Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (At 6,1-7)
Leitura dos Atos dos Apóstolos.

1Naqueles dias, o número dos discípulos tinha aumentado, e os fiéis de origem grega começaram a queixar-se dos fiéis de origem hebraica. Os de origem grega diziam que suas viúvas eram deixadas de lado no atendimento diário.

2Então os Doze Apóstolos reuniram a multidão dos discípulos e disseram: “Não está certo que nós deixemos a pregação da Palavra de Deus para servir às mesas. 3Irmãos, é melhor que escolhais entre vós sete homens de boa fama, repletos do Espírito e de sabedoria, e nós os encarregaremos dessa tarefa. 4Desse modo nós poderemos dedicar-nos inteiramente à oração e ao serviço da Palavra”.

5A proposta agradou a toda a multidão. Então escolheram Estêvão, homem cheio de fé e do Espírito Santo; e também Filipe, Prócoro, Nicanor, Timon, Pármenas e Nicolau de Antioquia, um pagão que seguia a religião dos judeus. 6Eles foram apresentados aos apóstolos, que oraram e impuseram as mãos sobre eles.

7Entretanto, a Palavra do Senhor se espalhava. O número dos discípulos crescia muito em Jerusalém, e grande multidão de sacerdotes judeus aceitava a fé.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 32)— Sobre nós venha, Senhor, a vossa graça, da mesma forma que em vós nós esperamos!

— Sobre nós venha, Senhor, a vossa graça, da mesma forma que em vós nós esperamos!
— Ó justos, alegrai-vos no Senhor! Aos retos fica bem glorificá-lo. Dai graças ao Senhor ao som da harpa, na lira de dez cordas celebrai-o!

— Pois reta é a palavra do Senhor, e tudo o que ele faz merece fé. Deus ama o direito e a justiça, transborda em toda a terra a sua graça.

— O Senhor pousa o olhar sobre os que o temem, e que confiam esperando em seu amor, para da morte libertar as suas vidas e alimentá-los quando é tempo de penúria.

Evangelho (Jo 6,16-21)— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor.
16Ao cair da tarde, os discípulos desceram ao mar. 17Entraram na barca e foram em direção a Cafarnaum, do outro lado do mar. Já estava escuro, e Jesus ainda não tinha vindo ao encontro deles.

18Soprava um vento forte e o mar estava agitado. 19Os discípulos tinham remado mais ou menos cinco quilômetros, quando enxergaram Jesus, andando sobre as águas e aproximando-se da barca. E ficaram com medo.

20Mas Jesus disse: “Sou eu. Não tenhais medo”. 21Quiseram, então, recolher Jesus na barca, mas imediatamente a barca chegou à margem para onde estavam indo.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Ouça a Homilia

O Senhor silencia os barulhos do nosso coração

 “Jesus, andando sobre as águas e aproximando-se da barca. E ficaram com medo. Mas Jesus disse: ‘Sou eu. Não tenhais medo’” (João 6,19-20).

Os discípulos estavam em meio ao mar quando soprou um vento forte, e aquele vento forte deixava o mar cada vez mais agitado; e quando o mar se agita, o coração perturba-se, o medo arvora-se dos sentimentos e afetos do coração.

Andamos em meio às ondas agitadas da vida, andamos em meio às agitações do cotidiano e da existência, e o coração se perturba de acordo com as ondas. Mas é preciso olhar na direção de Jesus, porque Ele está vindo em nossa direção. E por mais agitado que esteja o mar da vida, não podemos temer, porque é o Senhor quem vem ao nosso encontro. Ele vem para nos acalmar, para colocar ordem naquilo que está agitado, Ele vem para trazer paz e serenidade ao nosso coração.

Como é difícil não se agitar, como é difícil não ficarmos tensos e preocupados com todas as situações do cotidiano! Mas precisamos aprender com Jesus que o segredo para enfrentar as ondas agitadas dos mares da vida é a serenidade do Espírito. E como vamos nos manter serenos diante de tantas coisas que agitam a nossa vida? Precisamos buscar, no Espírito de Jesus, no Espírito Santo que nos é dado, a graça de nos acalmarmos, de nos recolhermos no silêncio da oração, da meditação e da contemplação, para colocarmos em ordem as coisas agitadas do nosso coração.

Jesus vem para trazer paz e serenidade ao nosso coração

Já deu para perceber que temos muitas ondas revoltas dentro de nós. Carregamos muitas coisas que trazem perturbação, inquietação, preocupação e agitação para o nosso interior. Precisamos colocar ordem na bagunça interior que está dentro de nós, porque senão ficaremos sempre agitados, tensos e resolveremos as coisas na tensão da vida.

Acalmemos o nosso coração, a nossa mente, os nossos pensamentos e sentimentos. É Jesus que vem ao nosso encontro. Quando estamos agitados e perturbados, nem somos capazes de reconhecer que ele está no meio de nós, que Ele está entre nós. O Senhor nos acalma, silencia os barulhos da nossa alma e do nosso coração, o Senhor nos traz a serenidade e a paz tão necessárias para lidarmos com as realidades do cotidiano.

Olhemos para Jesus, porque Ele olha para nós para acalmar o nosso coração e colocar em ordem a agitação que está dentro e fora de nós.

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. Contato: padrerogercn@gmail.com – Facebook

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.