Bíblia Sagrada - Liturgia do dia 13/01/2022
Primeira Leitura (1Sm 4,1-11)
Leitura do Primeiro Livro de Samuel.
1Naqueles dias, os filisteus reuniram-se para fazer guerra a Israel. Israel saiu ao encontro dos filisteus, acampando perto de Eben-Ezer, enquanto os filisteus, de sua parte, avançaram até Afec 2e puseram-se em linha de combate diante de Israel.
Travada a batalha, Israel foi derrotado pelos filisteus. E morreram naquele combate, em campo aberto, cerca de quatro mil homens. 3O povo voltou ao acampamento e os anciãos de Israel disseram: “Por que fez o Senhor que hoje fôssemos vencidos pelos filisteus? Vamos a Silo buscar a arca da aliança do Senhor para que ela esteja no meio de nós e nos salve das mãos dos nossos inimigos”.
4Então o povo mandou trazer de Silo a arca da aliança do Senhor todo-poderoso, que se senta sobre querubins. Os dois filhos de Eli, Hofni e Fineias, acompanhavam a arca. 5Quando a arca da aliança do Senhor chegou ao acampamento, todo Israel rompeu num grande clamor, que ressoou por toda a terra.
6Os filisteus, ouvindo isso, diziam: “Que gritaria é essa tão grande no campo dos hebreus?” E souberam que a arca do Senhor tinha chegado ao acampamento.
7Os filisteus tiveram medo e disseram: “Deus chegou ao acampamento!” E lamentavam-se: 8“Ai de nós! Porque os hebreus não estavam com essa alegria nem ontem nem anteontem. Ai de nós! Quem nos salvará da mão desses deuses tão poderosos? Foram eles que afligiram o Egito com toda espécie de pragas no deserto. 9Mas coragem, filisteus, portai-vos como homens, para que não vos torneis escravos dos hebreus como eles o foram de vós! Sede homens e combatei!
10Então os filisteus lançaram-se à luta, Israel foi derrotado e cada um fugiu para a sua tenda. O massacre foi grande: do lado de Israel tombaram trinta mil homens. 11A arca de Deus foi capturada e morreram os dois filhos de Eli, Hofni e Fineias.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.
Responsório (Sl 43)
— Libertai-nos, Senhor, pela vossa compaixão!
— Libertai-nos, Senhor, pela vossa compaixão!
— Porém, agora nos deixastes e humilhastes, já não saís com nossas tropas para a guerra! Vós nos fizestes recuar ante o inimigo, os adversários nos pilharam à vontade.
— De nós fizestes o escárnio dos vizinhos, zombaria e gozação dos que nos cercam; para os pagãos somos motivo de anedotas, zombam de nós a sacudir sua cabeça.
— Levantai-vos, ó Senhor, por que dormis? Despertai! Não nos deixeis eternamente! Por que nos escondeis a vossa face e esqueceis nossa opressão, nossa miséria?
Evangelho (Mc 1,40-45)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 40um leproso chegou perto de Jesus, e de joelhos pediu: “Se queres, tens o poder de curar-me”. 41Jesus, cheio de compaixão, estendeu a mão, tocou nele, e disse: “Eu quero: fica curado!” 42No mesmo instante, a lepra desapareceu, e ele ficou curado. 43Então Jesus o mandou logo embora, 44falando com firmeza: “Não contes nada disso a ninguém! Vai, mostra-te ao sacerdote e oferece, pela tua purificação, o que Moisés ordenou, como prova para eles!”
45Ele foi e começou a contar e a divulgar muito o fato. Por isso Jesus não podia mais entrar publicamente numa cidade: ficava fora, em lugares desertos. E de toda parte vinham procurá-lo.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
Qual é o preço que você pagaria por amar alguém?
“Ele foi iniciado e a contar e divulgar muito o fato. Por isso, Jesus não podia mais entrar publicamente numa cidade: foram fora, lugares em desertos. E de toda parte vinham procurá-lo” (Marcos 1,45) .
A dor de um leproso era enorme! Nós estamos no Evangelho em que Jesus cura aquele homem da lepra. Não pensemos que a dor da hanseníase seja meramente corpórea por causa das feridas e sangramentos, pois apenas aspectos da dor. A dor de um leproso tocava a sua dimensão afetiva, espiritual, psicológica e emocional.
A maior causa da dor de um leproso era a separação das pessoas, o isolamento (palavra tão presente nos dias atuais) que era imposto pela condição da lepra, pois quem tinha essa doença não podia ser com as pessoas, ou seja, nossos dias isolados . O leproso era excluído, era alguém que perdia a noção do amor e do que era o com outras pessoas.
Quem ama está disposto a assumir o lugar do outro; quem ama está disposto a pagar um alto preço
Depois de curado, aquele leproso começa a divulgar o fato, mesmo que Jesus tenha pedido para não o publicar, ele começa a falar sobre a fama de Jesus. Isso teve um preço; e Jesus teve de pagar.
Agora, aqui, começa uma versão — porque, na do leproso do leproso na da Jesus, as coisas acontecem, pois isso acontece —, o proso reforma a sua vida social, ele volta para vida quando o entrale vida, e para o contato com o mundo e com as pessoas, ele está purificado, pode voltar a frequentar o templo, a se dirigir às pessoas, a falar com Deus; pode, pode ir e vir quando quiser. No entanto, agora, é Jesus quem é isolado, Ele não podia mais entrar na cidade. Aqui acontece o amor. Quem ama está disposto a assumir o lugar do outro; quem ama está disposto a pagar um alto preço.
Que grau de você tem com a vida de alguém? Que disposição você tem para pagar o preço por amar alguém? Pode ser alguém da sua família ou quem está bem perto de você. Você está disposto a pagar o preço para viver esse amor?
É uma boa oportunidade que o Evangelho de hoje nos dá: reflitamos se o nosso amor é, de fato, gratuito, desinteressado, livre… Ou se é um amor interesseiro, possessivo. Além disso, o Evangelho nos dá também a oportunidade de mergulhar no nosso coração nesta experiência profunda de amor que Jesus: de colocar-se no lugar do outro, de ter a coragem de desenhar o lugar do outro, porque, agora, é Jesus o leproso, é Jesus quem tem que em lugares desertos, fora da cidade, isolado; esperando que alguém fosse ao seu encontro.
E esse é o amor de Deus. Ele assume o meu (eo teu lugar) e pagou o preço com a própria vida para salvar a mim e você!
Sobre todos vós, a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Padre Donizete Ferreira - Sacerdote da Comunidade Canção Nova.
#JornalUniãoLeia também: