Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (Gn 46,1-7.28-30)

Leitura do Livro do Gênesis.

Naqueles dias, 1Israel partiu com tudo o que tinha. Ao chegar a Bersabeia, ofereceu sacrifícios ao Deus de seu pai, Isaac. 2Deus falou a Israel em visão noturna, dizendo-lhe: “Jacó! Jacó!” Ele respondeu: “Aqui estou!” 3E Deus lhe falou: “Eu sou Deus, o Deus de teu pai: não tenhas medo de descer ao Egito, pois lá farei de ti uma grande nação. 4Eu mesmo descerei contigo ao Egito e te reconduzirei de lá quando voltares; e é José que te fechará os olhos”.

5Jacó levantou-se e deixou Bersabeia, e seus filhos o puseram, com as crianças e as mulheres, sobre os carros que o Faraó enviara para os transportar. 6Levaram, também, tudo o que possuíam na terra de Canaã; e foram para o Egito, Jacó com toda a sua família, 7com seus filhos e netos, suas filhas e toda a sua descendência.

28Jacó enviou Judá na frente para avisar José e fazê-lo vir ao seu encontro em Gessen. E chegaram à terra de Gessen. 29José mandou atrelar seu carro e subiu a Gessen ao encontro do pai. Logo que o viu, lançou-se ao seu pescoço e, abraçado a ele, chorou longamente. 30Israel disse a José: “Agora, morrerei contente, porque vi a tua face e te deixo com vida”.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 36)

— A salvação vem de Deus!

— A salvação vem de Deus!

— Confia no Senhor e faze o bem, e sobre a terra habitarás em segurança. Coloca no Senhor tua alegria, e ele dará o que pedir teu coração.

— O Senhor cuida da vida dos honestos, e sua herança permanece eternamente. Não serão envergonhados nos maus dias, mas nos tempos de penúria, saciados.

— Afasta-te do mal e faze o bem, e terás tua morada para sempre. Porque o Senhor Deus ama a justiça, e jamais ele abandona os seus amigos. Os malfeitores hão de ser exterminados, e a descendência dos malvados destruída.

— A salvação dos piedosos vem de Deus; ele os protege nos momentos de aflição. O Senhor lhes dá ajuda e os liberta, defende-os e protege-os contra os ímpios, e os guarda porque nele confiaram.

Evangelho (Mt 10,16-23)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 16“Eis que eu vos envio como ovelhas no meio de lobos. Sede, portanto, prudentes como as serpentes e simples como as pombas. 17Cuidado com os homens, porque eles vos entregarão aos tribunais e vos açoitarão nas suas sinagogas.

18Vós sereis levados diante de governadores e reis, por minha causa, para dar testemunho diante deles e das nações. 19Quando vos entregarem, não fiqueis preocupados como falar ou o que dizer. Então naquele momento vos será indicado o que deveis dizer. 20Com efeito, não sereis vós que havereis de falar, mas sim o Espírito do vosso Pai é que falará através de vós.

21O irmão entregará à morte o próprio irmão; o pai entregará o filho; os filhos se levantarão contra seus pais, e os matarão. 22Vós sereis odiados por todos, por causa de meu nome. Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo. 23Quando vos perseguirem numa cidade, fugi para outra. Em verdade vos digo, vós não acabareis de percorrer as cidades de Israel, antes que venha o Filho do Homem.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Ouça a Homilia

Precisamos ser pessoas simples

“Eis que eu vos envio como ovelhas no meio de lobos. Sede, portanto, prudentes como as serpentes e simples como as pombas”(Mateus 10,16).

Estamos no mundo maldoso, perverso, enganador e cercado de lobos ferozes, mas isso não é para nos atemorizar, pelo contrário, é para nos manter alertas, vigilantes, atentos e cuidadosos.

Um discípulo de Jesus não pode ser uma pessoa ingênua, isto é, viver com ingenuidade. Precisamos ser simples como as pombas, não podemos nem precisamos complicar a vida. Algumas pessoas têm o dom de tudo complicar: um problema ela transforma em vários problemas; uma coisa que é pequena ela torna grande; uma situação que pode se resolver com paciência e entrega, a pessoa já fica desesperada, cria todo um pânico, pavor, faz um alarde.

Sabemos que monstros não existem, mas criamos muitos deles, pois transformamos “bichinhos, lagartinhos” em verdadeiras monstruosidades para a nossa vida, assustamo-nos com coisas pequenas. Não é as coisas lá fora que estão complicadas, é dentro de nós que as coisas se complicam. Por isso, o Reino de Deus quer e precisa fazer de nós pessoas simples. Não é a simplicidade do simplório, daquela pessoa que não se cuida, é a simplicidade de enxergar o mundo com humildade, com os pés no chão, com a simplicidade necessária. 

É a simplicidade de enxergar o mundo com humildade, com os pés no chão, com a simplicidade necessária

Ao mesmo tempo, precisamos ser prudentes. Não podemos deixar a ingenuidade tomar conta do nosso coração. Precisamos estar vivos, ligados à esperteza, mas não é a esperteza de passar a perna nos outros, é a esperteza daquele que sabe usar a prudência, daquele que está atento com as coisas que estão acontecendo, que não se deixa levar por qualquer conversa e situação; não se deixa envolver em coisas complicadas; daquele que examina, coloca prudência, temperança naquilo que faz. Pois, simplesmente diz: “É Deus que fará. Deus que dirá”.

A pessoa precisa saber se determinar na vida. O Reino de Deus cria têmpera em nós para sabermos lidar com as situações adversas e complicadas da vida.

Peçamos, hoje, essa graça ao Senhor, em meio aos “lobos” com os quais convivemos, no meio do mundo onde nós vivemos, precisamos ser simples, prudentes, determinados e atentos, mas jamais ingênuos diante das situações da vida.

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. Contato: padrerogercn@gmail.com – Facebook

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.