Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (Is 45, 6b-8.18.21b-25)

Leitura do Livro do Profeta Isaías.

6b”Eu sou o Senhor, não há outro, 7eu formei a luz e criei as trevas, crio o bem-estar e as condições de mal-estar: sou o Senhor que faço todas estas coisas. 8Céus, deixai cair orvalho das alturas, e que as nuvens façam chover justiça; abra-se a terra e germine a salvação; brote igualmente a justiça: eu, o Senhor, a criei”. 18Isto diz o Senhor que criou os céus, o próprio Deus que fez a terra, a conformou e consolidou; não a criou para ficar vazia, formou-a para ser habitada: “Sou eu o Senhor, e não há outro. 21bAcaso não sou eu o Senhor? E não há deus além de mim. Não há um Deus justo, e que salve, a não ser eu. 22Povos de todos os confins da terra, voltai-vos para mim e sereis salvos, eu sou Deus, e não há outro. 23Juro por mim mesmo: de minha boca sai o que é justo, a palavra que não volta atrás; todo joelho há de dobrar-se para mim, por mim há de jurar toda língua, 24dizendo: Somente no Senhor residem justiça e força”. Comparecerão perante ele, envergonhados, todos os que lhe resistem; 25no Senhor será justificada e glorificada toda a descendência de Israel.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 84)

— Que os céus lá do alto derramem o orvalho, que chova das nuvens o justo esperado!

— Que os céus lá do alto derramem o orvalho, que chova das nuvens o justo esperado!

— Quero ouvir o que o Senhor irá falar: é a paz que ele vai anunciar; a paz para o seu povo e seus amigos, para os que voltam ao Senhor seu coração. Está perto a salvação dos que o temem, e a glória habitará em nossa terra.

— A verdade e o amor se encontrarão, a justiça e a paz se abraçarão; da terra brotará a fidelidade, e a justiça olhará dos altos céus.

— O Senhor nos dará tudo o que é bom, e a nossa terra nos dará suas colheitas; a justiça andará na sua frente e a salvação há de seguir os passos seus.

Evangelho (Lc 7,19-23)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, João convocou dois de seus discípulos, e mandou-os perguntar ao Senhor: És tu aquele que há de vir, ou devemos esperar outro?” 20Eles foram ter com Jesus, e disseram: “João Batista nos mandou a ti para perguntar: ‘És tu aquele que há de vir, ou devemos esperar outro?’” 21Nessa mesma hora, Jesus curou de doenças, enfermidades e espíritos malignos a muitas pessoas, e fez muitos cegos recuperarem a vista. 22Então, Jesus lhes respondeu: “Ide contar a João o que vistes e ouvistes: os cegos recuperam a vista, os paralíticos andam, os leprosos são purificados, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam, e a boa nova é anunciada aos pobres. 23É feliz aquele que não se escandaliza por causa de mim!”

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Permitamos que a luz de Deus ilumine o nosso interior

“Então, Jesus responderam: 'Ide contar a João o que vistes e ouvistes: os cegos recuperam a vista, os paralíticos andam, os leprosos são purificados, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam, e a boa nova é anunciada aos pobres'” (Lucas 7,22).

João sabia muito bem quem era Jesus, mas os seus discípulos ainda não O conheciam. Por isso, não só pelo testemunho, João quer que os próprios discípulos tomem ciência e consciência de que Jesus está no meio deles e manda dois deles: “Vão lá e perguntem a Jesus se Ele é aquele que há de vir ou devemos esperar por outro ? ”.

Pode até parecer irônica a pergunta de João, o questionamento, mas não é dúvida nenhuma que João tem, mas ele quer provocar no coração dos próprios discípulos a consciência de quem é Jesus. Não basta Jesus dizer: “Olha, sou eu o Messias”. E quando os discípulos de João vão até Jesus e perguntam: “João mandou perguntar se é você mesmo que há de vir ou temos que esperar por outro?”. A resposta - que maravilhosa! Primeiro, veio pela prática, mesmo instante Jesus curou doentes, expulsou espíritos malignos, fez cegos enxergarem e mandou dizer: “Vai lá dizer para João o que foi que vocês viram, o que vocês ouviram. Vocês viram cegos abrindo os olhos, vocês viram leprosos sendo purificados, paralíticos andando, vocês viram surdos que passaram a ouvir, os mortos estão ressuscitando e Palavra de Deus está sendo proclamada aos pobres ”.

Vamos deixar que a luz de Deus continue restaurando, curando e libertando o mundo em que estamos

O Reino de Deus é ação, ele é ativo, o Reino de Deus acontece no nosso meio. Pessoas estão mortas, estão sem sentido na vida; e a Palavra de Deus tem poder de ressurreição. Muitas vezes, estamos caminhando na cegueira, sem enxergar nem nós mesmos nem a nossa própria vida; e Jesus abre os nossos olhos, a luz d'Ele penetra o nosso interior. Estamos surdos, não ouvimos a Palavra de Deus, não ouvimos nem as pessoas que estão ao nosso lado, mas Jesus abre os nossos ouvidos.

Muitas vezes, estamos paralisados, paralíticos nessa vida; e a Palavra de Deus cura e nos liberta de toda e qualquer paralisia. Se, na época de Jesus, os leprosos estavam marginalizados e Ele os limpou e os purificou, Jesus está hoje nos purificando de todo mal que o pecado provoca dentro de nós e, mais ainda, se a Palavra ou a Lei era reservada para uma classe privilegiada, a Palavra de Deus não! Ela é privilégio dos pobres em primeiro lugar; os pobres, os renegados, os marginalizados estão recebendo a Palavra de Deus. É para que ninguém tenha dúvida de que o Reino de Deus está aqui, ele está acontecendo.

É isso que vão testemunhar, tomar consciência do que está acontecendo; e essa consciência que nós precisamos tomar hoje. Sei que as pessoas vão dizer: “O mundo está terrível”, “O mundo está muito mal”, “O mundo só tem coisas ruínas”, tenho que dizer que você está enganado, tem todas essas coisas ruínas acontecendo, mas o Reino de Deus está acontecendo. Sou testemunha, vejo jovens sendo recuperados, libertos de drogas; vejo pessoas se convertendo; vejo casamentos sendo salvos; vejo vidas sendo restauradas; vejo pessoas mortas ressuscitando. Eu vejo, mas estou me abrindo para graça do Reino de Deus.

Se você está olhando para o mundo de uma forma apenas para o mal do mundo —e não vamos negar, não vamos fazer vista grossa—, mas preciso olhar para Aquele que é a luz desse mundo, que é Jesus. Ele está no meio de nós para restaurar este mundo. Vamos deixar que a luz de Deus continue restaurando, curando e libertando o mundo em que estamos.

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova - https://www.facebook.com/pe.rogeraraujo/?fref=ts

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.