Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (Êx 3,1-6.9-12)

Leitura do Livro do Êxodo.

Naqueles dias, 1Moisés apascentava o rebanho de Jetro, seu sogro, sacerdote de Madiã. Levou um dia, o rebanho deserto adentro e chegou ao monte de Deus, o Horeb. 2Apareceu-lhe o anjo do Senhor numa chama de fogo, do meio de uma sarça. Moisés notou que a sarça estava em chamas, mas não se consumia, e disse consigo: 3“Vou aproximar-me desta visão extraordinária, para ver por que a sarça não se consome”. 4O Senhor viu que Moisés se aproximava para observar e chamou-o do meio da sarça dizendo: “Moisés! Moisés!” Ele respondeu: “Aqui estou”. 5E Deus disse: “Não te aproximes! Tira as sandálias dos pés, porque o lugar onde estás é uma terra santa”. 6E acrescentou: “Eu sou o Deus de teus pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacó”. Moisés cobriu o rosto, pois temia olhar para Deus. 9E agora, o clamor dos filhos de Israel chegou até mim, e vi a opressão que os egípcios fazem pesar sobre eles. 10Mas vai, eu te envio ao Faraó, para que faças sair do Egito o meu povo, os filhos de Israel”. 11E Moisés disse a Deus: “Quem sou eu para ir ao Faraó e fazer sair os filhos de Israel do Egito?” 12Deus lhe disse: “Eu estarei contigo; e este será o sinal de que fui eu que te enviei: quando tiveres tirado do Egito o povo, vós servireis a Deus sobre esta montanha”.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 102,1-7)

— O Senhor é indulgente, é favorável.

— O Senhor é indulgente, é favorável.

— Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e todo o meu ser, seu santo nome! Bendize, ó minha alma, ao Senhor, não te esqueças de nenhum de seus favores!

— Pois ele te perdoa toda culpa, e cura toda a tua enfermidade; da sepultura ele salva a tua vida e te cerca de carinho e compaixão.

— O Senhor realiza obras de justiça e garante o direito aos oprimidos; revelou os seus caminhos a Moisés, e aos filhos de Israel, seus grandes feitos.

Evangelho (Mt 11,25-27)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor.

25Naquele tempo, Jesus pôs-se a dizer: “Eu te louvo, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequeninos. 26Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado. 27Tudo me foi entregue por meu Pai, e ninguém conhece o Filho, senão o Pai, e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar”

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Ouça a Homilia

Pela via da humildade, tocamos na graça de Deus

 “Eu te louvo, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequeninos” (Mateus 11,25).

O coração de Jesus exulta no louvor e na gratidão ao Pai, no reconhecimento da grandeza de Deus, que revela o Seu amor e a Sua bondade às almas pequenas e humildes. Que beleza, meus irmãos, é saber que a Palavra de Deus chega ao nosso coração quando nos abrimos pela via da humildade!

Os orgulhosos e os soberbos não tocam na graça de Deus, não porque sejam excluídos por Ele — Ele não exclui ninguém –, mas porque, na verdade, todo orgulho e toda soberba são barreiras para que a graça de Deus penetre, para que a graça de Deus entre. Então, abramos o nosso coração, primeiro, para conquistar a humildade da verdade, e a verdade na humildade, pois é só com ela que tocamos na verdade de Deus.

Se continuarmos tão orgulhosos como somos, a verdade será sempre a nossa, nós é que sabemos das coisas, nós é que temos razão. Chateamo-nos com qualquer situação porque as coisas não estão do nosso jeito.

A Palavra de Deus chega ao nosso coração quando nos abrimos pela via da humildade

O humilde sabe colocar-se no último lugar, o humilde sabe apreciar as coisas pequenas, o humilde não procura se elevar, engrandecer-se, exaltar-se, mas ele sabe rebaixar-se, retirar-se, fazer-se pequeno; e onde ele se faz pequeno, ali Deus se faz presente, ali a graça de Deus se revela.

Deus cuida dos corações humildes. Foi assim que Maria cantou e exultou, que Deus derruba os soberbos e exalta os corações humildes. E é pelos corações humildes e pequenos que Jesus, hoje, está louvando e bendizendo ao Pai.

Os tesouros do coração de Deus estão ao nosso dispor, mas é preciso que, no amor, o coração se converta, seja lapidado e mergulhado no amor misericordioso de Jesus, para que esse coração se torne humilde, para que seja queimado do meio de nós e dos nossos sentimentos todas as vaidades, todo esse orgulho que faz de nós pessoas prepotentes.

Nós não suportamos ser contrariados, chateados, porque o orgulho se fere com facilidade. O orgulhoso não perdoa, o humilde está sempre se reconciliando, renovando-se e procurando viver a reconciliação com os seus irmãos.

Deus quer cuidar de nós, Ele quer permanecer no meio de nós. Deus quer cuidar do nosso coração. Precisamos deixar que a chama da humildade acenda a chama fervorosa da graça de Deus no coração de cada um de nós.

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. Contato: padrerogercn@gmail.com – Facebook

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.