Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (At 18,23-28)

Leitura dos Atos dos Apóstolos.

23Paulo permaneceu algum tempo em Antioquia. Em seguida, partiu de novo, percorrendo sucessivamente as regiões da Galácia e da Frígia, fortalecendo todos os discípulos. 24Chegou a Éfeso um judeu chamado Apolo, natural de Ale­xan­dria. Era um homem eloquente, versado nas Escrituras.

25Fora instruído no caminho do Senhor e, com muito entusiasmo, falava e ensinava com exatidão a respeito de Jesus, embora só conhecesse o batismo de João. 26Então, ele começou a falar com muita convicção na sinagoga. Ao escutá-lo, Priscila e Áquila tomaram-no consigo e, com mais exatidão, expuseram-lhe o caminho de Deus.

27Como ele estava querendo passar para a Acaia, os irmãos apoiaram-no e escreveram aos discípulos para que o acolhessem bem. Pela graça de Deus, a presença de Apolo aí foi muito útil aos fiéis. 28Com efeito, ele refutava vigoro­samente os judeus em público, demonstrando pelas Escrituras que Jesus é o Messias.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 46)

— O Senhor é o grande Rei de toda a terra.

— O Senhor é o grande Rei de toda a terra.

— Povos todos do universo, batei palmas, gritai a Deus aclamações de alegria! Porque sublime é o Senhor, o Deus Altíssimo, o soberano que domina toda a terra.

— Porque Deus é o grande Rei de toda a terra, ao som da harpa acompanhai os seus louvores! Deus reina sobre todas as nações, está sentado no seu trono glorioso.

— Os chefes das nações se reuniram com o povo do Deus santo de Abraão, pois só Deus é realmente o Altíssimo, e os poderosos desta terra lhe pertencem!

Evangelho (Jo 16,23b-28)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:

23b“Em verdade, em verdade vos digo: se pedirdes ao Pai alguma coisa em meu nome, ele vo-la dará. 24Até agora nada pedistes em meu nome; pedi, e recebereis; para que a vossa alegria seja completa.

25Disse-vos estas coisas em linguagem figurativa. Vem a hora em que não vos falarei mais em figuras, mas claramente vos falarei do Pai. 26Naquele dia pedireis em meu nome, e não vos digo que vou pedir ao Pai por vós, 27pois o próprio Pai vos ama, porque vós me amas­tes e acre­ditastes que eu vim da parte de Deus. 28Eu saí do Pai e vim ao mundo; e novamente parto do mundo e vou para o Pai”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Ouça a Homilia

Sejamos transformados pela força do amor de Deus

 “Em verdade, em verdade vos digo: se pedirdes ao Pai alguma coisa em meu nome, ele vo-la dará. Até agora nada pedistes em meu nome; pedi, e recebereis; para que a vossa alegria seja completa” (João 16,23b-24).

Como Deus quer que nos alegremos! Como Ele quer que a nossa alegria esteja n’Ele e que a alegria d’Ele esteja em nós! Mas é preciso pedir, é preciso buscar. E tudo aquilo que pedirmos a Deus, peçamos no nome de Jesus, na autoridade e na pessoa de Jesus. Que o nome de Jesus esteja em nós, em nosso coração, em nossas atitudes, esteja em tudo aquilo que realizarmos.

Tudo aquilo que buscarmos em nome de Jesus, o Pai há de nos conceder. E por que há de nos conceder? O Pai ama tanto o Filho, tem um amor singular, sem igual, único, infinito e eterno pelo Filho que tudo o que pedirmos na autoridade d’Ele, o Pai nos concede.

Do outro lado, o amor do Filho pelo Pai é tão sublime, que Ele deu a Sua vida em amor ao Pai, Ele viveu toda a sua vida, aceitou o desafio do Pai de vir a este mundo por amor, primeiro, é óbvio, pelo Pai.

Quando olhamos todo o amor que há no Pai e no Filho, esse amor do Pai e do Filho, revelado na força e no poder do Espírito Santo, estamos vendo que não há outra força que salva, liberta, cura e restaura qualquer situação do que o amor.

Que esse amor do Pai esteja em nós, esteja vertendo dentro de nós em tudo aquilo que realizarmos

Não podemos ceder à outra força a não ser a força do amor. Não há outra força em Deus restauradora, curadora e libertadora do que a força do amor. O amor que há entre o Pai e o Filho é este amor que nos é dado, amor que nos liberta, nos restaura, que realiza uma obra nova na vida de cada um de nós.

A primeira coisa que peço ao Pai no nome de Jesus: “Derrama sobre nós, meu Pai, esse amor sublime. Veste sobre nós, sobre nosso coração toda a força do amor, para que amemos uns aos outros, para que vivamos intensamente o amor, para que o amor nos guie, nos cure e nos liberte; para que vivamos o amor”.

Sejamos transformados pelo amor, para que ele seja a marca da nossa vida, porque somos filhos de um Deus que é todo amor, pois o próprio Pai nos ama. “Porque vós me amas­tes e acre­ditastes que eu vim da parte de Deus”. Cremos que Jesus veio da parte de Deus e, por isso, o Pai nos ama tanto. Que esse amor do Pai esteja em nós, esteja vertendo dentro de nós em tudo aquilo que realizarmos.

“Jesus, é em teu nome que pedimos: que permaneçamos sempre no amor do Pai, que permaneçamos em Seu amor e que amemos uns aos outros.”

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. Contato: padrerogercn@gmail.com – Facebook

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.