Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (Is 10,5-7.13-16)

Leitura do Livro do Profeta Isaías.

Assim fala o Senhor: 5“Ai de Assur, vara de minha cólera, bastão em minhas mãos, instrumento de minha indignação! 6Eu o envio contra uma nação ímpia e ordeno-lhe, contra um povo que me excita à ira, que o submeta à pilhagem e ao saque, que o calque aos pés como lama nas ruas.

7Mas ele assim não pensava, seu propósito não era esse; pelo contrário, sua intenção era esmagar e exterminar não poucas nações. 13Pois diz o rei da Assíria: ‘Realizei isso pela força de minha mão e com minha sagacidade, pois tenho experiência; aboli as fronteiras dos povos, saqueei seus tesouros, e derrubei de golpe os ocupantes de altos postos; 14minha mão espalmou como um ninho a riqueza dos povos; e como se apanha uma ninhada de ovos, assim ajuntei eu os povos da terra, e não houve quem batesse asa ou abrisse o bico e desse um pio’.

15Mas acaso gloria-se o machado, em detrimento do lenhador que com ele corta? Ou se exalta a serra contra o serrador que a maneja? Como se a vara movesse quem a levanta e um bastão erguesse aquele que não é madeira. 16Por isso, enviará o Dominador, Senhor dos exércitos, contra aqueles fortes guerreiros o raquitismo; e abalará sua glória com convulsões que queimam como fogo”.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 93)

— O Senhor não rejeita o seu povo.

— O Senhor não rejeita o seu povo.

— Eis que oprimem, Senhor, vosso povo e humilham a vossa herança; estrangeiro e viúva trucidam, e assassinam o pobre e o órfão!

— Eles dizem: “O Senhor não nos vê e o Deus de Jacó não percebe!” Entendei, ó estultos do povo; insensatos, quando é que vereis?

— O que fez o ouvido não ouve? Quem os olhos formou não verá? Quem educa as nações não castiga? Quem os homens ensina não sabe?

— O Senhor não rejeita o seu povo e não pode esquecer sua herança: voltarão a juízo as sentenças; quem é reto andará na justiça.

Evangelho (Mt 11,25-27)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor.

25Naquele tempo, Jesus pôs-se a dizer: “Eu te louvo, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequeninos. 26Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado. 27Tudo me foi entregue por meu Pai, e ninguém conhece o Filho, senão o Pai, e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Ouça a Homilia

Viva a humildade para alcançar o Senhor

 “Naquele tempo, Jesus pôs-se a dizer: Eu te louvo, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado” (Mateus 11,25-26).

Jesus louva o Pai, porque os pequeninos, porque os humildes O acolheram, acolheram a Sua Palavra, acolheram os Seus mandamentos. Os sábios e os entendidos, porque estavam num posto muito alto, não conseguiam ver no Senhor, não conseguiam escutar o Senhor, porque estavam distantes. Eles até estavam próximos, ali, fisicamente, mas o coração estava distante, o “ouvido do coração” estava distante.

O Senhor louvou o Pai do Céu, porque os pequeninos estavam, ali, pertinho d’Ele. Porque o coração, porque a mente dos pequeninos, dos pobres, dos humildes, eles também já estavam ali, eles se rebaixaram e por isso escutaram, e por isso foram instruídos por Nosso Senhor.

O Senhor louvou o Pai por esses que foram humildes. É claro que a classe dos “pobres”  — vamos dizer assim — já tem uma tendência natural a estar embaixo mesmo, e Nosso Senhor se rebaixou para estar com eles.

Somos chamados, então, a alcançá-Lo e a viver a humildade, a viver a pequenez

Infelizmente, os sábios, os entendidos, que já se sentiam superiores, não conseguiam enxergar no Senhor as Suas promessas, os Seus mandamentos. Jesus louvou o Pai do Céu, porque aqueles pequeninos conseguiram perceber a vontade d’Ele, a vontade do Pai.

Precisamos também, diante desse Deus que se rebaixa, também nos rebaixar na presença d’Ele com humildade. Busquemos com humildade o Senhor, não nos sintamos bons demais. Não! Sintamo-nos pecadores, porque é no coração do pecador que o Senhor consegue fazer morada, é no seu coração que Ele consegue fazer morada!

Rebaixemo-nos diante d’Aquele que se rebaixa até nós, e aí Ele pode, então, exaltar-nos e pode nos instruir. O Senhor se rebaixa a nós, rebaixemo-nos também para escutá-Lo, para ouvi-Lo e para segui-Lo.

Que o Senhor conceda essa graça a mim e a você, da humildade e não da soberba, da pequenez e não da altivez. Quem se faz grande demais não consegue alcançar esse Deus que se faz pequeno, pobre e humilde, mas quem se faz pequeno, pobre e humilde alcança Nosso Senhor. E nós somos chamados, então, a alcançá-Lo e a viver a humildade, a viver a pequenez, para que Deus seja tudo e seja grande em nós.

A bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Padre Márcio Prado Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.