Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (Gn 2,18-25)

Leitura do Livro do Gênesis.

18O Senhor Deus disse: “Não é bom que o homem esteja só. Vou dar-lhe uma auxiliar semelhante a ele”. 19Então o Senhor Deus formou da terra todos os animais selvagens e todas as aves do céu, e trouxe-os a Adão para ver como os chamaria; todo o ser vivo teria o nome que Adão lhe desse.

20E Adão deu nome a todos os animais domésticos, a todas as aves do céu e a todos os animais selvagens, mas Adão não encontrou uma auxiliar semelhante a ele. 21Então o Senhor Deus fez cair um sono profundo sobre Adão. Quando este adormeceu, tirou-lhe uma das costelas e fechou o lugar com carne. 22Depois, da costela tirada de Adão, o Senhor Deus formou a mulher e conduziu-a a Adão. 23E Adão exclamou: “Dessa vez, sim, é osso dos meus ossos e carne da minha carne! Ela será chamada ‘mulher’ porque foi tirada do homem”. 24Por isso, o homem deixará seu pai e sua mãe e se unirá à sua mulher, e eles serão uma só carne. 25Ora, ambos estavam nus, Adão e sua mulher, e não se envergonhavam.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 127)

— Felizes todos os que respeitam o Senhor.

— Felizes todos os que respeitam o Senhor.

— Feliz és tu se temes o Senhor e trilhas seus caminhos! Do trabalho de tuas mãos hás de viver, serás feliz, tudo irá bem!

— A tua esposa é uma videira bem fecunda no coração da tua casa; os teus filhos são rebentos de oliveira ao redor de tua mesa.

— Será assim abençoado todo homem que teme o Senhor. O Senhor te abençoe de Sião, cada dia de tua vida.

Evangelho (Mc 7,24-30)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 24Jesus saiu e foi para a região de Tiro e Sidônia. Entrou numa casa e não queria que ninguém soubesse onde ele estava. Mas não conseguiu ficar escondido.

25Uma mulher, que tinha uma filha com um espírito impuro, ouviu falar de Jesus. Foi até ele e caiu a seus pés. 26A mulher era pagã, nascida na Fenícia da Síria. Ela suplicou a Jesus que expulsasse de sua filha o demônio. 27Jesus disse: “Deixa primeiro que os filhos fiquem saciados, porque não está certo tirar o pão dos filhos e jogá-lo aos cachorrinhos”.

28A mulher respondeu: “É verdade, Senhor; mas também os cachorrinhos, debaixo da mesa, comem as migalhas que as crianças deixam cair”.

29Então Jesus disse: “Por causa do que acabas de dizer, podes voltar para casa. O demônio já saiu de tua filha”. 30Ela voltou para casa e encontrou sua filha deitada na cama, pois o demônio já havia saído dela.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

O amor no matrimônio é sinal da presença divina

O amor que une homem e mulher é mais sublime, vem do coração de Deus

“Por isso o homem deixa o seu pai e sua mãe para se unir à sua mulher; e já não são mais que uma só carne” (Gênesis 2,24).

Queridos irmãos e irmãs em Jesus Cristo, Nosso Salvador, o livro do Gênesis, no capítulo 2, narra o que foi a criação do homem e da mulher. A primeira conclusão que vem do coração do próprio Deus é que não é bom que o homem esteja só. Em outras palavras: não é bom que nenhum de nós seja sozinho nesta vida. Nenhum de nós pode fazer da solidão uma companheira de nossa vida. Ninguém foi criado para viver sozinho.

Muitos podem questionar: “Mas, padre, o senhor é um homem sozinho, porque não se casou!” Se há uma pessoa que não pode ser sozinha é o sacerdote, é o consagrado, a consagrada. Precisamos, primeiramente, ter Deus como companheiro, depois os irmãos de caminhada e os amigos autênticos. O que não podemos é ser sozinhos nesta vida.

No entanto, existe uma forma de companheirismo, por excelência, no coração de Deus, que multiplica a humanidade e dá sentido à vida humana: a união entre o homem e a mulher. Deus criou o homem e a mulher para se completarem. A atração que um sente pelo outro não é algo diabólico e simplesmente carnal; mas se os dois ficarem apenas na atração física haverá um desvirtuamento.

Homem e mulher deixarão seu pai e sua mãe para se unirem um ao outro e já não serão dois, mas uma só carne. A primeira coisa necessária é deixar, pois muitos querem se casar, mas não querem deixar a casa dos pais. Para que outra família nasça, para que essa união no amor aconteça é preciso deixar algo que é bom para abraçar algo novo. É preciso que essa união nas diferenças e nas dificuldades aconteça.

Muitos casais que se casaram, há muitos anos, mas são verdadeiros solitários, pois não há comunhão de vida e de espírito. Não se case nem se una com alguém só por atração física, carnal, porque isso passa. O que permanece é a união e a comunhão de coração. Quando isso acontece, as outras coisas são secundárias, pois o amor que une o homem à mulher e a mulher ao homem é algo mais sublime e mais profundo porque vem do coração de Deus. Se investirmos nele o amor será mais perene e nossos casamentos serão mais estáveis e verdadeiros.

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. https://www.facebook.com/rogeraraujo.cn

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.