Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (Tg 1,12-18)

Leitura da Carta de São Tiago.

12Feliz o homem que suporta a provação. Porque, uma vez provado, receberá a coroa da vida, que o Senhor prometeu àqueles que o amam.

13Ninguém, ao ser tentado, deve dizer: “É Deus que me está tentando”, pois Deus não pode ser tentado pelo mal e tampouco ele tenta a ninguém. 14Antes, cada qual é tentado por sua própria concupiscência, que o arrasta e seduz. 15Em seguida, a concupiscência concebe o pecado e o dá à luz, e o pecado, uma vez consumado, gera a morte.

16Meus queridos irmãos, não vos enganeis. 17Todo dom precioso e toda dádiva perfeita vêm do alto; descem do Pai das luzes, no qual não há mudança, nem sombra de variação. 18De livre vontade ele nos gerou, pela Palavra da verdade, a fim de sermos como que as primícias de suas criaturas.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 93)

— Bem-aventurado é aquele a quem ensinais vossa lei!

— Bem-aventurado é aquele a quem ensinais vossa lei!

— É feliz, ó Senhor, quem formais e educais nos caminhos da Lei, para dar-lhe um alívio na angústia.

— O Senhor não rejeita o seu povo e não pode esquecer sua herança: voltarão a juízo as sentenças; quem é reto andará na justiça.

— Quando eu penso: “Estou quase caindo!” Vosso amor me sustenta, Senhor! Quando o meu coração se angustia, consolais e alegrais minha alma.

Evangelho (Mc 8,14-21)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 14os discípulos tinham se esquecido de levar pães. Tinham consigo na barca apenas um pão. 15Então Jesus os advertiu: “Prestai atenção e tomai cuidado com o fermento dos fariseus e com o fermento de Herodes”.

16Os discípulos diziam entre si: “É porque não temos pão”. 17Mas Jesus percebeu e perguntou-lhes: “Por que discutis sobre a falta de pão? Ainda não entendeis e nem compreendeis? Vós tendes o coração endurecido? 18Tendo olhos, não vedes, e tendo ouvidos, não ouvis? Não vos lembrais 19de quando reparti cinco pães para cinco mil pessoas? Quantos cestos vós recolhestes cheios de pedaços?”

Eles responderam: “Doze”. 20Jesus perguntou: E quando reparti sete pães com quatro mil pessoas, quantos cestos vós recolhestes cheios de pedaços? Eles responderam: “Sete”. 21Jesus disse: “E ainda não compreendeis?”

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Ouça a Homilia

Cristo é o pão que nunca pode faltar em sua vida

 “Naquele tempo, os discípulos tinham se esquecido de levar os pães. Tinham consigo na barca apenas um pão. Então Jesus os advertiu: 'Prestai atenção e tomai cuidado com o fermento dos fariseus e com o fermento de Herodes' ” (Marcos 8,14-15)

Jesus se preocupa com a totalidade da pessoa. Embora, muitas vezes, religiosa pense que a realidade ou Jesus veio ensinar é só a preocupação com o céu de levar a nossa alma, os nós de Deus para o coração do Pai, Jesus se preocupa com a totalidade da pessoa. Tudo o que diz respeito ao ser humano interessa a Jesus. Então, qualquer coisa que faça parte da sua vida é do interesse de Jesus.

Sabemos que a pessoa tem necessidades físicas, afetivas, afetivas... E a fé deve tocar todas essas dimensões da pessoa. O nosso jeito, até mesmo de lidar com a comida, precisa ser evangelizado. A maneira como nós lidamos com nossas necessidades biológicas e físicas precisa ser evangelizado. Tudo em nós precisa passar pela experiência da Palavra de Deus e da luz de Deus. Uma vida afetiva ou apenas dimensão espiritual pode uma dimensão ou outra dimensão espiritual. Se a pessoa se fixa apenas na preocupação com a sua dimensão física, a sua realidade espiritual pode estar protegida e sua salvação pode estar em jogo. Se a pessoa tem uma ênfase muito grande à sua realidade ativa, ela também pode deixar de lado as outras dimensões, que são todas muito importantes.

Atenção dar a isso que Jesus nos pede: o pão, que é Cristo, nunca pode faltar na barca da nossa vida

Mas o pão de que fala Jesus é Ele mesmo, Ele é o Pão, é a Sua vida, é todo o Seu ser. Cristo, o Pão Vivo, está sempre rodeado do fermento dos fariseus e dos Herodes – Jesus faz menção a isso –, mas o que isso significa, o cuidado com o fermento dos fariseus e com o fermento de Herodes? Fariseus: o perigo de uma religiosidade perversa, presa na exterioridade, uma religiosidade muito rígida, muito legalista, muito fria. Esta é a atenção que nós precisamos ter! Depois, Jesus fala do cuidado com o fermento de Herodes. O que isso significa? O poder, o interesse, o aproveitamento, o domínio, o controle das liberdades. Estamos falando aqui do rei Herodes que quis, muitas vezes, pautar a sua vida nessas realidades: no poder, no interesse, no aproveitamento, no domínio e no controle das liberdades.

Então, Jesus disse: “Cuidado com esse fermento para que o pão que vocês têm à disposição, que é a minha vida, que é a vida de Cristo, não seja pouco a pouco mau”. Dar atenção a isso que Jesus precisa nos pede: o Pão, que é Cristo, nunca pode faltar na barca da nossa vida. Você vai comprar o seu pãozinho de cada dia, você vai ocupar das suas necessidades de materiais. É claro, e isso é louvável! Mas o pão da vida que é Cristo nunca pode faltar na nossa vida. E Ele nos dá o equilíbrio de todas as outras dimensões.

Peçamos ao Senhor a graça de que nunca nos falte esse pão vivo descido do Céu para alimento de nossa alma.

Sobre todos vós, a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Padre Donizete Ferreira Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.