Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (Hb 2,14-18)

Leitura da Carta aos Hebreus.

14Visto que os filhos têm em comum a carne e o sangue, também Jesus participou da mesma condição, para assim destruir, com a sua morte, aquele que tinha o poder da morte, isto é, o diabo, 15e libertar os que, por medo da morte, estavam a vida toda sujeitos à escravidão. 16Pois, afinal, não veio ocupar-se com os anjos, mas com a descendência de Abraão. 17Por isso devia fazer-se em tudo semelhante aos irmãos, para se tornar um sumo sacerdote misericordioso e digno de confiança nas coisas referentes a Deus, a fim de expiar os pecados do povo. 18Pois, tendo ele próprio sofrido ao ser tentado, é capaz de socorrer os que agora sofrem a tentação.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 104,1-9)

— O Senhor se lembra sempre da Aliança.

— O Senhor se lembra sempre da Aliança.

— Dai graças ao Senhor, gritai seu nome, anunciai entre as nações seus grandes feitos! Cantai, entoai salmos para ele, publicai todas as suas maravilhas!

— Gloriai-vos em seu nome que é santo, exulte o coração que busca a Deus! Procurai o Senhor Deus e seu poder, buscai constantemente a sua face!

— Descendentes de Abraão, seu servidor, e filhos de Jacó, seu escolhido, ele mesmo, o Senhor, é nosso Deus, vigoram suas leis em toda a terra.

— Ele sempre se recorda da Aliança, promulgada a incontáveis gerações; da Aliança que ele fez com Abraão, e do seu santo juramento a Isaac.

Evangelho (Mc 1,29-39)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 29Jesus saiu da sinagoga e foi, com Tiago e João, para a casa de Simão e André. 30A sogra de Simão estava de cama, com febre, e eles logo contaram a Jesus. 31E ele se aproximou, segurou sua mão e ajudou-a a levantar-se. Então, a febre desapareceu; e ela começou a servi-los.

32À tarde, depois do pôr do sol, levaram a Jesus todos os doentes e os possuídos pelo demônio. 33A cidade inteira se reuniu em frente da casa. 34Jesus curou muitas pessoas de diversas doenças e expulsou muitos demônios. E não deixava que os demônios falassem, pois sabiam quem ele era.

35De madrugada, quando ainda estava escuro, Jesus se levantou e foi rezar num lugar deserto. 36Simão e seus companheiros foram à procura de Jesus. 37Quando o encontraram, disseram: “Todos estão te procurando”. 38Jesus respondeu: “Vamos a outros lugares, às aldeias da redondeza! Devo pregar também ali, pois foi para isso que eu vim”. 39E andava por toda a Galileia, pregando em suas sinagogas e expulsando os demônios.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Deus nos liberta das enfermidades que escravizam nossa alma

É preciso combater o mal pela raiz e deixar que Jesus nos tire do estado de enfermidade e prostração em que, muitas vezes, se encontra a nossa alma.

“Por isso devia fazer-se em tudo semelhante aos irmãos, para se tornar um sumo sacerdote misericordioso e digno de confiança nas coisas referentes a Deus, a fim de expiar os pecados do povo” (Hebreus 2, 17).

Nós hoje contemplamos Jesus, que sai da sinagoga com Seus discípulos e vai à casa de Simão e André e ali cura a sogra de Simão Pedro, a qual estava com febre. Movido por uma profunda compaixão por ela, o Senhor a liberta daquilo que a deixava febril, doente e desanimada.

Sabemos que há diversas causas que podem nos deixar em estado febril; muitas delas são psicológicas, porque muitas situações que sofremos e enfrentamos nos deixam enfraquecidos. Claro, certamente há diversas causas físicas que também podem nos deixar com algum tipo de enfermidade, mas, uma vez que Jesus não trata a doença ou a enfermidade apenas e vai à causa e à raiz daquilo que nos faz sofrer, Ele pega aquela mulher pela mão, a levanta do seu sofrimento e a arranca da febre. Se a febre não queria sair dela, Jesus a tirou desse mal.

Muitas vezes, a graça de Deus quer tocar em nós para nos tirar do estado de prostração e de enfermidade em que nos colocamos ou que se apodera de nós.

A mão poderosa e misericordiosa de Jesus nos diz: “Eu não quero você prostrado! Eu não quero você doente!”. Outra coisa são as doenças que adquirimos por diversas causas, nós até podemos sentir os sintomas da febre, entre outros, o que não podemos é ficar o resto da vida febris, porque ela [febre] vai atrair outros males para dentro de nós! Estou falando daquela febre que sentimos por estarmos mal, por não termos uma boa convivência com o outro, aquela febre que vem em nós por estarmos inflamados pelo orgulho, pelo ciúme, pelo rancor e, sobretudo, pela raiva.

A raiva puxa muitos males para dentro de nós! É preciso combater o mal pela raiz, é preciso deixar que Jesus nos puxe pela mão e nos tire do estado de doença e de enfermidade em que, muitas vezes, se encontra a nossa alma.

Que Deus hoje venha tocar em nosso coração e nos libertar daquilo que oprime o nosso ser, daquilo que tira a nossa paz interior e, sobretudo, daquilo que não nos deixa servir Nosso Senhor Jesus Cristo. Ele se tornou semelhante a nós para nos ajudar a combater o mal e o pecado e nos tornarmos Seus seguidores!

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. https://www.facebook.com/rogeraraujo.cn

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.