Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (At 5,34-42)

Leitura dos Atos dos Apóstolos.

Naqueles dias, 34um fariseu chamado Gamaliel, levantou-se no Sinédrio. Era mestre da Lei e todo o povo o estimava. Gamaliel mandou que os acusados saíssem por um instante.

35Depois disse: “Homens de Israel, vede bem o que estais para fazer contra esses homens. 36Algum tempo atrás apareceu Teudas, que se fazia passar por uma pessoa importante, e a ele se juntaram cerca de quatrocentos homens. Depois ele foi morto e todos os que o seguiam debandaram, e nada restou.

37Depois dele, no tempo do recenseamento, apareceu Judas, o galileu, que arrastou o povo atrás de si. Contudo, também ele morreu e todos os seus seguidores se dispersaram. 38Quanto ao que está acontecendo agora, dou-vos um conselho: não vos preocupeis com esses homens e deixai-os ir embora. Porque, se este projeto ou esta atividade é de origem humana será destruído. 39Mas, se vem de Deus, vós não conseguireis eliminá-los. Cuidado para não vos pordes em luta contra Deus!” E os membros do Sinédrio aceitaram o parecer de Gamaliel.

40Chamaram então os apóstolos, mandaram açoitá-los, proibiram que eles falassem em nome de Jesus, e depois os soltaram. 41Os apóstolos saíram do Conselho muito contentes por terem sido considerados dignos de injúrias, por causa do nome de Jesus. 42E cada dia, no Templo e pelas casas, não cessavam de ensinar e anunciar o evangelho de Jesus Cristo.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 26)

— Ao Senhor eu peço apenas uma coisa: habitar no santuário do Senhor.

Ao Senhor eu peço apenas uma coisa: habitar no santuário do Senhor.

— O Senhor é minha luz e salvação; de quem eu terei medo? O Senhor é a proteção da minha vida; perante quem eu temerei?

— Ao Senhor eu peço apenas uma coisa, e é só isto que eu desejo: habitar no santuário do Senhor por toda a minha vida; saborear a suavidade do Senhor e contemplá-lo no seu templo.

— Sei que a bondade do Senhor eu hei de ver na terra dos viventes. Espera no Senhor e tem coragem, espera no Senhor!

Evangelho (Jo 6,1-15)

— O Senhor esteja convosco.

Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 1Jesus foi para o outro lado do mar da Galileia, também chamado de Tiberíades. 2Uma grande multidão o seguia, porque via os sinais que ele operava a favor dos doentes. 3Jesus subiu ao monte e sentou-se aí, com seus discípulos. 4Estava próxima a Páscoa, a festa dos judeus.

5Levantando os olhos, e vendo que uma grande multidão estava vindo ao seu encontro, Jesus disse a Filipe: “Onde vamos comprar pão para que eles possam comer?” 6Disse isso para pô-lo à prova, pois ele mesmo sabia muito bem o que ia fazer. 7Filipe respondeu: “Nem duzentas moedas de prata bastariam para dar um pedaço de pão a cada um”.

8Um dos discípulos, André, o irmão de Simão Pedro, disse: 9“Está aqui um menino com cinco pães de cevada e dois peixes. Mas o que é isso para tanta gente?” 10Jesus disse: “Fazei sentar as pessoas”. Havia muita relva naquele lugar, e lá se sentaram, aproximadamente, cinco mil homens.

11Jesus tomou os pães, deu graças e distribuiu-os aos que estavam sentados, tanto quanto queriam. E fez o mesmo com os peixes. 12Quando todos ficaram satisfeitos, Jesus disse aos discípulos: “Recolhei os pedaços que sobraram, para que nada se perca!”

13Recolheram os pedaços e encheram doze cestos com as sobras dos cinco pães, deixadas pelos que haviam comido. 14Vendo o sinal que Jesus tinha realizado, aqueles homens exclamavam: “Este é verdadeiramente o Profeta, aquele que deve vir ao mundo”. 15Mas, quando notou que estavam querendo levá-lo para proclamá-lo rei, Jesus retirou-se de novo, sozinho, para o monte.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Com Deus superamos as contrariedades da vida

Dê dignidade ao seu sofrimento, dê valor ao que você passa, mas saiba sofrer as contrariedades da vida em Deus, por Deus e com Deus.

“Os apóstolos saíram do Conselho muito contentes por terem sido considerados dignos de injúrias, por causa do nome de Jesus” (At 5, 41).

A perseguição aos seguidores de Cristo só aumenta, e a preocupação das autoridades com o crescimento dos seguidores de Jesus de Nazaré causa inquietação, preocupação e perturbação no coração dessas pessoas [autoridades]. E um deles, chamado Gamaliel, está no Sinédrio. Ele era um mestre muito respeitado, tinha bastante conhecimento sobre a doutrina e as leis judaicas; e sua sabedoria era muito importante naquele momento. É ele quem diz: “Não vos preocupeis com esses homens e deixai-os ir embora. Porque, se este projeto ou esta atividade é de origem humana será destruído” (At 5, 38).

Vejam o que a sabedoria de Gamaliel diz, o fato é que a origem de projeto não é nem um pouco humana, porque quanto mais se bate, quanto mais se persegue, quanto mais se opõe aos cristãos tanto mais eles crescem, se multiplicam e tomam conta de toda a face da Terra.

Os discípulos de Cristo levam com paixão o anúncio do Evangelho e fazem o nome de Cristo ser cada vez mais reconhecido e amado, mas, por causa disso, por causa da insistência em pregar e anunciar o Evangelho, os apóstolos são açoitados e proibidos de falar do nome de Jesus. E quando eles são soltos, eles saem do Conselho alegres e sorrindo por ser considerados dignos de sofrer injúrias, perseguições, maus-tratos por causa do nome de Jesus.

Vejam vocês que, quando não experimentamos o Cristo Ressuscitado em nossa vida, todo o sofrimento é algo doloroso, penoso e difícil de ser suportado. Ao passo que, quando encarnamos o Cristo em nós e Ele é o valor fundamental da nossa vida, quando encontramos em nós esse Cristo vivo e Ressuscitado, sofrer n’Ele e por causa d’Ele é causa de contentamento!

Por quem você sofre? Com quem você sofre? Qual é o sentido e o valor que você dá às perseguições, às cruzes, aos sofrimentos, às injúrias, às oposições que você tem enfrentado na vida?

Faça seu sofrimento ser digno, dê dignidade ao seu sofrimento, dê valor ao que você passa, mas saiba sofrer as contrariedades da vida em Deus, por Deus e com Deus. Você vai ver que terá outro sentido, outro valor e outro sabor tudo aquilo pelo qual você passa, sofre ou agoniza sua vida.

Deus está com você! Jesus é a razão daquilo que vivemos ou passamos; Ele dá sentido ao que nós sofremos!

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.