Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (Tt 2,1-8.11-14)

Leitura da Carta de São Paulo a Tito.

Caríssimo, 1o teu ensino seja conforme à sã doutrina. 2Os mais velhos sejam sóbrios, ponderados, prudentes, fortes na fé, na caridade, na paciência. 3Assim também as mulheres idosas observem uma conduta santa, não sejam caluniadoras nem escravas do vinho, mas mestras do bem. 4Saibam ensinar as jovens a amarem seus maridos, a cuidarem dos filhos, 5a serem prudentes, castas, boas donas de casa, dóceis para com os maridos, bondosas, para que a palavra de Deus não seja difamada.

6Exorta igualmente os jovens a serem moderados 7e mostra-te em tudo exemplo de boas obras, de integridade na doutrina, de ponderação, 8de palavra sã e irreversível, para que os adversários se confundam, não tendo nada de mal para dizer de nós.

11Pois a graça de Deus se manifestou trazendo salvação para todos os homens. 12Ela nos ensina a abandonar a impiedade e as paixões mundanas e a viver neste mundo com equilíbrio, justiça e piedade, 13aguardando a feliz esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador, Jesus Cristo. 14Ele se entregou por nós, para nos resgatar de toda a maldade e purificar para si um povo que lhe pertença e que se dedique a praticar o bem.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 36)

— A salvação de quem é justo vem de Deus!

A salvação de quem é justo vem de Deus!

— Confia no Senhor e faze o bem, e sobre a terra habitarás em segurança. Coloca no Senhor tua alegria, e ele dará o que pedir teu coração.

— O Senhor cuida da vida dos honestos, e sua herança permanece eternamente. É o Senhor quem firma os passos dos mortais e dirige o caminhar dos que lhe agradam.

— Afasta-te do mal e faze o bem, e terás tua morada para sempre. Os justos herdarão a nova terra e nela habitarão eternamente.

Evangelho (Lc 17,7-10)

— O Senhor esteja convosco.

Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus: 7“Se algum de vós tem um empregado que trabalha a terra ou cuida dos animais, por acaso vai dizer-lhe, quando ele volta do campo: ‘Vem depressa para a mesa?’ 8Pelo contrário, não vai dizer ao empregado: ‘Prepara-me o jantar, cinge-te e serve-me, enquanto eu como e bebo; depois disso poderás comer e beber?’ 9Será que vai agradecer ao empregado, porque fez o que lhe havia mandado? 10Assim também vós: quando tiverdes feito tudo o que vos mandaram, dizei: ‘Somos servos inúteis; fizemos o que devíamos fazer’”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Sem piedade perdemos a direção da vida em Deus

Quando, pela força do Espírito, deixamos a piedade agir em nós, fazemos com mais gosto as coisas para Deus. Que Ele nos dê um coração piedoso, reverente ao Seu amor e a Sua bondade!

Ela nos ensina a abandonar a impiedade e as paixões mundanas e a viver neste mundo com equilíbrio, justiça e piedade” (Tt 2,12).

A graça de Deus, derramada em nossos corações pela manifestação gloriosa de Nosso Senhor Jesus Cristo, produz muitos frutos em nossa vida. A primeira coisa que, de fato, a graça divina produz em nós é a piedade, e nós precisamos entendê-la bem para bem vivê-la, porque, talvez, seja essa a virtude que mais falte ao mundo de hoje.

Nós escutamos muito essa expressão: “Senhor, tende piedade de nós!”, mas a piedade, acima de tudo, é o gosto e o sabor pelas coisas de Deus. O piedoso é reverente a Deus, é temente a Ele e tem, realmente, um gosto em fazer as coisas do Pai. Sabe saborear aquilo que é d’Ele sem nenhum fanatismo, sem nenhum elemento excêntrico, mas com retidão e devoção, que são próprias de uma alma enamorada do Senhor.

A Palavra, hoje, nos chama à atenção para abandonarmos a impiedade. É impressionante como muitas pessoas vivem como se o Senhor não existisse. Elas sabem sobre Ele, já foram à igreja, estudaram o catecismo, alguns até acham vantajoso dizer: “Eu já estudei num colégio de freia!”, “Eu já fui da igreja há muito tempo!”, mas hoje vivem como se Deus não existisse. Não que estejam contra o Senhor, mas perderam aquele “elo” que ligava o seu coração, a sua alma e os seus sentimentos ao Pai. Perderam a piedade. Quando perdemos a piedade, nós não sentimos vontade de rezar, e a Missa para nós se torna a coisa mais enfadonha do mundo. Como é triste e pesado para uma pessoa que não tem o mínimo de piedade participar das coisas de Deus!

Nós precisamos suplicar a piedade para o coração dos nossos filhos, dos nossos jovens, dos homens e das mulheres que perderam a direção de sua vida. Sem a piedade nós não somos atraídos pelas coisas de Deus, sem ela perdemos a direção da vida; e sabemos que aí vêm as paixões mundanas, vem o mundo agir em nossa vida com os seus desequilíbrios.

Quando, pela força do Espírito Santo, deixamos a piedade agir em nós, fazemos com mais gosto as coisas para Ele. Por mais difíceis, temerárias e dolorosas que sejam as situações, o amor que nos une a Deus, os sentimentos que nos colocam perto d’Ele, a fé (elemento principal da vida na piedade), nos direciona, orienta e ilumina.

Que o Senhor nos dê um coração piedoso, reverente ao Seu amor e a Sua bondade!

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.https://www.facebook.com/rogeraraujo.cn

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.