Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (Zc 2,14-17)

Leitura do Profeta Zacarias.

14“Rejubila, alegra-te, cidade de Sião, eis que venho para habitar no meio de ti, diz o Senhor. 15Muitas nações se aproximarão do Senhor, naquele dia, e serão o seu povo. Habitarei no meio de ti, e saberás que o Senhor dos exércitos me enviou a ti.

16O Senhor entrará em posse de Judá, como sua porção na terra santa, e escolherá de novo Jerusalém. 17Emudeça todo mortal diante do Senhor, ele acaba de levantar-se de sua santa habitação”.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Lc 1,46-55)

— Bendita sejais, ó Virgem Maria; trouxestes no ventre a Palavra eterna!

— Bendita sejais, ó Virgem Maria; trouxestes no ventre a Palavra eterna!

— A minh’alma engrandece ao Senhor, e se alegrou o meu espírito em Deus, meu Salvador.

— Pois, ele viu a pequenez de sua serva, desde agora as gerações hão de chamar-me de bendita. O Poderoso fez por mim maravilhas e santo é o seu nome!

— Seu amor, de geração em geração, chega a todos os que o respeitam. Demonstrou o poder de seu braço, dispersou os orgulhosos.

— Derrubou os poderosos de seus tronos e os humildes exaltou. De bens saciou os famintos e despediu, sem nada, os ricos.

— Acolheu Israel, seu servidor, fiel ao seu amor, como havia prometido aos nossos pais, em favor de Abraão e de seus filhos, para sempre.

Evangelho (Mt 12,46-50)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 46enquanto Jesus estava falando às multidões, sua mãe e seus irmãos ficaram do lado de fora, procurando falar com ele. 47Alguém disse a Jesus: “Olha! Tua mãe e teus irmãos estão aí fora, e querem falar contigo”.

48Jesus perguntou àquele que tinha falado: “Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?” 49E, estendendo a mão para os discípulos, Jesus disse: “Eis minha mãe e meus irmãos. 50Pois todo aquele que faz a vontade do meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Assim como Nossa Senhora do Carmo, sejamos fiéis ao Senhor

Assim como Nossa Senhora do Carmo, sejamos fiéis ao Senhor. Peçamos que a Mãe de Deus nos ensine e nos ajude a ser dóceis, fiéis e servos do Senhor assim como ela o foi!

“Aquele que faz a vontade do meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe” (Mateus 12, 50).

Nós celebramos hoje com muita alegria, amor e devoção a Festa de Nossa Senhora do Carmo. A Virgem Maria, ao ser invocada com o título de “Senhora do Carmo” – cujo significado é: “vinha do Senhor” – nos faz relembrar que ela é a flor mais bela e mais esplêndida que Israel pôde conhecer.

E por que Maria é tão bela e tão esplêndida!? Porque Maria é a flor primeira do jardim de Deus, porque o Pai precisou dela para que Seu Filho se fizesse humano entre nós, e o Espírito Santo dela se apossou para que a graça divina acontecesse para toda a humanidade. Ela é toda bela porque é toda de Deus; ela é esplêndida porque deixou brilhar em si a graça e a glória de Deus!

Nós não exaltamos hoje a Virgem Maria por ela ser simplesmente Maria, o que nós hoje celebramos, contemplamos e admiramos é a graça de Deus expressa em sua vida. Uma coisa é importante a se dizer é que, muitas vezes, nós encontramos pessoas agraciadas, com dons e talentos, e começamos a admirar todos esses dons e nos esquecemos do que Deus faz e fala por intermédio delas.

Quando contemplamos Maria, quando olhamos a sua beleza e contemplamos tudo aquilo que está nela, na realidade, admiramos tudo o que Deus fez por meio dela. Ela se fez serva e discípula do Senhor e, assim, deve acontecer conosco também quando nos tornamos servos, discípulos do Senhor e submissos à Palavra de Deus. Nesses casos não somos nós quem aparecemos, não é nosso nome que é o mais importante, mas é o Deus que está em nós, é o Deus que fala por nosso intermédio, é a graça de Deus que passa através de nós!

Nós não paramos em Maria, olhamos para ela e vemos que, para Deus, nada é impossível quando alguém se submete a fazer a vontade d’Ele.

Peçamos que Nossa Senhora do Carmo nos ensine e nos ajude a ser dóceis, fiéis e servos do Senhor assim como ela o foi! Assim seremos mães, irmãos e discípulos do Senhor não por títulos, nem por merecimento, mas por força e empenho de realizar a vontade de Deus em nossa vida!

Deus abençoe você!
Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.