acima da medida é orgulho e soberba. Muitas pessoas se afogam, se perdem, muitos que eram do Senhor deixam de sê-lo, porque tiraram os olhos d’Ele. Não é para nós, para as pessoas, para este ou para aquele para quem nós trabalhamos ou a quem nós servimos. O nosso único referencial é Cristo Jesus e d’Ele nós não queremos tirar o nosso olhar!

Deus abençoe você!
Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. https://www.facebook.com/rogeraraujo.cn

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.