Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (Rm 1,16-25)

Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos.

Irmãos, 16eu não me envergonho do Evangelho, pois ele é uma força salvadora de Deus para todo aquele que crê, primeiro para o judeu, mas também para o grego. 17Nele, com efeito, a justiça de Deus se revela da fé para a fé, como está escrito: O justo viverá pela fé.

18Por outro lado, a ira de Deus se revela, do alto do céu, contra toda a impiedade e iniquidade dos homens que em sua iniquidade oprimem a verdade. 19Pois o que de Deus se pode conhecer é manifesto aos homens: Deus mesmo lhos manifestou.

20Suas perfeições invisíveis, como o seu poder eterno e sua natureza divina, são claramente conhecidas através de suas obras, desde a criação do mundo. Assim, eles não têm desculpa 21por não ter dado glória e ação de graças a Deus como se deve, embora o tenham conhecido. Pelo contrário, enfatuaram-se em suas especulações, e seu coração insensato se obscureceu: 22alardeando sabedoria, tornaram-se ignorantes 23e trocaram a glória do Deus incorruptível por uma figura ou imagem de seres corruptíveis: homens, pássaros, quadrúpedes, répteis. 24Por isso, Deus os entregou com as paixões de seus corações a tal impureza, que eles mesmos desonram seus próprios corpos. 25Trocaram a verdade de Deus pela mentira, adorando e servindo a criatura em lugar do Criador, que é bendito para sempre. Amém.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 18)

— Os céus proclamam a glória do Senhor!

— Os céus proclamam a glória do Senhor!

— Os céus proclamam a glória do Senhor, e o firmamento, a obra de suas mãos; o dia ao dia transmite esta mensagem, a noite à noite publica esta notícia.

— Não são discursos nem frases ou palavras, nem são vozes que possam ser ouvidas; seu som ressoa e se espalha em toda a terra, chega aos confins do universo a sua voz.

Evangelho (Lc 11,37-41)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 37enquanto Jesus falava, um fariseu convidou-o para jantar com ele. Jesus entrou e pôs-se à mesa.38O fariseu ficou admirado ao ver que Jesus não tivesse lavado as mãos antes da refeição. 39O Senhor disse ao fariseu: “Vós fariseus, limpais o copo e o prato por fora, mas o vosso interior está cheio de roubos e maldades. 40Insensatos! Aquele que fez o exterior não fez também o interior? 41Antes, dai esmola do que vós possuís e tudo ficará puro para vós”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Ouça a Homilia

Cuidemos e purifiquemos o nosso interior

 “Vós fariseus, limpais o copo e o prato por fora, mas o vosso interior está cheio de roubos e maldades. Insensatos! Aquele que fez o exterior não fez também o interior” (Lucas 11,39-40).

Todos os dias, procuramos fazer a higiene do nosso corpo, tomar um banho, nos limpar, nos purificar. E caprichamos, muito mais, cuidando da nossa face e nos purificando para ficarmos limpos e bonitos. Isso é importante e necessário, mas não podemos cair na hipocrisia farisaica de nos preocuparmos apenas com o exterior, apenas limpar o prato por fora, apenas olhar o que está na aparência, porque estamos cometendo um engano conosco, estamos nos enganando e vivendo no mundo das aparências que, de verdade, é o mundo em que vivemos.

Aquele que fez o exterior, que nos deu esse corpo e toda a beleza da existência, não foi Ele também que fez o nosso interior? Por isso, precisamos caprichar mais ainda, voltarmos ao nosso interior para limpar, purificar e renovar o que está dentro de nós.

Deixamos escondido dentro do nosso coração tantas coisas que nos fazem mal, porque não nos dedicamos em purificar o nosso interior. A grande arte da vida é quem se propõe a ser o artesão do seu coração, aquele que se propõe, a cada dia, a purificar a sua própria alma.

Iremos nos preocupar menos com toda a aparência externa, quando cuidarmos mais do nosso interior

É isto que a graça de Deus realiza em nós, ela nos purifica e nos renova por dentro e por fora. Iremos nos preocupar menos com rugas, com cabelo e com toda a aparência externa quando cuidarmos mais do nosso interior.

Como é importante deixar o interior harmonizado e em paz. O primeiro passo é reconhecer nossos limites e pecados, e, reconhecendo nossos limites e pecados, combatê-los. O segundo passo necessário é assumir aquilo que entrou em nós, o que veio de fora.

Ouvimos tantas coisas negativas, guardamos rancores, ressentimentos e mágoas, coisas que nos fazem muito mal e não podemos ir acumulando, guardando e deixando que aquilo oprima a nossa alma e o nosso interior, porque, muitas vezes, ficamos azedos, amargos, vamos ficando com sentimentos depressivos e tornando a nossa vida muito depreciativa, quando não procuramos purificar o nosso interior.

Que Deus entre em nós e esteja em nós para nos lavar e nos purificar a cada dia.

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. Contato: padrerogercn@gmail.com – Facebook

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.