Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (Sb 7,22–8,1)

Leitura do Livro da Sabedoria.

7,22Na Sabedoria há um espírito inteligente, santo, único, múltiplo, sutil, móvel, perspicaz, imaculado, lúcido, invulnerável, amante do bem, penetrante, 23desimpedido, benfazejo, amigo dos homens, constante, seguro, sem inquietação, que tudo pode, que tudo supervisiona, que penetra todos os espíritos, os inteligentes, os puros, os mais sutis.

24Pois a Sabedoria é mais ágil que qualquer movimento, e atravessa e penetra tudo por causa da sua pureza. 25Ela é um sopro do poder de Deus, uma emanação pura da glória do todo-poderoso; por isso, nada de impuro pode introduzir-se nela: 26ela é um reflexo da luz eterna, espelho sem mancha da atividade de Deus e imagem da sua bondade. 27Sendo única, tudo pode; permanecendo imutável, renova tudo; e comunicando-se às almas santas de geração em geração, forma os amigos de Deus e os profetas. 28Pois Deus ama tão-somente aquele que vive com a Sabedoria. 29De fato, ela é mais bela que o sol e supera todas as constelações; comparada à luz, ela tem a primazia: 30pois a luz cede lugar à noite, ao passo que, contra a Sabedoria, o mal não prevalece. 8,1Ela se estende com vigor de uma extremidade à outra da terra e com suavidade governa todas as coisas.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 118)

— É eterna, ó Senhor, vossa palavra!

— É eterna, ó Senhor, vossa palavra!

— É eterna, ó Senhor, vossa palavra, ela é tão firme e estável quanto o céu.

— De geração em geração, vossa verdade permanece como a terra que firmastes.

— Porque mandastes, tudo existe até agora; todas as coisas, ó Senhor, vos obedecem!

— Vossa palavra, ao revelar-se, me ilumina, ela dá sabedoria aos pequeninos.

— Fazei brilhar vosso semblante ao vosso servo, e ensinai-me vossas leis e mandamentos!

— Possa eu viver e para sempre vos louvar; e que me ajudem, ó Senhor, vossos conselhos!

Evangelho (Lc 17,20-25)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 20os fariseus perguntaram a Jesus sobre o momento em que chegaria o Reino de Deus. Jesus respondeu: “O Reino de Deus não vem ostensivamente. 21Nem se poderá dizer: ‘Está aqui’ ou ‘Está ali’, porque o Reino de Deus está entre vós”.

22E Jesus disse aos discípulos: “Dias virão em que desejareis ver um só dia do Filho do Homem e não podereis ver. 23As pessoas vos dirão: ‘Ele está ali’ ou ‘Ele está aqui’. Não deveis ir, nem correr atrás. 24Pois, como o relâmpago brilha de um lado até o outro do céu, assim também será o Filho do Homem, no seu dia. 25Antes, porém, ele deverá sofrer muito e ser rejeitado por esta geração”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Sejamos a presença de Deus em todos os lugares

No seu trabalho, num campo de concentração, num lugar onde só existem coisas negativas, Deus se fará presente, porque somos a presença d’Ele onde estivermos

“Nem se poderá dizer: ‘Está aqui’ ou ‘Está ali’, porque o Reino de Deus está entre vós” (Lucas 17,20).

Respondendo à indagação dos fariseus sobre o momento da chegada do Reino de Deus, Jesus é muito claro e direto, é como se dissesse: ‘O Reino de Deus não chegará no norte, nem no sul, nem no oeste nem sudeste. O Reino de Deus se faz presente onde eu estou e faço a graça de Deus acontecer!’.

Sabe, meus irmãos, nossa mentalidade moderna está sempre em busca de novidades, nós logo nos cansamos disso e daquilo e alguém sempre pergunta: ‘Não há nada de novo?’.

No Reino de Deus as pessoas também fazem assim, querem sempre novidades, querem sempre algo novo acontecendo para dizer: ‘É ali que Deus está presente!’. Eu sei que muitas vezes, as pessoas estão buscando coisas extraordinárias, querem um sinal do céu, querem ver se Jesus apareceu aqui ou ali, querem saber se Nossa Senhora está em vários cantos e assim por diante.

Deus pode se manifestar a quem Ele quiser, Nossa Senhora pode ser uma enviada do céu para aparecer nesta ou naquela situação, mas a nossa fé, o nosso seguimento de Jesus não depende de aparições, de manifestações aqui ou ali.

A nossa fé depende da nossa convicção, da nossa adesão a Jesus Cristo. Onde estivermos vivendo de acordo com a vontade de Deus, seguindo os Seus mandamentos, sendo generosos e honestos, podemos ter a certeza de que ali o Reino de Deus está presente!

O Reino do Senhor se faz presente em nossas comunidades e igrejas; faz-se presente em cada pessoa sofrida e, às vezes, desprezada, mas que vive Deus com tanta intensidade que Ele ali está.

Gosto de tocar nas pessoas idosas, nas pessoas doentes, porque são para mim uma manifestação tão viva de Deus, pelo modo intenso como vivem a vida, como deixam resplandecer em seus rostos a presença amorosa do Senhor. Ele se faz presente em cada lugar, do Seu jeito e Seu modo de fazer o Reino de Deus acontecer.

Não podemos desprezar nem deixar de reconhecer a presença extraordinária do Pai entre nós.

Deus está presente quando uma família se reúne para rezar, quando se faz operante e o Seu reino está ali, quando as pessoas se reúnem para fazer o bem, para orar, quando dão as mãos para o novo acontecer.

Às vezes, alguém diz: “Ah, o meu trabalho é um lugar difícil, parece um inferno!”. Faça do seu trabalho o céu, pode ser que não tenha ninguém que ore, que comungue dos seus ideais, mas leve a presença de Deus onde você está.

Seja uma presença divina, manifeste os dons de Deus pela sua vida, pelo seu exemplo. Se alguém estender a mão para você rezar, para agradecer a Deus, tenha a certeza de que, no seu trabalho, num campo de concentração, num lugar onde só existem coisas negativas, Deus se fará presente, porque somos a presença d’Ele onde estivermos!

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.