Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (Hb 4,12-16)

Leitura da Carta aos Hebreus.

Irmãos, 12a Palavra de Deus é viva, eficaz e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes. Penetra até dividir alma e espírito, articulações e medulas. Ela julga os pensamentos e as intenções do coração. 13E não há criatura que possa ocultar-se diante dela.

Tudo está nu e descoberto a seus olhos, e é a ela que devemos prestar contas. 14Temos um sumo sacerdote eminente, que entrou no céu, Jesus, o Filho de Deus. Por isso, permaneçamos firmes na fé que professamos. 15Com efeito, temos um sumo sacerdote capaz de se compadecer de nossas fraquezas, pois ele mesmo foi provado em tudo como nós, com exceção do pecado.

16Aproximemo-nos então, com toda a confiança, do trono da graça, para conseguirmos misericórdia e alcançarmos a graça de um auxílio no momento oportuno.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 18,8-15)

— Vossas palavras são espírito, são vida, tendes palavras, ó Senhor, de vida eterna.

Vossas palavras são espírito, são vida, tendes palavras, ó Senhor, de vida eterna.

— A lei do Senhor Deus é perfeita, conforto para a alma! O testemunho do Senhor é fiel, sabedoria dos humildes.

— Os preceitos do Senhor são precisos, alegria ao coração. O mandamento do Senhor é brilhante, para os olhos é uma luz.

— É puro o temor do Senhor, imutável para sempre. Os julgamentos do Senhor são corretos e justos igualmente.

— Que vos agrade o cantar dos meus lábios e a voz da minha alma; que ela chegue até vós, ó Senhor, meu Rochedo e Redentor!

Evangelho (Mc 2,13-17)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 13Jesus saiu de novo para a beira mar. Toda a multidão ia a seu encontro, e Jesus os ensinava. 14Enquanto passava, Jesus viu Levi, o filho de Alfeu, sentado na coletoria de impostos, e disse-lhe: “Segue-me!” Levi se levantou e o seguiu.

15E aconteceu que, estando à mesa na casa de Levi, muitos cobradores de impostos e pecadores também estavam à mesa com Jesus e seus discípulos. Com efeito, eram muitos os que o seguiam.

16Alguns doutores da Lei, que eram fariseus, viram que Jesus estava comendo com pecadores e cobradores de impostos. Então eles perguntaram aos discípulos: “Por que ele come com cobradores de impostos e pecadores?”

17Tendo ouvido, Jesus respondeu-lhes: “Não são as pessoas sadias que precisam de médico, mas as doentes. Eu não vim para chamar justos, mas sim pecadores”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Sejamos estudiosos da Palavra de Deus

Sejamos estudiosos da Palavra de Deus! A Palavra é viva, é eficaz, é poderosa, mas desde que não a tratemos como um livro de leitura qualquer!

“A Palavra de Deus é viva, eficaz e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes. Penetra até dividir alma e espírito, articulações e medulas” (Hebreus 4, 12).

A Carta aos Hebreus nos ajuda hoje a entender a eficácia da Palavra de Deus em nossa vida. Sim, meus irmãos, a Palavra de Deus é poderosa, é viva, contudo, algumas vezes, a tratamos como se fosse mais uma palavra qualquer: palavras santas, abençoadas, importantes. No entanto, nenhum desses adjetivos descrevem, na verdade, aquilo que é Palavra, primeiro, porque ela é de Deus; não se trata de palavras humanas, por mais que o Senhor tenha usado mediações humanas para que ela chegasse até nós e para que fosse escrita para nós. O Espírito, que perpassa todas as Sagradas Escrituras, é o Espírito do próprio Deus. Jesus é a própria Palavra Viva!

Todas as vezes em que nos abrimos para ouvir a Palavra de Deus nos abrimos para ouvir o próprio Cristo! Por outro lado, todas as vezes em que a ignoramos e a relativizamos,  ignoramos e relativizamos o próprio Cristo!

A Palavra é viva, é eficaz, é poderosa, mas desde que não a tratemos como um livro de leitura qualquer! Existem muitos métodos para ler a Bíblia, existem métodos científicos para conhecer a história e o contexto da Palavra. Como é importante sermos estudiosos da Palavra, conhecer a eficácia da própria Escritura no seu contexto e na sua época! Mas nada disso substitui a Palavra ser lida, contemplada e meditada como Palavra de Deus, por meio da qual Deus Pai quer se dirigir ao nosso coração.

Quando nos deixamos ser alimentados por essa Palavra, ela entra em nós e penetra o nosso coração, atingindo até a medula dos nossos ossos. A Palavra é eficaz para combater o mal e o pecado; muitas vezes, não temos forças para lutar contra algumas tentações, não temos respostas para certas situações em nossa vida. A Palavra de Deus é luz; ao nos abrirmos a ela receberemos a sabedoria divina.

No entanto, a sabedoria divina não é ser conhecedor da Palavra como uma coisa científica, a sabedoria que ela nos traz é a capacidade de a ouvir como Palavra de Deus. Ela abre os nossos ouvidos interiores e o nosso coração, para que a Palavra, que vem do coração de Deus, penetre nele [nosso coração]!

A Palavra de Deus é como uma espada, ela corta aquilo que não é de Deus e alicerça aquilo que é do Senhor para a nossa vida. Somos hoje convidados a abrir o coração de modo a deixarmos que a Palavra de Deus entre nele de forma viva e eficaz para que sejamos transformados por ela.

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. https://www.facebook.com/rogeraraujo.cn

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.