Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (2Cor 9,6-11)

Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios.

Irmãos, 6“quem semeia pouco colherá também pouco e quem semeia com largueza colherá também com largueza”. 7Dê cada um conforme tiver decidido em seu coração, sem pesar nem constrangimento; pois Deus “ama quem dá com alegria”.

8Deus é poderoso para vos cumular de toda sorte de graças, para que, em tudo, tenhais sempre o necessário e ainda tenhais de sobra para toda obra boa, 9como está escrito: “Distribuiu generosamente, deu aos pobres; a sua justiça permanece para sempre”.

10Aquele que dá a semente ao semeador e lhe dará o pão como alimento, ele mesmo multiplicará as vossas sementes e aumentará os frutos da vossa justiça. 11Assim, ficareis enriquecidos em tudo e podereis praticar toda espécie de liberalidade, que, através de nós, resultará em ação de graças a Deus.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 111)

— Feliz aquele que respeita o Senhor!

Feliz aquele que respeita o Senhor!

— Feliz o homem que respeita o Senhor e que ama com carinho a sua lei! Sua descendência será forte sobre a terra, abençoada a geração dos homens retos!

— Haverá glória e riqueza em sua casa, e permanece para sempre o bem que fez. Ele é correto, generoso e compassivo, como luz brilha nas trevas para os justos.

— Ele reparte com os pobres os seus bens, permanece para sempre o bem que fez, e crescerão a sua glória e seu poder.

Evangelho (Mt 6,1-6.16-18)

— O Senhor esteja convosco.

Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 1“Ficai atentos para não praticar a vossa justiça na frente dos homens, só para serdes vistos por eles. Caso contrário, não recebereis a recompensa do vosso Pai que está nos céus.

2Por isso, quando deres esmola, não toques a trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem elogiados pelos homens. Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa. 3Ao contrário, quando deres esmola, que a tua mão esquerda não saiba o que faz a tua mão direita, 4de modo que, a tua esmola fique oculta. E o teu Pai, que vê o que está oculto, te dará a recompensa.

5Quando orardes, não sejais como os hipócritas, que gostam de rezar em pé, nas sinagogas e nas esquinas das praças, para serem vistos pelos homens. Em verdade, vos digo: eles já receberam a sua recompensa. 6Ao contrário, quando tu orares, entra no teu quarto, fecha a porta, e reza ao teu Pai que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa.

16Quando jejuardes, não fiqueis com o rosto triste como os hipócritas. Eles desfiguram o rosto, para que os homens vejam que estão jejuando. Em verdade, vos digo: Eles já receberam a sua recompensa. 17Tu, porém, quando jejuares, perfuma a cabeça e lava o rosto, 18para que os homens não vejam que estás jejuando, mas somente teu Pai, que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

A oração, a caridade e o jejum devem ser feitos com discrição

Nossa oração a Deus, a prática da caridade e o jejum devem ser feitos com discrição e sinceridade e sem desejo de retribuição.

“Quando orardes, não sejais como os hipócritas, que gostam de rezar em pé, nas sinagogas” (Mateus 6, 5).

A Palavra de Deus, dirigida hoje ao nosso coração, nos mostra a importância da discrição, da gratuidade e, sobretudo, do silêncio no que se refere ao bem que praticamos a nós, ao próximo e a Deus; todas são as esferas do relacionamento humano.

Nós nos relacionamos cuidando da nossa saúde, do nosso bem-estar físico, psíquico e espiritual, por isso o jejum é um excelente remédio por moderar nossos impulsos e aqueles apetites carnais que, muitas vezes, florescem em nós. Contudo, o jejum não deve ser feito para ninguém passar fome nem para chamar atenção porque fulano come pouco ou porque não come nada e faz sacrifício.

O jejum deve ser feito só para Deus; o bem é para nós, mas a oferenda deve ser feita a Ele. Por isso ele [jejum] tem que ser feito com discrição, com alegria, com discernimento e com prudência. Nunca serve o jejum de quem chama a atenção para si, de quem o pratica para se colocar acima dos outros e se sentir mais espiritual e mais elevado que os demais. O jejum deve ser discreto e os frutos que ele produz são saborosos para toda a nossa vida espiritual!

O mesmo vale àquilo que damos ao próximo. Ainda que a Palavra de Deus chame de “esmola”, esta, embora pareça uma coisa muito pejorativa em nossa cultura ocidental, quer dizer: caridade, o bem que fazemos ao próximo. Não precisamos fazer propaganda quando fazemos um favor, quando ajudamos alguém, quando estendemos a mão a alguém, não precisamos contar para todos, porque, se fizermos isso, já terá perdido o efeito, o ar da graça e da bênção divina. Tudo o que fazemos ao outro deve ser feito na gratuidade.

Algumas vezes o outro vai dizer “muito obrigado”, mas não é por você, é por Deus! Não espere agradecimento, reconhecimento, elogios ou até uma placa para dizer que você é uma pessoa muito caridosa. Faça a caridade, todos os dias de sua vida, se for possível, mas faça-a com discrição e não espere nunca retribuição pelo bem que você deve fazer ao próximo.

A oração é o meio e o canal de nos ligarmos a Deus e de darmos a Ele o que pertence a Ele. Oração é relacionamento, relacionamento de filho com o Pai; a nossa oração não é para que os outros saibam que estamos orando, nem para sermos aplaudidos: “Olha que homem de oração!”.

A oração bem feita produz efeitos na vida. A oração é coisa íntima, é coisa muito pessoal; e ainda que haja oração coletiva, a oração pessoal precisa ser cada vez mais pessoal; feita com intensidade, mas, no lugar reservado do quarto, no silêncio interior e na busca, na capela, de momentos para estar a sós com Deus, mas nunca para chamar a atenção sobre nós para que os outros nos achem os melhores, dizendo: “Ele ora muito!”.

Oração é sinônimo de discrição, oração discreta, mas autêntica, intensa, verdadeira, feita em espírito e verdade. Oração, jejum e esmola feitas com o coração, não para a exibição, são repletas das bênçãos e das graças divinas.

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.