Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (Sb 13,1-9)

Leitura do Livro da Sabedoria.

1São insensatos por natureza todos os homens que ignoram a Deus, os que, partindo dos bens visíveis, não foram capazes de conhecer aquele que é; nem tampouco, pela consideração das obras, chegaram a reconhecer o Artífice. 2Tomaram por deuses, por governadores do mundo, o fogo e o vento, o ar fugidio, o giro das estrelas, a água impetuosa, os luzeiros do dia. 3Se, encantados por sua beleza, tomaram estas criaturas por deuses, reconheçam quanto o seu Senhor está acima delas: pois foi o autor da beleza quem as criou. 4Se ficaram maravilhados com o seu poder e a sua atividade, concluam daí quanto mais poderoso é aquele que as formou: 5de fato, partindo da grandeza e da beleza das criaturas, pode-se chegar a ver, por analogia, aquele que as criou. 6Contudo, estes merecem menor repreensão: talvez se tenham extraviado procurando a Deus e querendo encontrá-lo. 7Com efeito, vivendo entre as obras dele, põem-se a procurá-lo, mas deixam-se seduzir pela aparência, pois é belo aquilo que se vê! 8Mesmo assim, nem a estes se pode perdoar: 9porque, se chegaram a tão vasta ciência, a ponto de investigarem o universo, como é que não encontraram mais facilmente o seu Senhor?

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 18)

— Os céus proclamam a glória do Senhor!

— Os céus proclamam a glória do Senhor!

— Os céus proclamam a glória do Senhor, e o firmamento, a obra de suas mãos; o dia ao dia transmite esta mensagem, a noite à noite publica esta notícia.

— Não são discursos nem frases ou palavras, nem são vozes que possam ser ouvidas; seu som ressoa e se espalha em toda a terra, chega aos confins do universo a sua voz.

Evangelho (Lc 17,26-37)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 26“Como aconteceu nos dias de Noé, assim também acontecerá nos dias do Filho do Homem. 27Eles comiam, bebiam, casavam-se e se davam em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca. Então chegou o dilúvio e fez morrer todos eles. 28Acontecerá como nos dias de Ló: comiam e bebiam, compravam e vendiam, plantavam e construíam. 29Mas no dia em que Ló saiu de Sodoma, Deus fez chover fogo e enxofre do céu e fez morrer todos. 30O mesmo acontecerá no dia em que o Filho do Homem for revelado. 31Nesse dia, quem estiver no terraço, não desça para apanhar os bens que estão em sua casa. E quem estiver nos campos não volte para trás. 32Lembrai-vos da mulher de Ló. 33Quem procura ganhar a sua vida vai perdê-la; e quem a perde vai conservá-la. 34Eu vos digo: nesta noite, dois estarão numa cama; um será tomado e o outro será deixado. 35Duas mulheres estarão moendo juntas; uma será tomada e a outra será deixada. 36Dois homens estarão no campo; um será levado e o outro será deixado”. 37aOs discípulos perguntaram: “Senhor, onde acontecerá isso?” Jesus respondeu: “Onde estiver o cadáver, aí se reunirão os abutres”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Que estejamos sempre prontos para a vinda do Senhor

Que estejamos sempre prontos para a vinda do Senhor. Não esperemos coisas trágicas, não esperemos o fim do mundo nem nada acontecer para entender que precisamos levar a vida em Deus

“Quem procura ganhar a sua vida vai perdê-la; e quem a perde vai conservá-la” (Lucas 17, 33).

Parece uma verdadeira perda de tempo alguém dedicar o seu tempo, a sua vida para fazer generosidade, para cuidar dos outros, servir a Deus, gastar tempo para ir à Missa e participar de grupos de oração. No mundo em que estamos, onde o que vale é levar vantagem, é tornar a vida mais prática e útil, gastar tempo com as coisas do Senhor parece ser inútil. Mas, na verdade, é aí que estamos ganhando a vida!

Algumas pessoas esperam uma coisa trágica acontecer para correrem atrás de Deus; outras creem n’Ele, têm um coração no Pai, mas levam uma vida dividida: ora servem a Deus, outras não. Na hora da morte, da dor e do sofrimento, quando as coisas apertam, elas dizem: “Deus, vem em meu socorro!”.

A vida nos surpreende, meus irmãos! Quem já viu alguém falecer de uma hora para outra? A pessoa estava bem, estava entre nós, mas se foi! Nenhum de nós pode dizer que vai se preparar na última hora: “Agora estou pronto! A hora é agora!”. A hora se faz presente no momento em que a estamos vivendo.

Pode ser que, em sua casa, sua esposa e mais alguém sejam de Deus; então, você “pega carona” com eles. Não é assim! Deus nos colhe e nos põe junto d’Ele, pelo coração que já está n’Ele, que vive Suas Leis, Seus mandamentos e seguimentos no dia a dia de sua vida.

Não espere coisas trágicas, não espere o fim do mundo, não espere nada acontecer para entender que todos nós precisamos levar a vida em Deus. Quem vive a vida n’Ele com alegria sabe viver no sofrimento; quem vive Deus na pobreza, sabe viver também na prosperidade.

Não importa como estamos vivendo; o que importa é que, do modo em que estamos vivendo, estejamos em Deus. Na hora final não dá para improvisar. Uma vez que não podemos improvisar, que cada dia da nossa vida seja única, intensa e verdadeira!

Uma pessoa me disse: “Antes de morrer eu me reconcilio com a minha esposa!”. Quem lhe garante que a morte não chegará primeiro do que essa sua demora, essa sua espera pela reconciliação?

Nós não podemos fazer as coisas precipitadas, mas não podemos pensar que temos toda a vida para fazer o que precisamos. A hora é agora! Façamos do agora o momento certo para a graça de Deus acontecer em nós!

Deus abençoe você!
Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.