Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (Is 54, 1-10)

Leitura da Livro do Profeta Isaías.

1Alegra-te, ó estéril, que nunca foste mãe, exulta e regozija-te, tu que nunca deste à luz; os filhos da mulher abandonada são mais numerosos do que os filhos da bem-casada, diz o Senhor. 2Alarga o espaço de tua tenda e distende bastante as peles das tuas barracas; usa cordas bem longas e finca as estacas com segurança. 3Farás expansão para um lado e para o outro e tua posteridade receberá em herança as nações que povoarão cidades abandonadas. 4Não tenhas medo, pois não sofreras afronta alguma; nem te perturbes, pois não tens de que te envergonhar; esquecerás a vergonha sofrida na juventude e não te recordarás mais da humilhação da viuvez. 5Teu esposo é aquele que te criou, seu nome é Senhor dos exércitos; teu redentor, o Santo de Israel, chama-se Deus de toda a terra. 6O Senhor te chamou, como a mulher abandonada e de alma aflita; como esposa repudiada na mocidade, falou o teu Deus. 7Por um breve instante eu te abandonei, mas com imensa compaixão volta a acolher-te. 8Num momento de indignação, por um pouco ocultei de ti minha face, mas com misericórdia eterna compadeci-me de ti, diz teu Salvador, o Senhor. 9Como fiz nos dias de Noé, a quem jurei nunca mais inundar a terra, assim juro que não me irritarei contra ti nem te farei ameaças. 10Podem os montes recuar e as colinas abalar-se, mas minha misericórdia não se apartará de ti, nada fará mudar a aliança de minha paz, diz o teu misericordioso Senhor.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 29)

— Eu vos exalto, ó Senhor, porque vós me livrastes!

— Eu vos exalto, ó Senhor, porque vós me livrastes!

— Eu vos exalto, ó Senhor, pois me livrastes, e não deixastes rir de mim meus inimigos! Vós tirastes minha alma dos abismos e me salvastes, quando estava já morrendo!

— Cantai salmos ao Senhor, povo fiel, dai-lhe graças e invocai seu santo nome! Pois sua ira dura apenas um momento, mas sua bondade permanece a vida inteira; se à tarde vem o pranto visitar-nos, de manhã vem saudar-nos a alegria.

– Escutai-me, Senhor Deus, tende piedade! Sede, Senhor, o meu abrigo protetor! Transformastes o meu pranto em uma festa, Senhor meu Deus, eternamente hei de louvar-vos!

Evangelho (Lc 7,24-30)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor.

24Depois que os mensageiros de João partiram, Jesus começou a falar sobre João às multidões: “Que fostes ver no deserto? Um caniço agitado pelo vento? 25Que fostes ver? Um homem vestido de roupas finas? Ora, os que se vestem com roupas preciosas e vivem no luxo estão nos palácios dos reis. 26Então, que fostes ver? Um profeta? Eu vos afirmo que sim, e alguém que é mais do que um profeta. 27É de João que está escrito: ‘Eis que eu envio o meu mensageiro à tua frente; ele vai preparar o meu caminho diante de ti’. 28Eu vos digo: entre os nascidos de mulher, ninguém é maior do que João. No entanto, o menor no Reino de Deus é maior do que ele. 29Todo o povo ouviu e até mesmo os cobradores de impostos reconheceram a justiça de Deus, e receberam o batismo de João. 30Mas os fariseus e os mestres da Lei, rejeitando o batismo de João, tornaram inútil para si mesmos o projeto de Deus”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Ouça a Homilia

A graça de Deus desperta o seu coração para a conversão

 “Os fariseus e os mestres da Lei, rejeitando o batismo de João, tornado inútil para si mesmos o projeto de Deus” (Lucas 7,30).

O que nós ouvimos hoje da ação de João, preparando os corações para receber Jesus, nos traz alegria e esperança, porque João é o maior dos profetas, é o último dos profetas do Antigo Testamento e o primeiro dos profetas do Novo Testamento. É ele quem abre as portas para o tempo novo, o tempo da graça, para que Jesus chegue até nós. Mas é preciso que o coração se prepare, é preciso que o coração desça da soberba e do orgulho para, humildemente, mergulhar na graça de Deus através da penitência, através do reconhecimento dos pecados, para que a graça seja nova em nossa vida.

Do outro lado, o Evangelho nos mostra a dureza dos fariseus e dos mestres da Lei, os quais não só rejeitaram o batismo de João, mas rejeitaram a graça de Deus. E rejeitar a graça de Deus, como nos mostra a Palavra, é tornar inútil e infrutífero o projeto de Deus na nossa própria vida.

Rejeitamos a graça de Deus que vem ao nosso encontro, porque ficamos fechados nas nossas convicções

Homens religiosos como eram, conhecedores da Lei de Deus, entretanto, não eram oferecidos para a graça. Temos que ter muita atenção com a nossa conduta religiosa, porque nós, muitas vezes, conhecemos a Lei de Deus, os Seus mandamentos e ensinamentos, a Sua Palavra, mas não temos abertura para graça d'Ele. Rejeitamos a graça de Deus que vem ao nosso encontro, que vem ao nosso auxílio, que vem em nosso socorro, porque ficamos fechados nas nossas convicções, ficamos fechados na nossa própria mentalidade de vida, de mundo, de religião; e a graça de Deus que vem ao nosso encontro, nós, muitas vezes, a rejeitamos. É por isso que o projeto de Deus torna-se inútil na nossa vida, ou seja, não produz frutos, não crescermos na fé, não nos convertemos fungos porque estamos rejeitando a graça que Deus nos envia.

A graça divina, que vem ao nosso encontro a cada dia, é para despertar o nosso coração para a conversão. Levantamos, muitas vezes, com aquele ar sóbrio, movidos pelo nosso orgulho, pelas nossas vaidades, e não permitimos que a graça nos direcione, que ela nos ilumine. Que a nossa religião não seja inútil na nossa vida, ao contrário, seja muito frutuosa e que produza frutos de conversão, de transformação, de humildade e mudança de vida.

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova - https://www.facebook.com/pe.rogeraraujo/?fref=ts

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.