Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (Gl 5,18-25)

Leitura da Carta de São Paulo aos Gálatas.

Irmãos, 18se sois conduzidos pelo Espírito, então não estais sob o jugo da Lei. 19São bem conhecidas as obras da carne: fornicação, libertinagem, devassidão, 20idolatria, feitiçaria, inimizades, contendas, ciúmes, iras, intrigas, discórdias, facções, 21invejas, bebedeiras, orgias, e coisas semelhantes a estas. Eu vos previno, como aliás já o fiz: os que praticam essas coisas não herdarão o Reino de Deus. 22Porém, o fruto do Espírito é: caridade, alegria, paz, benignidade, bondade, lealdade, 23mansidão, continência. Contra estas coisas não existe Lei. 24Os que pertencem a Jesus Cristo crucificaram a carne com suas paixões e seus maus desejos. 25Se vivemos pelo Espírito, procedamos também segundo o Espírito, corretamente.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 1)

— Senhor, quem vos seguir, terá a luz da vida!

Senhor, quem vos seguir, terá a luz da vida!

— Feliz é todo aquele que não anda conforme os conselhos dos perversos; que não entra no caminho dos malvados, nem junto aos zombadores vai sentar-se; mas encontra seu prazer na Lei de Deus e a medita, dia e noite, sem cessar.

— Eis que ele é semelhante a uma árvore que à beira da torrente está plantada; ela sempre dá seus frutos a seu tempo, e jamais as suas folhas vão murchar. Eis que tudo o que ele faz vai prosperar.

— Mas bem outra é a sorte dos perversos. Ao contrário, são iguais à palha seca espalhada e dispersada pelo vento. Pois Deus vigia o caminho dos eleitos, mas a estrada dos malvados leva à morte.

Evangelho (Lc 11,42-46)

— O Senhor esteja convosco.

Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse o Senhor: 42“Ai de vós, fariseus, porque pagais o dízimo da hortelã, da arruda e de todas as outras ervas, mas deixais de lado a justiça e o amor de Deus. Vós deveríeis praticar isso, sem deixar de lado aquilo. 43Ai de vós, fariseus, porque gostais do lugar de honra nas sinagogas, e de serdes cumprimentados nas praças públicas. 44Ai de vós, porque sois como túmulos que não se veem, sobre os quais os homens andam sem saber”.

45Um mestre da Lei tomou a palavra e disse: “Mestre, falando assim, insultas-nos também a nós!”. 46Jesus respondeu: “Ai de vós também, mestres da Lei, porque colocais sobre os homens cargas insuportáveis, e vós mesmos não tocais nessas cargas, nem com um só dedo”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Quem é conduzido pelo Espírito é bom, leal e alegre

Os frutos do Espírito produzem em nós a paz interior, a alegria de coração, o amor sincero ao próximo, uma bondade que não tem nome, a lealdade, a fidelidade, a continência e a mansidão.

Porém, o fruto do Espírito é: caridade, alegria, paz, benignidade, bondade, lealdade, mansidão, continência” (Gálatas 5, 22).

Nós hoje meditamos a Carta de São Paulo aos Gálatas que nos ajuda a entender o mundo material, carnal e espiritual, daqueles é claro que não saíram deste mundo, mas vivem nele guiados pela lei do Espírito e não pela lei da carne.

A Carta de São Paulo nos indica hoje quem vai herdar o Reino dos Céus e quem não o herdará, porque quem nos conduz à vida nos céus é a vida no Espírito. E esta é conduzida pelo Espírito Santo.

Quando o Espírito nos conduz pela Sua graça, quando a Sua ação libertadora acontece em nossa vida, Ele vai nos libertando aos poucos, vai nos tirando da prisão interior, daquilo que são as inclinações da nossa natureza pecaminosa. Ele nos liberta das obras da carne: a fornicação, a libertinagem, a devassidão, a idolatria, a feitiçaria, inimizades, brigas, contendas, iras, intrigas e discórdias; invejas, facções, bebedeiras, orgias e todas aqueles práticas pecaminosas que, muitas vezes, tentam o nosso coração.

Algumas vezes, você diz: “Esse pecado, graças a Deus, eu nunca cometi! Não fornico, não adultero!”. Mas, em compensação, a inveja inflama o seu coração. “Eu não bebo, eu não como em demasia!”. Mas pode ser que você seja alvo ou provocador de discórdias, de intrigas, de confusões e tudo isso são obras da carne segundo São Paulo.

O que temos que semear entre nós não são essas obras da carne, pelo contrário, uma vez que fomos convencidos e libertos pela Palavra do Senhor, precisamos produzir os frutos do Espírito em nós! Olhamos para uma pessoa que foi seduzida por Jesus, marcada com o selo do Espírito e logo vemos os frutos: a paz interior, a alegria de coração, o amor sincero ao próximo, uma bondade que não tem nome, a lealdade, a fidelidade, a capacidade de se conter contra os impulsos da carne, conter os impulsos do espírito e da mente humana. Ela luta para ter autocontrole e disciplina.

Enfim, meus irmãos, o combate espiritual começa dentro de nós! Quando queremos viver a vida de Cristo em nós permitimos que Ele nos liberte daquilo que não convém à nossa fé. É para a liberdade que Cristo nos chamou, para nos libertar do poder e da escravidão do pecado! Por isso quem pertence a Jesus Cristo crucifica a carne com suas paixões e com seus desejos malignos.

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.https://www.facebook.com/rogeraraujo.cn

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.