Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (2Mc 6,18-31)
Leitura do Segundo Livro dos Macabeus.

18Eleazar era um dos principais doutores da Lei, homem de idade avançada e de venerável aparência. Quiseram obrigá-lo a comer carne de porco, abrindo à força sua boca. 19Mas ele, preferindo morrer gloriosamente a viver desonrado, caminhou espontaneamente para a tortura da roda, 20depois de ter cuspido o que lhe haviam posto na boca. Assim deveriam proceder os que têm a coragem de recusar aquilo que nem para salvar a vida é lícito comer. 21Os encarregados desse ímpio banquete ritual, que conheciam Eleazar desde muito tempo, chamaram-no à parte e insistiram para que mandasse trazer carnes cujo uso lhes era permitido e que ele mesmo tivesse preparado, apenas fingisse comer carnes provenientes do sacrifício, conforme o rei ordenara. 22Agindo assim evitaria a morte, aproveitando esta oportunidade que lhe davam em consideração à velha amizade. 23Mas ele tomou uma nobre resolução digna da sua idade, digna do prestígio de sua velhice, dos seus cabelos embranquecidos com honra, e da vida sem mancha que levara desde a infância. Uma resolução digna, sobretudo, da santa legislação instituída pelo próprio Deus. E respondeu coerentemente, dizendo que o mandassem logo para a mansão dos mortos. 24E acrescentou: “Usar desse fingimento seria indigno da nossa idade. Muitos jovens ficariam convencidos de que Eleazar, aos noventa anos, adotou as normas de vida dos estrangeiros; 25seriam enganados por mim, por causa do fingimento que eu usaria para salvar um breve resto de vida. De minha parte eu atrairia sobre minha velhice a vergonha e a desonra. 26E ainda que escapasse por um momento ao castigo dos homens, eu não poderia, nem vivo nem morto, fugir das mãos do Todo-poderoso. 27Se, pelo contrário, eu agora renunciar corajosamente a esta vida, vou mostrar-me digno de minha velhice, 28e deixarei aos jovens o nobre exemplo de como se deve morrer, com entusiasmo e generosidade, pelas veneráveis e santas leis”.

Ditas estas palavras, caminhou logo para o suplício. 29Os que o conduziam, transformaram em brutalidade a benevolência manifestada pouco antes. E consideraram loucas as palavras que ele acabara de dizer. 30Eleazar, porém, estando para morrer sob os golpes, disse ainda entre gemidos: “O Senhor, em sua santa sabedoria, vê muito bem que eu, podendo escapar da morte, suporto em meu corpo as dores cruéis provocadas pelos açoites, mas em minha alma suporto-as com alegria, por causa do temor que lhe tenho”. 31Assim Eleazar partiu desta vida. Com sua morte deixou um exemplo de coragem e um modelo inesquecível de virtude, não só para os jovens, mas também para toda a nação.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 3)

— É o Senhor quem me sustenta e me protege!

— É o Senhor quem me sustenta e me protege!

— Quão numerosos, ó Senhor, os que me atacam; quanta gente se levanta contra mim! Muitos dizem, comentando a meu respeito: “Ele não acha a salvação junto de Deus!”

— Mas sois vós o meu escudo protetor, a minha glória que levanta minha cabeça! Quando eu chamei em alta voz pelo Senhor, do Monte santo ele me ouviu e respondeu.

— Eu me deito e adormeço bem tranquilo; acordo em paz, pois o Senhor é meu sustento. Não terei medo de milhares que me cerquem e furiosos se levantem contra mim. Levantai-vos, ó Senhor, vinde salvar-me!

Evangelho (Lc 19,1-10)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 1Jesus tinha entrado em Jericó e estava atravessando a cidade. 2Havia ali um homem chamado Zaqueu, que era chefe dos cobradores de impostos e muito rico. 3Zaqueu procurava ver quem era Jesus, mas não conseguia, por causa da multidão, pois era muito baixo. 4Então ele correu à frente e subiu numa figueira para ver Jesus, que devia passar por ali. 5Quando Jesus chegou ao lugar, olhou para cima e disse: “Zaqueu, desce depressa! Hoje eu devo ficar na tua casa”. 6Ele desceu depressa, e recebeu Jesus com alegria. 7Ao ver isso, todos começaram a murmurar, dizendo: “Ele foi hospedar-se na casa de um pecador!” 8Zaqueu ficou de pé, e disse ao Senhor: “Senhor, eu dou a metade dos meus bens aos pobres, e se defraudei alguém, vou devolver quatro vezes mais”.

9Jesus lhe disse: “Hoje a salvação entrou nesta casa, porque também este homem é um filho de Abraão. 10Com efeito, o Filho do Homem veio procurar e salvar o que estava perdido”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Ouça a Homilia

Jesus quer estar em nossa casa

 “Hoje, a salvação entrou nesta casa, porque também este homem é um filho de Abraão” (Lucas 19,9).

Zaqueu queria ver Jesus, e fez todo o esforço possível para poder vê-Lo. Era de baixa estatura, tinha uma grande multidão a sua frente, e ele superou os obstáculos; não parou nos obstáculos, ele foi procurar Jesus de todo o seu coração para vê-Lo.

Por que Zaqueu quis ver Jesus? O Senhor já havia visto Zaqueu, é por isso que pediu para que Zaqueu descesse da árvore, porque, naquele dia, Jesus queria estar na casa d’Ele.

A salvação que entrou na casa de Zaqueu também entra, hoje, na nossa casa, na nossa vida, na nossa família

Jesus quer estar em nossa casa, mas nós precisamos querer vê-Lo, porque Ele vai chegar. E qual a importância que nós damos para Ele na nossa casa e na nossa vida? É necessário o empreendimento do esforço, da iniciativa, do correr atrás. Não podemos ser aquelas pessoas acomodadas, esperando que as coisas caiam do céu. Temos que correr para o encontro dos Céus, temos que subir na árvore e superar os obstáculos. Precisamos dos Céus, porque precisamos da graça de Deus.

Vivemos o contrário, como se Deus precisasse de nós. Ele será sempre Deus, independente de mim ou de você, mas seremos sempre miseráveis sem o amor e sem a graça d’Ele.

Deus é tão bom, que toma a iniciativa de vir ao nosso encontro; o que nós precisamos é corresponder, e para corresponder a tamanha graça, precisamos correr atrás, precisamos nos esforçar.

Infelizmente, vivemos a cultura da acomodação, a cultura de tudo receber em casa, tudo pronto, sem o mínimo esforço. Mas aquilo que não tem esforço não tem valor. O valor sublime da vida é o esforço que fazemos para alcançar nossas metas, nossos objetivos e aquilo de que precisamos.

Esforcemo-nos, trabalhemos, empenhemo-nos para conquistar o Reino dos Céus. Aprendamos com Zaqueu que o Reino é conquistado quando superamos os obstáculos, e não quando paramos neles, porque a salvação que entrou na casa de Zaqueu também entra, hoje, na nossa casa, na nossa vida, na nossa família, no nosso coração quando nos empenhamos com determinação em buscar, em primeiro lugar, o Reino de Deus, e o Reino d’Ele vem até nós, e nós vamos até eles.

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. https://www.facebook.com/pe.rogeraraujo/?fref=ts

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.