Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (At 14,19-28)

Leitura dos Atos dos Apóstolos.

Naqueles dias, 19de Antioquia e Icônio chegaram judeus que convenceram as multidões. Então apedrejaram Paulo e arrastaram-no para fora da cidade, pensando que ele estivesse morto. 20Mas, enquanto os discípulos o rodeavam, Paulo levantou-se e entrou na cidade. No dia seguinte, partiu para Derbe com Barnabé.

21Depois de terem pregado o Evangelho naquela cidade e feito muitos discípulos, voltaram para Listra, Icônio e Antioquia. 22Encorajando os discípulos, eles os exortavam a permanecer firmes na fé, dizendo-lhes: “É preciso que passemos por muitos sofrimentos para entrar no Reino de Deus”. 23Os apóstolos designaram presbíteros para cada Comunidade. Com orações e jejuns, eles os confiavam ao Senhor, em quem haviam acreditado.

24Em seguida, atravessando a Pisídia, chegaram à Panfília. 25Anunciaram a palavra em Perge, e depois desceram para Atália. 26Dali embarcaram para Antioquia, de onde tinham saído, entregues à graça de Deus, para o trabalho que haviam realizado.

27Chegando ali, reuniram a comunidade. Contaram-lhe tudo o que Deus fizera por meio deles e como havia aberto a porta da fé para os pagãos. 28E passaram então algum tempo com os discípulos.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 144)

— Ó Senhor, vossos amigos anunciem vosso Reino glorioso.

— Ó Senhor, vossos amigos anunciem vosso Reino glorioso.

— Que vossas obras, ó Senhor, vos glorifiquem, e os vossos santos com louvores vos bendigam! Narrem a glória e o esplendor do vosso reino e saibam proclamar vosso poder!

— Para espalhar vossos prodígios entre os homens e o fulgor de vosso reino esplendoroso. O vosso reino é um reino para sempre, vosso poder, de geração em geração.

— Que a minha boca cante a glória do Senhor e que bendiga todo ser seu nome santo desde agora, para sempre e pelos séculos.

Evangelho (Jo 14,27-31a)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 27“Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; mas não a dou como o mundo. Não se perturbe nem se intimide o vosso coração. 28Ouvistes que eu vos disse: ‘Vou, mas voltarei a vós’. Se me amásseis, ficaríeis alegres porque vou para o Pai, pois o Pai é maior do que eu. 29Disse-vos isto, agora, antes que aconteça, para que, quando acontecer, vós acrediteis.

30Já não falarei muito convosco, pois o chefe deste mundo vem. Ele não tem poder sobre mim, 31amas, para que o mundo reconheça que eu amo o Pai, eu procedo conforme o Pai me ordenou”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Ouça a Homilia

Queira ser um portador da paz de Cristo

 “Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; mas não a dou como o mundo. Não se perturbe nem se intimide o vosso coração. Ouvistes que eu vos disse: ‘Vou, mas voltarei a vós’” (João 14,27-28).

Veja, meus irmãos, a graça que o Senhor nos concede. Veja o que Ele nos deixa como graça, como testamento: “Deixo-vos a paz, a minha paz; não a paz do mundo, mas a minha paz”; a paz de Jesus, a paz verdadeira. Sabemos que a paz, na concepção mundana, quer dizer: problemas resolvidos, ausência de conflitos, as dificuldades foram superadas e nós temos paz. Isso é herança lá do Império Romano, porque existia aquela máxima da Pax Romana, que era, justamente, a ausência dos conflitos, onde Roma tinha o seu império, tinha domínio. Então, era não permitir que os conflitos emergissem.

O requisito que o mundo dá para a paz são condições favoráveis. O requisito é uma realidade tranquila e serena, sem nenhum tipo de perturbação, mas agora essa não é a paz que Jesus veio trazer, essa não é a paz, porque a paz de Jesus é a companhia de uma pessoa, porque a paz é Jesus.

Viva, neste mundo, como portador da verdadeira paz, que só Cristo pode nos dar

A palavra “paz” vem de “shalom”, Jesus é o shalom do Pai, e justamente Jesus, na Sua pessoa, traz para nós a verdadeira paz, porque, na companhia d’Ele, nos sentimos amados, sentimo-nos protegidos e acompanhados até mesmo no meio das tribulações. Por isso podemos ter exteriormente tempestades, adversidades, problemas e conflitos. Exteriormente, à nossa volta, podem existir essas realidades, mas dentro de nós temos paz, porque temos conosco o Príncipe da Paz que é Jesus, o shalom do Pai.

É importante tomarmos posse da vida de Cristo, é importante cultivarmos a nossa amizade com Cristo, a nossa intimidade com Ele para que, no meio deste mundo conflituoso, permaneçamos em paz.

Queira, hoje, a paz de Cristo; dê, hoje, essa paz de Cristo para alguém, seja a paz de Cristo onde você está, porque, apesar das nossas adversidades, apesar das nossas tribulações — e talvez você esteja atravessando, hoje, uma tribulação ou uma tempestade —, podemos permanecer em paz dentro de nós, porque Cristo está aí.

Abrace, hoje, a paz de Cristo, seja a paz de Cristo para alguém; viva, neste mundo, como portador da verdadeira paz que só Ele pode dar.

Sobre todos vós, a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Padre Donizete Ferreira Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.