Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (Cl 2,6-15)

Leitura da Carta de São Paulo aos Colossenses.

Irmãos, 6assim como aceitastes a Cristo Jesus como Senhor, assim continuai a guiar-vos por ele: 7enraizados nele e edificados sobre ele, apoiados na fé que vos foi ensinada, dando-lhe muitas ações de graças.

8Estai alerta, para que ninguém vos enrede com sua filosofia e com doutrina falsa, baseando-se em tradição humana e remontando às forças elementares do mundo, sem se fundamentar em Cristo. 9Pois nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade. 10Dele também vós estais repletos, pois ele é a Cabeça de todas as forças e de todos os poderes. 11Nele, vós também recebestes uma circuncisão, não feita por mão humana, mas uma circuncisão que é de Cristo, pela qual renunciais ao corpo perecível.

12Com Cristo fostes sepultados no batismo; com ele também fostes ressuscitados por meio da fé no poder de Deus, que ressuscitou a Cristo dentre os mortos.

13Ora, vós estáveis mortos por causa dos vossos pecados, e vossos corpos não tinham recebido a circuncisão, até que Deus vos trouxe para a vida, junto com Cristo, e a todos nós perdoou os pecados. 14Existia contra nós uma conta a ser paga, mas ele a cancelou, apesar das obrigações legais, e a eliminou, pregando-a na cruz; 15Ele despojou as autoridades e os poderes sobre-humanos e os expôs publicamente em espetáculo, levando-os em cortejo triunfal.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (144)

— O Senhor é muito bom para com todos.

— O Senhor é muito bom para com todos.

— Ó meu Deus, quero exaltar-vos, ó meu Rei, e bendizer o vosso nome pelos séculos. Todos os dias haverei de bendizer-vos, hei de louvar o vosso nome para sempre.

— Misericórdia e piedade é o Senhor, ele é amor, é paciência, é compaixão. O Senhor é muito bom para com todos, sua ternura abraça toda criatura.

— Que vossas obras, ó Senhor, vos glorifiquem, e os vossos santos com louvores vos bendigam! Narrem a glória e o esplendor do vosso reino e saibam proclamar vosso poder!

Evangelho (Lc 6,12-19)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor.

12Naqueles dias, Jesus foi à montanha para rezar. E passou a noite toda em oração a Deus. 13Ao amanhecer, chamou seus discípulos e escolheu doze dentre eles, aos quais deu o nome de apóstolos: 14Simão, a quem impôs o nome de Pedro, e seu irmão André; Tiago e João; Filipe e Bartolomeu; 15Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu, e Simão, chamado Zelota; 16Judas, filho de Tiago, e Judas Iscariotes, aquele que se tornou traidor.

17Jesus desceu da montanha com eles e parou num lugar plano. Ali estavam muitos dos seus discípulos e grande multidão de gente de toda a Judeia e de Jerusalém, do litoral de Tiro e Sidônia. 18Vieram para ouvir Jesus e ser curados de suas doenças. E aqueles que estavam atormentados por espíritos maus também foram curados. 19A multidão toda procurava tocar em Jesus, porque uma força saía dele, e curava a todos.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Deixemo-nos tocar pelas palavras de Jesus

Deixemos que a Palavra de Deus entre em nós, porque somente Ele têm palavras de vida eterna

“Vieram para ouvir Jesus e ser curados de suas doenças. E aqueles que estavam atormentados por espíritos maus também foram curados. A multidão toda procurava tocar em Jesus, porque uma força saía dele, e curava a todos” (Lucas 6,18-19).

Precisamos ouvir Jesus, porque Suas palavras penetram em nós e descem por todo o nosso ser. Todo o nosso corpo e toda a nossa vida são tocados, beneficiados e transformados quando ouvimos Jesus, quando somos tocados por Ele. Por isso, a grande graça da vida é ouvir o Senhor, deixar que nossos ouvidos O escutem, que as Suas palavras entrem em nossa vida.

Muitas vezes, escutamos ruídos, escutamos o outro falar, mas não deixamos que entre em nós aquilo que nossos ouvidos estão captando. A grande graça que precisamos ter de Deus é saber ouvir Jesus, Suas palavras, ouvir a Palavra de vida e salvação que Ele traz a todos nós.

A palavra de Jesus é salvação, cura, libertação e restauração. Precisamos ter um compromisso de vida, não passar, um dia sequer, sem ouvir a Palavra do Senhor.

Peça a Deus, todos os dias, o dom da escuta, a capacidade de ouvir. Muitas vezes, estamos com a nossa sensibilidade auditiva e espiritual comprometida, incapaz de ouvir o outro e Deus. Quando nós O ouvimos, quando a Sua Palavra entra em nós, ela direciona nosso coração, orienta nossa vida e traz luz para as situações mais obscuras da alma, do coração e da nossa existência.

Deixemos que a Palavra de Deus entre em nós, mexa e remexa com o nosso coração e com a nossa vida, porque somente Ele têm palavras de vida eterna, palavras que nos curam, libertam, restauram e trazem vida nova.

Que nós possamos tocar em Jesus e sermos tocados pelas Suas palavras, que trazem vida em plenitude.

Deus abençoe você!

Ouça a Homilia

https://www.youtube.com/watch?v=k9KsNM-qlmQ
 

Padre Roger Araújo

Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. Contato: padrerogercn@gmail.com – Facebook

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.